segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Chegada dos Primeiros A-29N Super Tucano às OGMA

 

Ontem, 31 de agosto de 2025, chegaram às instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca do Ribatejo, os três primeiros A-29N Super Tucano destinados à Força Aérea Portuguesa. Este marco representa o início de uma nova fase na modernização da frota e no reforço da capacidade de treino e ataque ligeiro da FAP.

Na passada segunda-feira, 25 de agosto de 2025, as aeronaves descolaram da unidade da Embraer em Gavião Peixoto (Brasil), equipadas com três tanques auxiliares de combustível para suportar a travessia transatlântica. Durante a viagem, os Super Tucano foram acompanhados por um P-3C Orion da Esquadra 601 “Lobos”, que assegurou apoio e monitorização em coordenação com os centros de controlo. O trajeto incluiu paragens técnicas em Fernando de Noronha, Cabo Verde e Gran Canaria, antes da etapa final até Portugal continental, terminando na OGMA, em Alverca.

Integração e próximos passos

Chegando a Portugal, os Super Tucano entram agora na fase de integração de sistemas compatíveis com a NATO, a cargo da OGMA, que inclui comunicações seguras, datalinks, aviônicos modernizados e a capacidade de empregar armamento inteligente.

A aquisição, assinada em dezembro de 2024, prevê a entrega de 12 aeronaves A-29N, avaliadas em cerca de 200 milhões de euros, bem como um simulador de voo e apoio logístico. A frota deverá ser atribuída à Esquadra 103 “Caracóis”, substituindo os Alpha Jet retirados em 2018. Os primeiros aviões deverão estar prontos para operações até ao final de 2025, com entregas completas até 2027.

Fonte e fotos: OGMA













 

Ontem, 31 de agosto de 2025, chegaram às instalações da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca do Ribatejo, os três primeiros A-29N Super Tucano destinados à Força Aérea Portuguesa. Este marco representa o início de uma nova fase na modernização da frota e no reforço da capacidade de treino e ataque ligeiro da FAP.

Na passada segunda-feira, 25 de agosto de 2025, as aeronaves descolaram da unidade da Embraer em Gavião Peixoto (Brasil), equipadas com três tanques auxiliares de combustível para suportar a travessia transatlântica. Durante a viagem, os Super Tucano foram acompanhados por um P-3C Orion da Esquadra 601 “Lobos”, que assegurou apoio e monitorização em coordenação com os centros de controlo. O trajeto incluiu paragens técnicas em Fernando de Noronha, Cabo Verde e Gran Canaria, antes da etapa final até Portugal continental, terminando na OGMA, em Alverca.

Integração e próximos passos

Chegando a Portugal, os Super Tucano entram agora na fase de integração de sistemas compatíveis com a NATO, a cargo da OGMA, que inclui comunicações seguras, datalinks, aviônicos modernizados e a capacidade de empregar armamento inteligente.

A aquisição, assinada em dezembro de 2024, prevê a entrega de 12 aeronaves A-29N, avaliadas em cerca de 200 milhões de euros, bem como um simulador de voo e apoio logístico. A frota deverá ser atribuída à Esquadra 103 “Caracóis”, substituindo os Alpha Jet retirados em 2018. Os primeiros aviões deverão estar prontos para operações até ao final de 2025, com entregas completas até 2027.

Fonte e fotos: OGMA













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