domingo, 27 de novembro de 2016
A-7P Corsair II - 1981-1999
A-7P Corsair II, uma realidade que terminou para nós em 1999. Iniciou em 1981 e durante 18 anos a Força Aérea operou esta aeronave num total de 50 mas que a história nos indica que nunca chegamos a esse numero. O A7P Corsair II veio substituir os já cansados F-86F Sabre que foi a aeronave que me despertou para esta doença da aviação.
Com o lote inicial de 20 aeronaves foi formada a Esquadra 302 Falcões e mais tarde com a chegada do segundo lote de mais 30 aeronaves foi formada a Esquadra 304 Magníficos. Nesse tempo digamos que abundavam A-7P Corsair II para fotografarmos, no entanto eu hoje deparo-me com uma escassez de fotografias desta magnifica aeronave.
Nestes dias apareceram umas fotos fantásticas do A-7 em voo, em que não podia deixar de as partilhar depois de pedir a devida autorização ao seu autor Pedro de Figueiredo, a quem eu agradeço a sua amabilidade. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Alpha Jetman
No passado mês de Outubro, 3 pilotos equipados com Jetpack voaram em formação com a Patruille de France, com os 8 Alphajet da Força Aérea Francesa, numa coreografia aérea sem precedentes.
Isto tudo aconteceu juntarem-se no ar a uma altitude de 1.000m e a uma velocidade de 140 nós, aproximadamente 260 km/h, pode parecer fácil pelas imagens, mas requereu muita preparação para reduzir a turbulência e a instabilidade.
As imagens são da autoria da Airborn Filmes, empresa de produção, reconhecida mundialmente pela sua experiência em cinematografia aérea.
Fonte e fotos: Airborn Films
No passado mês de Outubro, 3 pilotos equipados com Jetpack voaram em formação com a Patruille de France, com os 8 Alphajet da Força Aérea Francesa, numa coreografia aérea sem precedentes.
Isto tudo aconteceu juntarem-se no ar a uma altitude de 1.000m e a uma velocidade de 140 nós, aproximadamente 260 km/h, pode parecer fácil pelas imagens, mas requereu muita preparação para reduzir a turbulência e a instabilidade.
As imagens são da autoria da Airborn Filmes, empresa de produção, reconhecida mundialmente pela sua experiência em cinematografia aérea.
Fonte e fotos: Airborn Films
sábado, 26 de novembro de 2016
MINUSMA - Portugal de volta ao MALI
Já temos os primeiros militares de volta ao Mali e a maior parte do contingente militar partirá da Base Aérea do Montijo já no próximo domingo, referem fontes oficiais da FAP. Durante os próximos 6 meses, os nossos militares e a aeronave C-130H estarão ao serviço da ONU na missão MINUSMA.
MINUSMA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali) é o nome da missão que foi criada pela Resolução 2100 do Conselho de Segurança de 25 de Abril de 2013, para apoiar os processos politicos nesse país e realizar uma serie de tarefas relacionadas à segurança. Solicitou-se à Missão que apoiasse as autoridades de transição do Mali na estabilização do país e na implementação do roteiro de transição.
Por unanimidade, adoptando a resolução 2164, de 25 de Junho de 2014, o Conselho decidiu ainda que a Missão deveria concentrar-se em tarefas, tais como: garantir a segurança, a estabilização e a protecção dos civis; apoio ao diálogo político nacional e à reconciliação; à assistência ao restabelecimento da autoridade do Estado, à reconstrução do sector da segurança e à promoção e protecção dos direitos humanos nesse país.
O CannonTwo aproveita para endereçar votos de BOA MISSÃO
Fotos. FAP Fontes: Força Aérea Portuguesa
Já temos os primeiros militares de volta ao Mali e a maior parte do contingente militar partirá da Base Aérea do Montijo já no próximo domingo, referem fontes oficiais da FAP. Durante os próximos 6 meses, os nossos militares e a aeronave C-130H estarão ao serviço da ONU na missão MINUSMA.
MINUSMA (United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission in Mali) é o nome da missão que foi criada pela Resolução 2100 do Conselho de Segurança de 25 de Abril de 2013, para apoiar os processos politicos nesse país e realizar uma serie de tarefas relacionadas à segurança. Solicitou-se à Missão que apoiasse as autoridades de transição do Mali na estabilização do país e na implementação do roteiro de transição.
Por unanimidade, adoptando a resolução 2164, de 25 de Junho de 2014, o Conselho decidiu ainda que a Missão deveria concentrar-se em tarefas, tais como: garantir a segurança, a estabilização e a protecção dos civis; apoio ao diálogo político nacional e à reconciliação; à assistência ao restabelecimento da autoridade do Estado, à reconstrução do sector da segurança e à promoção e protecção dos direitos humanos nesse país.
O CannonTwo aproveita para endereçar votos de BOA MISSÃO
Fotos. FAP Fontes: Força Aérea Portuguesa
F-16 AM Fighting Falcon * Foto do dia
Links relacionados:
64º aniversário da Força Aérea Portuguesa
F-16AM Força Aérea da Roménia - Primeira mostra pública
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F-16AM Força Aérea da Roménia - Primeira mostra pública
quinta-feira, 24 de novembro de 2016
Canadá pretende adquirir 18 Super Hornet
O Canadá confirmou que pretende adquirir 18 caças Super Hornet da Boeing numa base provisória e lançará um concurso para a substituição dos seus CF-18 Hornet.
Esta decisão prende-se com o facto de o Canadá concluir que não consegue cumprir com os seus compromissos com a NATO com os atuais caças CF-18 Hornet. O Super Hornet seria uma solução provisória mas eficaz de cumprir com esses compromissos.
Por outro lado a Boeing referiu em comunicado que se sente honrada com o facto de poder fornecer à Royal Canadian Air Force o avião de caça multi-funcional que pode suprir as suas necessidades imediatas.
O Super Hornet é um caça bimotor, supersónico, com a capacidade de intercepção aérea e ataque ao solo.
quarta-feira, 23 de novembro de 2016
Bombardeiros Russos interceptados por caças F-16 da Força Aérea Portuguesa
Caças da Força Aérea Portuguesa interceptam bombardeiros russos Tupolev TU-95 junto à costa portuguesa. Uma vez mais os caças de alerta F-16 a operar a partir da Base Aérea 5 de Monte Real descolam para interceptar os bombardeiros russos a voar na zona de jurisdição portuguesa.
O alerta é dado pelo Sistema de Defesa da Força Aérea quando detecta aeronaves não identificadas sem plano de voo e sem comunicações com o Controlo de Tráfego Aéreo. Os F-16 Fighting Falcon em alerta permanente, descolam de imediato para interceptar e identificar as aeronaves que estão a voar sem se identificar, ficando assim invisiveis à aviação civil, podendo colocar em risco o tráfego aéreo.
Esta é uma situação habitual, os os bombardeiros russos voam ao longo da costa da europa, originam que os caças de alerta dos países do norte da europa descolem para os interceptar e foi o que aconteceu com os caças da Força Aérea Portuguesa, que se limitaram a acompanhar os Tupolev TU-95 Bear até saírem da aerea de controlo nacional, tudo isto sem qualquer incidente.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
terça-feira, 22 de novembro de 2016
Esquadra 103 - Caracóis
A Esquadra 103 "Caracóis" está a operar na Base Aérea de Beja e tem como missão ministrar instrução avançada de pilotagem e
conversão operacional para aviões de combate.
Foi, em tempos, responsável pela patrulha acrobática
"Asas de Portugal".
Tem como lema "... se vai ao longe" e actualmente é
comandada pelo Major Paulo Alexandre Alves Gonçalves de Campos.
Fonte e fotos: Força Aérea Portuguesa
A Esquadra 103 "Caracóis" está a operar na Base Aérea de Beja e tem como missão ministrar instrução avançada de pilotagem e
conversão operacional para aviões de combate.
Foi, em tempos, responsável pela patrulha acrobática
"Asas de Portugal".
Tem como lema "... se vai ao longe" e actualmente é
comandada pelo Major Paulo Alexandre Alves Gonçalves de Campos.
Fonte e fotos: Força Aérea Portuguesa
domingo, 20 de novembro de 2016
Esquadra 101 Roncos
Aproveitando uma excelente ideia da Força Aérea Portuguesa em fazer uma apresentação das suas diversas esquadras aéreas a operar em território nacional, não queria deixar de partilhar.
Esquadra 101 - "Roncos". Esquadra de Instrução
Elementar e Básica da Força Aérea, é a fiel depositária das tradições e conhecimentos
herdados de todas as Esquadras que, ao longo dos tempos e em diversos aviões,
cumpriram esta nobre missão.
Voam a aeronave Aerospatiale Epsilon-TB 30,
projectada para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que
se vá mais além através da fase básica (ou intermédia). É um avião bi-lugar em
tandem, de asa baixa e curta e trem triciclo retráctil.
Tem como lema "... Ensinando os princípios da
arte" e actualmente é comandada pelo Major Pedro Miguel Gomes
dos Santos Franco Leandro.
Fonte: Força Aérea Portuguesa
Aproveitando uma excelente ideia da Força Aérea Portuguesa em fazer uma apresentação das suas diversas esquadras aéreas a operar em território nacional, não queria deixar de partilhar.
Esquadra 101 - "Roncos". Esquadra de Instrução
Elementar e Básica da Força Aérea, é a fiel depositária das tradições e conhecimentos
herdados de todas as Esquadras que, ao longo dos tempos e em diversos aviões,
cumpriram esta nobre missão.
Voam a aeronave Aerospatiale Epsilon-TB 30,
projectada para servir a fase elementar de pilotagem e para permitir que
se vá mais além através da fase básica (ou intermédia). É um avião bi-lugar em
tandem, de asa baixa e curta e trem triciclo retráctil.
Tem como lema "... Ensinando os princípios da
arte" e actualmente é comandada pelo Major Pedro Miguel Gomes
dos Santos Franco Leandro.
Fonte: Força Aérea Portuguesa
sábado, 5 de novembro de 2016
Asas de Portugal * Foto do dia
Asas de Portugal. Uma fantástica equipa que pertencia à Esquadra 103 Caracóis, baseada em Beja. Durante anos foi uma das atracções dos eventos organizados pela Força Aérea Portuguesa e não só.
Esta foto foi tirada em 2009, num treino em Beja, na preparação da ultima temporada onde demonstravam 2 aviões. Major Videira e Capitão Ribeiro. Saudades desse tempo. Fiquem bem. Jorge Ruivo
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