Com o objetivo de atingir uma maior interoperabilidade
entre as nações que defendem os céus da Europa, foi criado e desenvolvido o
Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP) com vista a melhorar a
capacidade operacional de transporte aéreo dos países europeus.
O programa tem a finalidade de melhorar e desenvolver táticas,
técnicas e procedimentos comuns de forma a ultrapassar os desafios de pilotar
aeronaves de transporte no ambiente operacional moderno conjunto e combinado.
O ETAP subdivide-se em três programas distintos: European
Tactical Airlift Programme – Course (ETAP-C); European Tactical Airlift
Programme – Instructor Course (ETAP-I); European Tactical Airlift Programme –
Training (ETAP-T).
O ETAP-T – Exercício de treino, que se realiza anualmente,
onde são desenvolvidos cenários adequados a cada tipo de missão, de acordo com
as características e requisitos de cada aeronave participante. O ETAP-T tem,
normalmente, a duração de duas semanas e oferece oportunidades de treino tanto
para as tripulações como para as restantes áreas operacionais envolvidas. Aqui,
treina-se com o objetivo de gerar uma maior interoperabilidade entre os
diversos países participantes, criando uma base para o sucesso das operações conjuntas
e combinadas.
O ETAP-C procura fornecer às tripulações um curso abrangente
de tácticas de transporte aéreo, de forma a aprimorar o conhecimento táctico
das forças envolvidas e expandir a área de conhecimentos em cenários hostis.
Nos cursos, as tripulações são treinadas em simulações de cenários reais,
expondo-as a ameaças Ar-Chão e Ar-Ar. Este tipo de exercícios é fundamental
para aumentar a interoperabilidade entre as nações da Europa.
O ETAP-I fornece aos pilotos instrutores de transporte aéreo
europeu uma maior experiência e conhecimento sobre os diferentes tipos de
aeronaves de transporte existentes, bem como as suas respetivas capacidades no
desempenho das missões associadas. O ETAP-I permite que os pilotos instrutores
assistam as tripulações durante a preparação do voo e os apoiem durante a
execução das missões, o que contribui em larga escala para o desenvolvimento
dos mesmos.
Portugal devido às condições que possui, nomeadamente o tempo e o terreno, proporciona os cenários ideais à fase do exercício de treino das tripulações e este ano voltou a realizar-se em Beja o ETAP-T, exercício que terminou recentemente e que durante duas semanas as tripulações de diversos países treinaram pelos céus e ambientes terrestres de Portugal.
Fonte e Fotos: FAP
Com o objetivo de atingir uma maior interoperabilidade
entre as nações que defendem os céus da Europa, foi criado e desenvolvido o
Programa de Transporte Aéreo Tático Europeu (ETAP) com vista a melhorar a
capacidade operacional de transporte aéreo dos países europeus.
O programa tem a finalidade de melhorar e desenvolver táticas,
técnicas e procedimentos comuns de forma a ultrapassar os desafios de pilotar
aeronaves de transporte no ambiente operacional moderno conjunto e combinado.
O ETAP subdivide-se em três programas distintos: European
Tactical Airlift Programme – Course (ETAP-C); European Tactical Airlift
Programme – Instructor Course (ETAP-I); European Tactical Airlift Programme –
Training (ETAP-T).
O ETAP-T – Exercício de treino, que se realiza anualmente,
onde são desenvolvidos cenários adequados a cada tipo de missão, de acordo com
as características e requisitos de cada aeronave participante. O ETAP-T tem,
normalmente, a duração de duas semanas e oferece oportunidades de treino tanto
para as tripulações como para as restantes áreas operacionais envolvidas. Aqui,
treina-se com o objetivo de gerar uma maior interoperabilidade entre os
diversos países participantes, criando uma base para o sucesso das operações conjuntas
e combinadas.
O ETAP-C procura fornecer às tripulações um curso abrangente
de tácticas de transporte aéreo, de forma a aprimorar o conhecimento táctico
das forças envolvidas e expandir a área de conhecimentos em cenários hostis.
Nos cursos, as tripulações são treinadas em simulações de cenários reais,
expondo-as a ameaças Ar-Chão e Ar-Ar. Este tipo de exercícios é fundamental
para aumentar a interoperabilidade entre as nações da Europa.
O ETAP-I fornece aos pilotos instrutores de transporte aéreo
europeu uma maior experiência e conhecimento sobre os diferentes tipos de
aeronaves de transporte existentes, bem como as suas respetivas capacidades no
desempenho das missões associadas. O ETAP-I permite que os pilotos instrutores
assistam as tripulações durante a preparação do voo e os apoiem durante a
execução das missões, o que contribui em larga escala para o desenvolvimento
dos mesmos.
Portugal devido às condições que possui, nomeadamente o tempo e o terreno, proporciona os cenários ideais à fase do exercício de treino das tripulações e este ano voltou a realizar-se em Beja o ETAP-T, exercício que terminou recentemente e que durante duas semanas as tripulações de diversos países treinaram pelos céus e ambientes terrestres de Portugal.
Fonte e Fotos: FAP