Thunderbirds... here they comming
again. O
próximo ano vai ficar marcado do ponto de vista aeronáutico, pelo regresso dos
Thunderbirds à Europa onde vão atuar no RIAT.
Uma
das mais prestigiadas e famosas patrulhas acrobáticas dos Estados Unidos está
baseada em Nellis AFB, Las Vegas, Nevada e é composta por 6 F-16 usando
atualmente a versão C/D Block 52 com um motor F100-PW-229.
Formados
em 25 de Maio de 1953 na Base de Luke, Arizona, para serem a patrulha
acrobática da Força Aérea. O primeiro jacto a fazer parte da esquadra foi o
F-84G Thunderjet, em 1956 foi o ano da mudança, tornaram-se na primeira
patrulha acrobática supersónica do mundo através do caça F-100C Super Sabre. e a
mudaram-se fisicamente para a Base de Nellis.
Em
1964 e em apenas 6 shows, foi utilizado o F-105B Thunderchief, mas devido a
terem de se efectuar grandes alterações no avião, resultou no regresso fo F-100
Super Sabre, mas agora na versão D.
Em
1969 foi a vez dos F-4E Phantom II fazer parte da patrulha e foi com esta
aeronave que ficou a côr branca como a base da pintura dos Thunderbirds. Em
1979 com a crise do petróleo, chegou o mais económico e não menos bonito T-38
Talon, quebrando aqui a tradição da patrulha de ter no team um caça da linha da
frente de combate, situação que se veio a verificar até 1981, quando aconteceu
o mais terrível acidente aéreo da patrulha com o acidente dos 4 Talon.
Só
em 1983 a patrulha volta aos céus e agora com o nono avião, o moderníssimo
F-16A/B Block 15, voltando também á antiga tradição de ter um caça no team. Em
1992 mudou para a versão C/D Block 32 e após 2009 com o Block 52.
Em
2007 tive o privilégio de os ver actuar pela 1ª vez na Inglaterra durante
o RIAT. Acho a demonstração bastante dinamicae ao estilo americano com um
speaker bastante emotivo enquanto os F-16 e fazem um mix de passagens em
formação com voos baixos dos solos quando menos esperamos. Agora
estão de volta ao RIAT para comemorar os 70 anos da USAF na Europa.
Thunderbirds... here they comming
again. O
próximo ano vai ficar marcado do ponto de vista aeronáutico, pelo regresso dos
Thunderbirds à Europa onde vão atuar no RIAT.
Uma
das mais prestigiadas e famosas patrulhas acrobáticas dos Estados Unidos está
baseada em Nellis AFB, Las Vegas, Nevada e é composta por 6 F-16 usando
atualmente a versão C/D Block 52 com um motor F100-PW-229.
Formados
em 25 de Maio de 1953 na Base de Luke, Arizona, para serem a patrulha
acrobática da Força Aérea. O primeiro jacto a fazer parte da esquadra foi o
F-84G Thunderjet, em 1956 foi o ano da mudança, tornaram-se na primeira
patrulha acrobática supersónica do mundo através do caça F-100C Super Sabre. e a
mudaram-se fisicamente para a Base de Nellis.
Em
1964 e em apenas 6 shows, foi utilizado o F-105B Thunderchief, mas devido a
terem de se efectuar grandes alterações no avião, resultou no regresso fo F-100
Super Sabre, mas agora na versão D.
Em
1969 foi a vez dos F-4E Phantom II fazer parte da patrulha e foi com esta
aeronave que ficou a côr branca como a base da pintura dos Thunderbirds. Em
1979 com a crise do petróleo, chegou o mais económico e não menos bonito T-38
Talon, quebrando aqui a tradição da patrulha de ter no team um caça da linha da
frente de combate, situação que se veio a verificar até 1981, quando aconteceu
o mais terrível acidente aéreo da patrulha com o acidente dos 4 Talon.
Só
em 1983 a patrulha volta aos céus e agora com o nono avião, o moderníssimo
F-16A/B Block 15, voltando também á antiga tradição de ter um caça no team. Em
1992 mudou para a versão C/D Block 32 e após 2009 com o Block 52.
Em
2007 tive o privilégio de os ver actuar pela 1ª vez na Inglaterra durante
o RIAT. Acho a demonstração bastante dinamicae ao estilo americano com um
speaker bastante emotivo enquanto os F-16 e fazem um mix de passagens em
formação com voos baixos dos solos quando menos esperamos. Agora
estão de volta ao RIAT para comemorar os 70 anos da USAF na Europa.