terça-feira, 28 de abril de 2020

Esquadra 751 celebra 42 anos com 4274 vidas salvas


A Esquadra 751 "Pumas" foi criada em 28 de Abril de 1978. Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais.


De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa. Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio táctico e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.


Em 2005 a Esquadra 751 passou a contar com o moderno Agusta Westland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA. Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação. Este aumento de capacidades foi já traduzido centenas de vidas salvas.


Após a introdução do EH-101 "Merlin" existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional e assim os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes "PARA QUE OUTROS VIVAM". Parabéns Pumas.






























































































A Esquadra 751 "Pumas" foi criada em 28 de Abril de 1978. Após o período de descolonização, os SA-330 PUMA sofreram ligeiras modificações e foram aplicados na execução de missões de Busca e Salvamento nas áreas de responsabilidade atribuídas a Portugal no âmbito dos seus compromissos internacionais.


De salientar que as regiões de responsabilidade de salvamento atribuídas a Portugal, coincidentes com a Região de Informação de Voo (FIR) de Lisboa e Sta. Maria, representam a maior área de responsabilidade da Europa. Além de Busca e Salvamento (SAR) a Esquadra 751executa outras missões, no âmbito estritamente militar, o apoio táctico e outras missões de interesse público, como é o caso das missões de vigilância marítima.


Em 2005 a Esquadra 751 passou a contar com o moderno Agusta Westland EH-101 Merlin que veio substituir o consagrado SA-330 PUMA. Este foi um marco extremamente significativo pois permitiu à Esquadra ficar dotada de tecnologia de ponta e também aumentar a sua capacidade de operação. Este aumento de capacidades foi já traduzido centenas de vidas salvas.


Após a introdução do EH-101 "Merlin" existiu uma reestruturação do dispositivo SAR (busca e salvamento) nacional e assim os cerca de 100 militares que compõem a Esquadra 751 trabalham para que a mesma tenha, 24 horas por dia, 365 dias por ano, uma tripulação de alerta permanente na Base Aérea N.º 6, Montijo, uma tripulação e aeronave no AM3 Porto Santo e duas tripulações e duas aeronaves na Base Aérea N.º 4, Lajes "PARA QUE OUTROS VIVAM". Parabéns Pumas.





























































































sábado, 25 de abril de 2020

F-16 91-0343 atinge as 10.000 horas de voo



Um F-16 estacionado na Base Aérea de Spangdahlem alcançou as 10.000 horas de voo na passada quinta-feira, dia 23, quase 27 anos depois de ter saído da linha de montagem e ser atribuído à 52nd Fighter Wing.


O avião com o numero de cauda 91-0343 é o primeiro F-16 do bloco 50 , estacionado na Europa e o segundo no inventário da USAF a alcançar este marco histórico, testemunhando assim a sua durabilidade no desempenho das missões aérea que lhe têm sido atribuídas.


O Lockheed Martin F-16C Block 50 que o 480th Fighter Squadron opera foi inicialmente projectado para durar 8.000 horas de voo, mas devido a uma série de actualizações muitos deles estão a superar essa marca como é o caso deste F-16.


As fotos que ilustram este momento foram obtidas quando da sua passagem pela Base Aérea de Monte Real durante o destacamento do 480th Fighter Squadron. Fiquem bem, Jorge Ruivo




























































Um F-16 estacionado na Base Aérea de Spangdahlem alcançou as 10.000 horas de voo na passada quinta-feira, dia 23, quase 27 anos depois de ter saído da linha de montagem e ser atribuído à 52nd Fighter Wing.


O avião com o numero de cauda 91-0343 é o primeiro F-16 do bloco 50 , estacionado na Europa e o segundo no inventário da USAF a alcançar este marco histórico, testemunhando assim a sua durabilidade no desempenho das missões aérea que lhe têm sido atribuídas.


O Lockheed Martin F-16C Block 50 que o 480th Fighter Squadron opera foi inicialmente projectado para durar 8.000 horas de voo, mas devido a uma série de actualizações muitos deles estão a superar essa marca como é o caso deste F-16.


As fotos que ilustram este momento foram obtidas quando da sua passagem pela Base Aérea de Monte Real durante o destacamento do 480th Fighter Squadron. Fiquem bem, Jorge Ruivo


























































sexta-feira, 10 de abril de 2020

A-10C Thunderbolt II aterra de emergência



Na terça-feira, 7 de abril de 2020, quando regressava de uma missão de treino, um A-10C Thunderbolt II do 74th Fighter Squadron 'Tiger Sharks' (81-0995 / FT) foi forçado a fazer uma aterragem de emergência na Base Aérea de Moody (GA).


Devido a uma falha técnica, o trem de aterragem não desceu, o piloto declarou uma emergência a bordo antes de se aproximar da pista e efectuar a aterragem de barriga. O piloto saiu ileso. Fiquem bem. 
Fonte e foto: airforcetimes.com
































































Na terça-feira, 7 de abril de 2020, quando regressava de uma missão de treino, um A-10C Thunderbolt II do 74th Fighter Squadron 'Tiger Sharks' (81-0995 / FT) foi forçado a fazer uma aterragem de emergência na Base Aérea de Moody (GA).


Devido a uma falha técnica, o trem de aterragem não desceu, o piloto declarou uma emergência a bordo antes de se aproximar da pista e efectuar a aterragem de barriga. O piloto saiu ileso. Fiquem bem. 
Fonte e foto: airforcetimes.com