Vai iniciar-se amanhã dia 1 de Maio outro ciclo na missão da NATO do policiamento aéreo dos países Bálticos, o Bloco 38. 4 países aliados, Noruega, Itália, Reino Unido e Bélgica estão já em actividade na prevenção da segurança aérea que irá durar até finais de Agosto.
A liderança irá desta vez ficar a cargo dos Noruegueses que vão ficar estacionados em Siauliai com 4 F-16AM, conjuntamente com os Eurofighter italianos que se mantém neste bloco. Os ingleses vão ficar estacionados em Amari na Estónia com 4 Eurofighter e os quatro F-16 belgas vão manter-se em Malbork, na Polónia.
Esta missão foi iniciada em 2004 e até agora 16 países executaram o policiamento aéreo de forma continua, em Maio de 2014 a NATO aumentou o numero de aviões para a execução desta missão e assim permanecerá atá indicações em contrário.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
Vai iniciar-se amanhã dia 1 de Maio outro ciclo na missão da NATO do policiamento aéreo dos países Bálticos, o Bloco 38. 4 países aliados, Noruega, Itália, Reino Unido e Bélgica estão já em actividade na prevenção da segurança aérea que irá durar até finais de Agosto.
A liderança irá desta vez ficar a cargo dos Noruegueses que vão ficar estacionados em Siauliai com 4 F-16AM, conjuntamente com os Eurofighter italianos que se mantém neste bloco. Os ingleses vão ficar estacionados em Amari na Estónia com 4 Eurofighter e os quatro F-16 belgas vão manter-se em Malbork, na Polónia.
Esta missão foi iniciada em 2004 e até agora 16 países executaram o policiamento aéreo de forma continua, em Maio de 2014 a NATO aumentou o numero de aviões para a execução desta missão e assim permanecerá atá indicações em contrário.
No dia em que comemorava os seus 37 anos de existência, 28 de Abril, a Esquadra 751 Pumas realizava duas missões de resgate, uma no continente e outra nos Açores. Com mais de 3.000 vidas salvas em missões de busca e salvamento.
A missão do continente consistiu na recuperação de um homem que tinha sofrido um acidente de para-pente e que se encontrava ferido numa escarpa junto ao Cabo Espichel, enquanto que nos Açores o resgate ocorreu a 537 km da Ilha Terceira para resgatar um homem ferido numa embarcação de pesca.
Nesta operação de resgate, devido à distancia da zona de operações, participou também um C-295 M da Esquadra 502 Elefantes com o objectivo de detectar a embarcação, acompanhar o EH-101 Merlin, bem como apoiar nas comunicações entre todos os intervenientes. Por curiosidade o Merlin realizou aproximadamente 7 horas de voo enquanto o C-295M pouco mais de 3 horas.
Os parabéns a todos os militares da Esquadra 751 Pumas, por tão nobre missão que cumprem no âmbito das missões humanitárias e que fazem jus ao seu lema: "PARA QUE OUTROS VIVAM"
No dia em que comemorava os seus 37 anos de existência, 28 de Abril, a Esquadra 751 Pumas realizava duas missões de resgate, uma no continente e outra nos Açores. Com mais de 3.000 vidas salvas em missões de busca e salvamento.
A missão do continente consistiu na recuperação de um homem que tinha sofrido um acidente de para-pente e que se encontrava ferido numa escarpa junto ao Cabo Espichel, enquanto que nos Açores o resgate ocorreu a 537 km da Ilha Terceira para resgatar um homem ferido numa embarcação de pesca.
Nesta operação de resgate, devido à distancia da zona de operações, participou também um C-295 M da Esquadra 502 Elefantes com o objectivo de detectar a embarcação, acompanhar o EH-101 Merlin, bem como apoiar nas comunicações entre todos os intervenientes. Por curiosidade o Merlin realizou aproximadamente 7 horas de voo enquanto o C-295M pouco mais de 3 horas.
Os parabéns a todos os militares da Esquadra 751 Pumas, por tão nobre missão que cumprem no âmbito das missões humanitárias e que fazem jus ao seu lema: "PARA QUE OUTROS VIVAM"
Este ano de 2015 celebram-se os 75 anos da Batalha de Inglaterra. Para comemorar esta data a Royal Air Force decorou um EF-2000 Typhoon com as cores de um Hawker Hurricane pertencente à Esquadra 249.
O avião era pilotado pelo seu comandante Flt Lt Eric Nicolson, que no dia 16 de Agosto de 1940 ao ser atingido por um Messerschmit Bf-110 e ter ficado com o Hurricane em chamas conseguiu ainda assim apesar dos ferimentos graves causar bastantes estragos num segundo Me-110, valendo-lhe por isso a atribuição da Victoria Cross por este feito.
O Eurofighter Typhoon com esta pintura especial, pertence à Esquadra 29 com o numero de serie ZK-349 e a apresentação decorreu na Base Aérea de Coningsby. O Eurofighter rá voar conjuntamente com um Spitfire em diversos eventos no Reino Unido, em comemoração dos 75 anos da Batalha de Inglaterra. Fonte: Global Aviation Resourse; Fotos Wim Houquet
Este ano de 2015 celebram-se os 75 anos da Batalha de Inglaterra. Para comemorar esta data a Royal Air Force decorou um EF-2000 Typhoon com as cores de um Hawker Hurricane pertencente à Esquadra 249.
O avião era pilotado pelo seu comandante Flt Lt Eric Nicolson, que no dia 16 de Agosto de 1940 ao ser atingido por um Messerschmit Bf-110 e ter ficado com o Hurricane em chamas conseguiu ainda assim apesar dos ferimentos graves causar bastantes estragos num segundo Me-110, valendo-lhe por isso a atribuição da Victoria Cross por este feito.
O Eurofighter Typhoon com esta pintura especial, pertence à Esquadra 29 com o numero de serie ZK-349 e a apresentação decorreu na Base Aérea de Coningsby. O Eurofighter rá voar conjuntamente com um Spitfire em diversos eventos no Reino Unido, em comemoração dos 75 anos da Batalha de Inglaterra. Fonte: Global Aviation Resourse; Fotos Wim Houquet
A Força Aérea Belga mudou a pintura especial do seu F-16 de demonstrações aéreas. Apresentado oficialmente no passado dia 22 de Abril na Base Aérea de Klein Brogel, o Blizzard vai ser o novo F-16 que irá participar nos festivais aéreos em diversos locais da Europa nesta ano de 2015.
O programa já foi apresentado e o ano de 2015 conta com 16 eventos em que a Força Aérea Belga vai estar presente com o seu Blizzard, pilotado pelo "Gizmo" De Moortel. Por curiosidade o F-16 tem o numero de cauda FA-123 que esteve em Monte Real no ano de 2005 num Squadron Exchange.
Fotos: Mick Balter e Força Aérea Belga Em baixo os 16 locais onde o Blizzard vai efectuar a sua demonstracção de performance.
A Força Aérea Belga mudou a pintura especial do seu F-16 de demonstrações aéreas. Apresentado oficialmente no passado dia 22 de Abril na Base Aérea de Klein Brogel, o Blizzard vai ser o novo F-16 que irá participar nos festivais aéreos em diversos locais da Europa nesta ano de 2015.
O programa já foi apresentado e o ano de 2015 conta com 16 eventos em que a Força Aérea Belga vai estar presente com o seu Blizzard, pilotado pelo "Gizmo" De Moortel. Por curiosidade o F-16 tem o numero de cauda FA-123 que esteve em Monte Real no ano de 2005 num Squadron Exchange.
Fotos: Mick Balter e Força Aérea Belga Em baixo os 16 locais onde o Blizzard vai efectuar a sua demonstracção de performance.
Uma missão de alerta de reacção rápida, mais familiar como QRA - Quick Reaction Alerta, de F-16 AM da Força Aérea Holandesa. Sendo uma missão real ou treino assim que soa o alarme na Esquadra dos F-16, 2 pilotos e 2 crew-chiefs correm para os aviões para que os 2 F-16AM de alerta estejam no ar no máximo em 15 minutos. Um dos pilotos entra em contacto com o centro de controlo aéreo, é informado de que 2 bombardeiros estratégicos estão a aproximar-se da zona de responsabilidade holandesa, sem autorização e sem comunicações.
Em poucos minutos os F-16 estão na pista, aceleram ao máximo e rapidamente estão no ar a cerca de 1.000 km/h em direcção aos alvos de intercepção que estão a aproximarem-se pelo norte dos Países Baixos e em 10 minutos os 2 F-16 já têm no seu campo de visão os 2 bombardeiros, depois de terem sido autorizados a passar a barreira do som.
Desta vez são 2 B-52H Stratofortress, vindos dos Estados Unidos numa missão de mais de 24 horas no âmbito do exercício militarPolar Growl( já aqui referido ), onde os bombardeiros americanos treinam conjuntamente com alguns países da NATO este tipo de intercepções. As fotos são da autoria do Frank Crebas, que teve o privilégio de captar estas excelentes fotos durante esta missão de treino. Fonte: Real Força Aérea Holandesa. Fotos: Frank Crebas
Uma missão de alerta de reacção rápida, mais familiar como QRA - Quick Reaction Alerta, de F-16 AM da Força Aérea Holandesa. Sendo uma missão real ou treino assim que soa o alarme na Esquadra dos F-16, 2 pilotos e 2 crew-chiefs correm para os aviões para que os 2 F-16AM de alerta estejam no ar no máximo em 15 minutos. Um dos pilotos entra em contacto com o centro de controlo aéreo, é informado de que 2 bombardeiros estratégicos estão a aproximar-se da zona de responsabilidade holandesa, sem autorização e sem comunicações.
Em poucos minutos os F-16 estão na pista, aceleram ao máximo e rapidamente estão no ar a cerca de 1.000 km/h em direcção aos alvos de intercepção que estão a aproximarem-se pelo norte dos Países Baixos e em 10 minutos os 2 F-16 já têm no seu campo de visão os 2 bombardeiros, depois de terem sido autorizados a passar a barreira do som.
Desta vez são 2 B-52H Stratofortress, vindos dos Estados Unidos numa missão de mais de 24 horas no âmbito do exercício militarPolar Growl( já aqui referido ), onde os bombardeiros americanos treinam conjuntamente com alguns países da NATO este tipo de intercepções. As fotos são da autoria do Frank Crebas, que teve o privilégio de captar estas excelentes fotos durante esta missão de treino. Fonte: Real Força Aérea Holandesa. Fotos: Frank Crebas
Dois B-52 Stratofortress do 2º Bomb Wing da base de Barksdale e mais dois do 5º Bomb Wing da Base Aérea de Minot, Estados Unidos completaram várias missões de ida e volta directamente das suas bases para as regiões do Árctico e do Mar do Norte.
A exercício de treino chamado Polar Growl, permitiu às tripulações do B-52H melhorar as suas competências de navegação e a sua capacidade para operar com os parceiros aliados, e ao mesmo tempo demonstrando a capacidade do Comando Estratégico dos Estados Unidos.
Caças da Força Aérea do Canadá, da Real Força Aérea Inglesa e Holandesa, tiveram oportunidade de conduzir missões treino de intercepção aéreas com o B-52H que é tem capacidade para transportar uma grande quantidade de material bélico convencional ou armas de precisão nuclear a longas distancias, dando aos seus estrategas rapidez e capacidade de gerar efeitos decisivos nos teatros operacionais. Fonte stratcom.mil; Fotos 1 e 3 USAF
Dois B-52 Stratofortress do 2º Bomb Wing da base de Barksdale e mais dois do 5º Bomb Wing da Base Aérea de Minot, Estados Unidos completaram várias missões de ida e volta directamente das suas bases para as regiões do Árctico e do Mar do Norte.
A exercício de treino chamado Polar Growl, permitiu às tripulações do B-52H melhorar as suas competências de navegação e a sua capacidade para operar com os parceiros aliados, e ao mesmo tempo demonstrando a capacidade do Comando Estratégico dos Estados Unidos.
Caças da Força Aérea do Canadá, da Real Força Aérea Inglesa e Holandesa, tiveram oportunidade de conduzir missões treino de intercepção aéreas com o B-52H que é tem capacidade para transportar uma grande quantidade de material bélico convencional ou armas de precisão nuclear a longas distancias, dando aos seus estrategas rapidez e capacidade de gerar efeitos decisivos nos teatros operacionais. Fonte stratcom.mil; Fotos 1 e 3 USAF
Permanecendo fiel ao seu carácter para mostrar sempre o mais recente avanço na tecnologia de caça dos Estados Unidos, o primeiro F-16A vermelho, branco e azul foi entregue aos Thunderbirds na Base Aérea de Nellis em 22 de junho de 1982 e nesse ano não qualquer demonstração aérea.
Faz hoje precisamente 32 anos que os Thunderbirds fizeram a sua aparição num Festival Aéreo com 6 F-16A liderados pelo Major Jim Latham, com os Capitães Steve Chealander, Howard Attarian e John Bostick, e os Majores Lawrence Stellmon e Schumpert '' Hoss '' Jones.
O Festival Aéreo foi na Base Aérea de Langley no Estados Unidos e decorreu no dia 2 de Abril de 1983, data da primeira demo dos Thunderbirds com o seu novo avião, F-16A Fighting Falcon. O primeiro F-16A ( 81-0663) foi oficialmente o primeiro nº1 da patrulha. Fonte:National Museum; Foto 1 USAF
Permanecendo fiel ao seu carácter para mostrar sempre o mais recente avanço na tecnologia de caça dos Estados Unidos, o primeiro F-16A vermelho, branco e azul foi entregue aos Thunderbirds na Base Aérea de Nellis em 22 de junho de 1982 e nesse ano não qualquer demonstração aérea.
Faz hoje precisamente 32 anos que os Thunderbirds fizeram a sua aparição num Festival Aéreo com 6 F-16A liderados pelo Major Jim Latham, com os Capitães Steve Chealander, Howard Attarian e John Bostick, e os Majores Lawrence Stellmon e Schumpert '' Hoss '' Jones.
O Festival Aéreo foi na Base Aérea de Langley no Estados Unidos e decorreu no dia 2 de Abril de 1983, data da primeira demo dos Thunderbirds com o seu novo avião, F-16A Fighting Falcon. O primeiro F-16A ( 81-0663) foi oficialmente o primeiro nº1 da patrulha. Fonte:National Museum; Foto 1 USAF
12 F-15C Eagles da 159th Expedicionary Fighter Squadron, da Guarda Nacional Aérea ( Air National Guard - ANG), Flórida aterraram na Base Aérea de Leeuwarden na Holanda para iniciarem uma serie de exercícios militares conjuntos com as forças da NATO. Trata-se da primeira vez que uma esquadra da ANG realiza exercícios conjuntos para reforçar a interoperabilidade entre as nações participantes e para demonstrar também os compromissos de segurança assumidos pelos Estados Unidos para a Europa.
Inicialmente vão ficar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda para participarem no exercicio Frisian Flag 2015 e depois seguem para a Base Aérea de Graf Ignatievo, na Bulgária para participarem no exercício Thracian Eagle 2015. Fonte: USAFE.AF.MIL Fotos: USAF
12 F-15C Eagles da 159th Expedicionary Fighter Squadron, da Guarda Nacional Aérea ( Air National Guard - ANG), Flórida aterraram na Base Aérea de Leeuwarden na Holanda para iniciarem uma serie de exercícios militares conjuntos com as forças da NATO. Trata-se da primeira vez que uma esquadra da ANG realiza exercícios conjuntos para reforçar a interoperabilidade entre as nações participantes e para demonstrar também os compromissos de segurança assumidos pelos Estados Unidos para a Europa.
Inicialmente vão ficar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda para participarem no exercicio Frisian Flag 2015 e depois seguem para a Base Aérea de Graf Ignatievo, na Bulgária para participarem no exercício Thracian Eagle 2015. Fonte: USAFE.AF.MIL Fotos: USAF