quinta-feira, 30 de abril de 2015

Baltic Air Policing - Bloco 38

 Vai iniciar-se amanhã dia 1 de Maio outro ciclo na missão da NATO do policiamento aéreo dos países Bálticos, o Bloco 38. 4 países aliados, Noruega, Itália, Reino Unido e Bélgica estão já em actividade na prevenção da segurança aérea que irá durar até finais de Agosto. 
A liderança irá desta vez ficar a cargo dos Noruegueses que vão ficar estacionados em Siauliai com 4 F-16AM, conjuntamente com os Eurofighter italianos que se mantém neste bloco. Os ingleses vão ficar estacionados em Amari na Estónia com 4 Eurofighter e os quatro F-16 belgas vão manter-se em Malbork, na Polónia.
Esta missão foi iniciada em 2004 e até agora 16 países executaram o policiamento aéreo de forma continua, em Maio de 2014 a NATO aumentou o numero de aviões para a execução desta missão e assim permanecerá atá indicações em contrário.
Fiquem bem. Jorge Ruivo

























 Vai iniciar-se amanhã dia 1 de Maio outro ciclo na missão da NATO do policiamento aéreo dos países Bálticos, o Bloco 38. 4 países aliados, Noruega, Itália, Reino Unido e Bélgica estão já em actividade na prevenção da segurança aérea que irá durar até finais de Agosto. 
A liderança irá desta vez ficar a cargo dos Noruegueses que vão ficar estacionados em Siauliai com 4 F-16AM, conjuntamente com os Eurofighter italianos que se mantém neste bloco. Os ingleses vão ficar estacionados em Amari na Estónia com 4 Eurofighter e os quatro F-16 belgas vão manter-se em Malbork, na Polónia.
Esta missão foi iniciada em 2004 e até agora 16 países executaram o policiamento aéreo de forma continua, em Maio de 2014 a NATO aumentou o numero de aviões para a execução desta missão e assim permanecerá atá indicações em contrário.
Fiquem bem. Jorge Ruivo

























751 Pumas celebram o 37º aniversário a salvar vidas humanas

No dia em que comemorava os seus 37 anos de existência, 28 de Abril, a Esquadra 751 Pumas realizava duas missões de resgate, uma no continente e outra nos Açores. Com mais de 3.000 vidas salvas em missões de busca e salvamento.
A missão do continente consistiu na recuperação de um homem que tinha sofrido um acidente de para-pente e que se encontrava ferido numa escarpa junto ao Cabo Espichel, enquanto que nos Açores o resgate ocorreu a 537 km da Ilha Terceira para resgatar um homem ferido numa embarcação de pesca. 
Nesta operação de resgate, devido à distancia da zona de operações, participou também um C-295 M da Esquadra 502 Elefantes com o objectivo de detectar a embarcação, acompanhar o EH-101 Merlin, bem como apoiar nas comunicações entre todos os intervenientes. Por curiosidade o Merlin realizou aproximadamente 7 horas de voo enquanto o C-295M  pouco mais de 3 horas.
Os parabéns a todos os militares da Esquadra 751 Pumas, por tão nobre missão que cumprem no âmbito das missões humanitárias e que fazem jus ao seu lema:
"PARA QUE OUTROS VIVAM"








































No dia em que comemorava os seus 37 anos de existência, 28 de Abril, a Esquadra 751 Pumas realizava duas missões de resgate, uma no continente e outra nos Açores. Com mais de 3.000 vidas salvas em missões de busca e salvamento.
A missão do continente consistiu na recuperação de um homem que tinha sofrido um acidente de para-pente e que se encontrava ferido numa escarpa junto ao Cabo Espichel, enquanto que nos Açores o resgate ocorreu a 537 km da Ilha Terceira para resgatar um homem ferido numa embarcação de pesca. 
Nesta operação de resgate, devido à distancia da zona de operações, participou também um C-295 M da Esquadra 502 Elefantes com o objectivo de detectar a embarcação, acompanhar o EH-101 Merlin, bem como apoiar nas comunicações entre todos os intervenientes. Por curiosidade o Merlin realizou aproximadamente 7 horas de voo enquanto o C-295M  pouco mais de 3 horas.
Os parabéns a todos os militares da Esquadra 751 Pumas, por tão nobre missão que cumprem no âmbito das missões humanitárias e que fazem jus ao seu lema:
"PARA QUE OUTROS VIVAM"








































sábado, 25 de abril de 2015

75º Aniversário da Batalha de Inglaterra


Este ano de 2015 celebram-se os 75 anos da Batalha de Inglaterra. Para comemorar esta data a Royal Air Force decorou um EF-2000 Typhoon com as cores de um Hawker Hurricane pertencente à Esquadra 249. 

O avião era pilotado pelo seu comandante Flt Lt Eric Nicolson, que no dia 16 de Agosto de 1940 ao ser atingido por um Messerschmit Bf-110 e ter ficado com o Hurricane em chamas conseguiu ainda assim apesar dos ferimentos graves causar bastantes estragos num segundo Me-110, valendo-lhe por isso a atribuição da Victoria Cross por este feito.
O Eurofighter Typhoon com esta pintura especial, pertence à Esquadra 29 com o numero de serie ZK-349 e a apresentação decorreu na Base Aérea de Coningsby. O Eurofighter rá voar conjuntamente com um Spitfire em diversos eventos no Reino Unido, em comemoração dos 75 anos da Batalha de Inglaterra.
Fonte: Global Aviation Resourse; Fotos Wim Houquet
























































Este ano de 2015 celebram-se os 75 anos da Batalha de Inglaterra. Para comemorar esta data a Royal Air Force decorou um EF-2000 Typhoon com as cores de um Hawker Hurricane pertencente à Esquadra 249. 

O avião era pilotado pelo seu comandante Flt Lt Eric Nicolson, que no dia 16 de Agosto de 1940 ao ser atingido por um Messerschmit Bf-110 e ter ficado com o Hurricane em chamas conseguiu ainda assim apesar dos ferimentos graves causar bastantes estragos num segundo Me-110, valendo-lhe por isso a atribuição da Victoria Cross por este feito.
O Eurofighter Typhoon com esta pintura especial, pertence à Esquadra 29 com o numero de serie ZK-349 e a apresentação decorreu na Base Aérea de Coningsby. O Eurofighter rá voar conjuntamente com um Spitfire em diversos eventos no Reino Unido, em comemoração dos 75 anos da Batalha de Inglaterra.
Fonte: Global Aviation Resourse; Fotos Wim Houquet























































sexta-feira, 24 de abril de 2015

Blizzard - Nova pintura do F-16 Solo Display Belga

A Força Aérea Belga mudou a pintura especial do seu F-16 de demonstrações aéreas. Apresentado oficialmente no passado dia 22 de Abril na Base Aérea de Klein Brogel, o Blizzard vai ser o novo F-16 que irá participar nos festivais aéreos em diversos locais da Europa nesta ano de 2015.
O programa já foi apresentado e o ano de 2015 conta com 16 eventos em que a Força Aérea Belga vai estar presente com o seu Blizzard, pilotado pelo "Gizmo" De Moortel. Por curiosidade o F-16 tem o numero de cauda FA-123 que esteve em Monte Real no ano de 2005 num Squadron Exchange.
Fotos: Mick Balter e Força Aérea Belga
Em baixo os 16 locais onde o Blizzard vai efectuar a sua demonstracção de performance.



































A Força Aérea Belga mudou a pintura especial do seu F-16 de demonstrações aéreas. Apresentado oficialmente no passado dia 22 de Abril na Base Aérea de Klein Brogel, o Blizzard vai ser o novo F-16 que irá participar nos festivais aéreos em diversos locais da Europa nesta ano de 2015.
O programa já foi apresentado e o ano de 2015 conta com 16 eventos em que a Força Aérea Belga vai estar presente com o seu Blizzard, pilotado pelo "Gizmo" De Moortel. Por curiosidade o F-16 tem o numero de cauda FA-123 que esteve em Monte Real no ano de 2005 num Squadron Exchange.
Fotos: Mick Balter e Força Aérea Belga
Em baixo os 16 locais onde o Blizzard vai efectuar a sua demonstracção de performance.



































domingo, 12 de abril de 2015

Polar Growl (2) - Espaço Aéreo Holandês

Uma missão de alerta de reacção rápida, mais familiar como QRA - Quick Reaction Alerta, de F-16 AM da Força Aérea Holandesa. Sendo uma missão real ou treino assim que soa o alarme na Esquadra dos F-16, 2 pilotos e 2 crew-chiefs correm para os aviões para que os 2 F-16AM de alerta estejam no ar no máximo em 15 minutos. Um dos pilotos entra em contacto com o centro de controlo aéreo, é informado de que 2 bombardeiros estratégicos estão a aproximar-se da zona de responsabilidade holandesa, sem autorização e sem comunicações.
Em poucos minutos os F-16 estão na pista, aceleram ao máximo e rapidamente estão no ar a cerca de 1.000 km/h em direcção aos alvos de intercepção que estão a aproximarem-se pelo norte dos Países Baixos e em 10 minutos os 2 F-16 já têm no seu campo de visão os 2 bombardeiros, depois de terem sido autorizados a passar a barreira do som.
Desta vez são 2 B-52H Stratofortress, vindos dos Estados Unidos numa missão de mais de 24 horas no âmbito do exercício militar Polar Growl ( já aqui referido ), onde os bombardeiros americanos treinam conjuntamente com alguns países da NATO este tipo de intercepções.
As fotos são da autoria do Frank Crebas, que teve o privilégio de captar estas excelentes fotos durante esta missão de treino. Fonte: Real Força Aérea Holandesa. Fotos: Frank Crebas




































Uma missão de alerta de reacção rápida, mais familiar como QRA - Quick Reaction Alerta, de F-16 AM da Força Aérea Holandesa. Sendo uma missão real ou treino assim que soa o alarme na Esquadra dos F-16, 2 pilotos e 2 crew-chiefs correm para os aviões para que os 2 F-16AM de alerta estejam no ar no máximo em 15 minutos. Um dos pilotos entra em contacto com o centro de controlo aéreo, é informado de que 2 bombardeiros estratégicos estão a aproximar-se da zona de responsabilidade holandesa, sem autorização e sem comunicações.
Em poucos minutos os F-16 estão na pista, aceleram ao máximo e rapidamente estão no ar a cerca de 1.000 km/h em direcção aos alvos de intercepção que estão a aproximarem-se pelo norte dos Países Baixos e em 10 minutos os 2 F-16 já têm no seu campo de visão os 2 bombardeiros, depois de terem sido autorizados a passar a barreira do som.
Desta vez são 2 B-52H Stratofortress, vindos dos Estados Unidos numa missão de mais de 24 horas no âmbito do exercício militar Polar Growl ( já aqui referido ), onde os bombardeiros americanos treinam conjuntamente com alguns países da NATO este tipo de intercepções.
As fotos são da autoria do Frank Crebas, que teve o privilégio de captar estas excelentes fotos durante esta missão de treino. Fonte: Real Força Aérea Holandesa. Fotos: Frank Crebas




































sábado, 4 de abril de 2015

Polar Growl - Exercicio conjunto B-52H e caças da NATO

Dois B-52 Stratofortress do 2º Bomb Wing da base de Barksdale e mais dois do 5º Bomb Wing da Base Aérea de Minot, Estados Unidos completaram várias missões de ida e volta directamente das suas bases para as regiões do Árctico e do Mar do Norte.
A exercício de treino chamado Polar Growl, permitiu às tripulações do B-52H melhorar as suas competências de navegação e a sua capacidade para operar com os parceiros aliados, e ao mesmo tempo demonstrando a capacidade do Comando Estratégico dos Estados Unidos.
Caças da Força Aérea do Canadá, da Real Força Aérea Inglesa e Holandesa, tiveram oportunidade de conduzir missões treino de intercepção aéreas com o B-52H que é tem capacidade para transportar uma grande quantidade de material bélico convencional ou armas de precisão nuclear a longas distancias, dando aos seus estrategas rapidez e capacidade de gerar efeitos decisivos nos teatros operacionais. Fonte stratcom.mil; Fotos 1 e 3 USAF






































Dois B-52 Stratofortress do 2º Bomb Wing da base de Barksdale e mais dois do 5º Bomb Wing da Base Aérea de Minot, Estados Unidos completaram várias missões de ida e volta directamente das suas bases para as regiões do Árctico e do Mar do Norte.
A exercício de treino chamado Polar Growl, permitiu às tripulações do B-52H melhorar as suas competências de navegação e a sua capacidade para operar com os parceiros aliados, e ao mesmo tempo demonstrando a capacidade do Comando Estratégico dos Estados Unidos.
Caças da Força Aérea do Canadá, da Real Força Aérea Inglesa e Holandesa, tiveram oportunidade de conduzir missões treino de intercepção aéreas com o B-52H que é tem capacidade para transportar uma grande quantidade de material bélico convencional ou armas de precisão nuclear a longas distancias, dando aos seus estrategas rapidez e capacidade de gerar efeitos decisivos nos teatros operacionais. Fonte stratcom.mil; Fotos 1 e 3 USAF






































quinta-feira, 2 de abril de 2015

Thunderbirds - 32 anos a voar F-16

Permanecendo fiel ao seu carácter para mostrar sempre o mais recente avanço na tecnologia de caça dos Estados Unidos, o primeiro F-16A vermelho, branco e azul foi entregue aos Thunderbirds na Base Aérea de Nellis em 22 de junho de 1982 e nesse ano não qualquer demonstração aérea.
Faz hoje precisamente 32 anos que os Thunderbirds fizeram a sua aparição num Festival Aéreo com 6 F-16A liderados pelo Major Jim Latham, com os Capitães Steve Chealander, Howard Attarian e John Bostick, e os Majores Lawrence Stellmon e Schumpert '' Hoss '' Jones.
O Festival Aéreo foi na Base Aérea de Langley no Estados Unidos e decorreu no dia 2 de Abril de 1983, data da primeira demo dos Thunderbirds com o seu novo avião, F-16A Fighting Falcon. O primeiro F-16A ( 81-0663) foi oficialmente o primeiro nº1 da patrulha.
Fonte:National Museum; Foto 1 USAF



















































Permanecendo fiel ao seu carácter para mostrar sempre o mais recente avanço na tecnologia de caça dos Estados Unidos, o primeiro F-16A vermelho, branco e azul foi entregue aos Thunderbirds na Base Aérea de Nellis em 22 de junho de 1982 e nesse ano não qualquer demonstração aérea.
Faz hoje precisamente 32 anos que os Thunderbirds fizeram a sua aparição num Festival Aéreo com 6 F-16A liderados pelo Major Jim Latham, com os Capitães Steve Chealander, Howard Attarian e John Bostick, e os Majores Lawrence Stellmon e Schumpert '' Hoss '' Jones.
O Festival Aéreo foi na Base Aérea de Langley no Estados Unidos e decorreu no dia 2 de Abril de 1983, data da primeira demo dos Thunderbirds com o seu novo avião, F-16A Fighting Falcon. O primeiro F-16A ( 81-0663) foi oficialmente o primeiro nº1 da patrulha.
Fonte:National Museum; Foto 1 USAF



















































quarta-feira, 1 de abril de 2015

F-15 Eagle chegaram a Leeuwarden

12 F-15C Eagles da 159th Expedicionary Fighter Squadron, da Guarda Nacional Aérea ( Air National Guard - ANG), Flórida aterraram na Base Aérea de Leeuwarden na Holanda para iniciarem uma serie de exercícios militares conjuntos com as forças da NATO. Trata-se da primeira vez que uma esquadra da ANG realiza exercícios conjuntos para reforçar a interoperabilidade entre as nações participantes e para demonstrar também os compromissos de segurança assumidos pelos Estados Unidos para a Europa.
Inicialmente vão ficar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda para participarem no exercicio Frisian Flag 2015 e depois seguem para a Base Aérea de Graf Ignatievo, na Bulgária para participarem no exercício Thracian Eagle 2015.
Fonte: USAFE.AF.MIL Fotos: USAF
































12 F-15C Eagles da 159th Expedicionary Fighter Squadron, da Guarda Nacional Aérea ( Air National Guard - ANG), Flórida aterraram na Base Aérea de Leeuwarden na Holanda para iniciarem uma serie de exercícios militares conjuntos com as forças da NATO. Trata-se da primeira vez que uma esquadra da ANG realiza exercícios conjuntos para reforçar a interoperabilidade entre as nações participantes e para demonstrar também os compromissos de segurança assumidos pelos Estados Unidos para a Europa.
Inicialmente vão ficar na Base Aérea de Leeuwarden, na Holanda para participarem no exercicio Frisian Flag 2015 e depois seguem para a Base Aérea de Graf Ignatievo, na Bulgária para participarem no exercício Thracian Eagle 2015.
Fonte: USAFE.AF.MIL Fotos: USAF