quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

CannonTwo

Finalmente decidi-me a criar um blog. E em 2009 porquê? porque faço 30 anos que dedico ao meu hobby preferido, a fotografia de Aviões Militares, especialmente a aviões da Força Aérea Portuguesa. Vivo perto de Monte Real e por aí comecei a fotografar os F-86 ainda a preto e branco, T-38, depois os A-7P e actualmente e mais intensamente os F-16. Sendo o momento de abertura algo de importante, julgo que vou começar por uma reportagem que me marcará para sempre, o meu voo de F-16, inesquécivel e uma loucura tremenda. Após varias tentativas e uns anitos, lá veio a tão desejada autorização da Força Aérea e como uma pessoa amiga me costuma referir, nas situações bem difíceis o "não" está sempre garantido. Parecia um dia normal de spotting, levantar cedo, levar os míudos á escola e seguir para Monte Real, mas desta vez era diferente, chegada à porta de armas, seguir para a Esquadra 201, preparativos, parecia que estava a viver um SONHO e só acreditei mesmo quando ouvi nos comunicadores do capacete "Canon Two, Runway 01, Clear to take off" (a frase mágica), seguido de full afterburn, e após uns metros aí estava o trem de aterragem a ser recolhido e o Jorge no ar a bordo de um dos melhores caças do mundo Uma loouuuucuuura. Estava mesmo a concretizar o meu maior sonho... ser piloto de caça, mesmo por 1 dia apenas. Sofri no corpo os efeitos das forças G's, super desgastantes, mas seguindo as indicações do briefing antes do voo, foram sempre superadas. Fui integrado numa missão militar por cima do mar, mas estava sempre a ver as zonas da costa entre Aveiro e Figueira da Foz e a pior parte foi mesmo quando o piloto me informou que estava na hora de regressar, 1 hora e 51 minutos no ar e 8.4G's no pêlo. Foi uma loucura.
Ficará para sempre gravada no meu "disco rígido" os momento vividos, que de momentos Zen não tiveram nada ( aprendi esta há poucos dias) já que emagreci uns 2 quilos até voltar a pôr os pés de novo no chão. Dou agora muito mais valor a quem anda lá em cima a defender os nossos céus, além da preparação intelectual, a física também não se pode descurar, digamos que não será para "super-homens", mas quase. Não queria acabar sem deixar um agradecimento a toda a Esquadra 201 pela forma magnífica como me integraram e me deixaram sonhar como um Falcão, afinal de contas fotografo-os à 30 anos. Sem esquecer também os meus amigos Rui Bruno, Marcos Figueiredo e Álvaro Gonçalves que me proporcionaram a reportagem do exterior do F-16B 15119, para mim agora o melhor avião do mundo. A titulo de conclusão não queria deixar de referir quais foram que os três momentos altos deste voo: 1- a autorização para descolar (essa frase mágica já referida em cima); 2- as forças G's e finalmente 3- ver os meus pais no exterior da Base a acenarem para o 15119, quando rolava no topo norte. Depois destas palavras, vá, pensam vocês: Ei, Jorge? Jorge? Acorda... não meus caros não foi sonho, foi mesmo REALIDADE. E termino utilizando uma expressão do meu amigo António "04" Luís, o gostar de aviões é mesmo uma religião. Jorge Ruivo
























































































Finalmente decidi-me a criar um blog. E em 2009 porquê? porque faço 30 anos que dedico ao meu hobby preferido, a fotografia de Aviões Militares, especialmente a aviões da Força Aérea Portuguesa. Vivo perto de Monte Real e por aí comecei a fotografar os F-86 ainda a preto e branco, T-38, depois os A-7P e actualmente e mais intensamente os F-16. Sendo o momento de abertura algo de importante, julgo que vou começar por uma reportagem que me marcará para sempre, o meu voo de F-16, inesquécivel e uma loucura tremenda. Após varias tentativas e uns anitos, lá veio a tão desejada autorização da Força Aérea e como uma pessoa amiga me costuma referir, nas situações bem difíceis o "não" está sempre garantido. Parecia um dia normal de spotting, levantar cedo, levar os míudos á escola e seguir para Monte Real, mas desta vez era diferente, chegada à porta de armas, seguir para a Esquadra 201, preparativos, parecia que estava a viver um SONHO e só acreditei mesmo quando ouvi nos comunicadores do capacete "Canon Two, Runway 01, Clear to take off" (a frase mágica), seguido de full afterburn, e após uns metros aí estava o trem de aterragem a ser recolhido e o Jorge no ar a bordo de um dos melhores caças do mundo Uma loouuuucuuura. Estava mesmo a concretizar o meu maior sonho... ser piloto de caça, mesmo por 1 dia apenas. Sofri no corpo os efeitos das forças G's, super desgastantes, mas seguindo as indicações do briefing antes do voo, foram sempre superadas. Fui integrado numa missão militar por cima do mar, mas estava sempre a ver as zonas da costa entre Aveiro e Figueira da Foz e a pior parte foi mesmo quando o piloto me informou que estava na hora de regressar, 1 hora e 51 minutos no ar e 8.4G's no pêlo. Foi uma loucura.
Ficará para sempre gravada no meu "disco rígido" os momento vividos, que de momentos Zen não tiveram nada ( aprendi esta há poucos dias) já que emagreci uns 2 quilos até voltar a pôr os pés de novo no chão. Dou agora muito mais valor a quem anda lá em cima a defender os nossos céus, além da preparação intelectual, a física também não se pode descurar, digamos que não será para "super-homens", mas quase. Não queria acabar sem deixar um agradecimento a toda a Esquadra 201 pela forma magnífica como me integraram e me deixaram sonhar como um Falcão, afinal de contas fotografo-os à 30 anos. Sem esquecer também os meus amigos Rui Bruno, Marcos Figueiredo e Álvaro Gonçalves que me proporcionaram a reportagem do exterior do F-16B 15119, para mim agora o melhor avião do mundo. A titulo de conclusão não queria deixar de referir quais foram que os três momentos altos deste voo: 1- a autorização para descolar (essa frase mágica já referida em cima); 2- as forças G's e finalmente 3- ver os meus pais no exterior da Base a acenarem para o 15119, quando rolava no topo norte. Depois destas palavras, vá, pensam vocês: Ei, Jorge? Jorge? Acorda... não meus caros não foi sonho, foi mesmo REALIDADE. E termino utilizando uma expressão do meu amigo António "04" Luís, o gostar de aviões é mesmo uma religião. Jorge Ruivo
























































































18 comentários:

  1. Sempre conseguiste o que querias. Ganda maluco

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns pela marca atingida! Obrigado por tudo o que tens feito pelo spotting militar português ao longo dos anos!

    Quanto às fotos e ao voo... invejaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

    ResponderEliminar
  3. Assim sim!Já te deviam uma destas!
    Parabens porque afinal já o merecias á algum tempo!

    Cumps,
    Juvat

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Jorge! queremos mais fotos =p

    ResponderEliminar
  5. Fantástico "startup" Jorge!!
    Venha o resto desse espólio, que deve ser fantástico!

    ResponderEliminar
  6. Boas, companheiro!
    Boa Sorte para o Cannon Two.
    Já está ligado no "Pássaro".

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Finalmente consegui ver-te no ar, mesmo que só em fotografia, e vestido "à maneira"... desfrutando do teu sonho e paixão pelos aviões militares. A tua emoção parece tanta que até nos leva a nós contigo. Beijinhos amigo, fico feliz por algumas pessoas conseguirem realizar seus sonhos! Anabela

    ResponderEliminar
  8. Foi com emoção que lemos o teu blog, especialmente a parte final, dado que acompanhámos, com espectativa, os preparativos e o grande dia do teu vôo.Conseguiste realizar o sonho mais querido da tua vida!!! Nunca desistas daquilo que ambicionas na vida!
    Os teus Pais

    ResponderEliminar
  9. Parabéns, e que este seja o primeiro de mais voos. Tu mereces!!!

    ResponderEliminar
  10. A vida é feita de sonhos!!!
    Qualquer Mãe se sente feliz ao ver concretizado os sonhos dos filhos.
    Vai sempre em frente,Jorge.
    Beijos. Mãe

    ResponderEliminar
  11. Um sonho tornado realidade ! ;)

    Fico feliz por si e as fotos estão espectaculares !

    abraço

    "ENGAED" 9g´s

    ResponderEliminar
  12. Boas Jorge
    Fico feliz por ti, todas as tuas palavras quase mostram que ainda estás a viver um sonho! mas, podes acordar pois foi mesmo realidade Amigo,seria bom que todos no mundo pudessem realizar o seu sonho mesmo que por uma hora apenas. "QUEM ESPERA SEMPRE ALCANÇA"
    Parabéns pelo Blog.

    Pedro Almeida A.P.E.A.

    ResponderEliminar
  13. Ah, g'and'a morcego (da patrulha morcego)!

    Sim senhor, estou muito contente!
    Por várias coisas.
    1º Por te ter como amigo, com quem tenho vindo a partilhar alguns (muitos) bons momentos espectaculares (e alguns foram tão simples...).
    2º Por ao ler o relato da tua experência, me fazeres estar a reviver a minha própria experiência de vôo...
    Pronto, eu sei que o Chipmunk não é nenhum F-16 mas caramba, também tem asas e, deu para apanhar uns Gs(zicos), he,he,he!

    Mas, ficas a saber que tens toda a razão, as sensações/feelings de que falas, foram tal e qual como as que eu experimentei; a magia da voz "...cannon two, you are clear to take off...", é a mesma como a 1ª vez que a ouvi, com o meu call sign, no meu capacete (onde quase cabiam 2 cabeças da minha); a rolagem curta, misturada com os procedimentos de descolagem e daí a segundos, enfrenta-se a ânsia de saber o que seria estar no ar, dentro dum avião... finalmente... depois de tantos anos a sonhar com essa 1ª vez... é mesmo algo fabuloso!

    E lembras-te, da quantidade de vezes que íamos para a base de Monte Real, tirar fotografias, nas nossas "chicolateiras" (a tua era vermelha, claro), às vezes ainda com a geada da manhã no Inverno, pela estrada da Coucinheira, e tinhamos que parar algumas vezes, para aquecer as mãos dentro das calças, encostando-as aos tes*?*?*?*, por não sentirmos já os punhos das bicicletas, de tão frias que estavam?...

    E sabes que sorri, ao ler que para ti, o melhor avião do mundo, é agora o F-16B 15119?... para mim, é o DH-Chipmunk 1575...

    E até a parte fisica do vôo, tudo tal e qual; a T-shirt branca que usava debaixo do fato de vôo, vinha sempre completamente encharcada em suor, no final de cada vôo.

    Gostei mesmo bastante de ler e ver a tua experiência. Claro que, nem preciso de falar-te sobre as fotos. Estão espectaculares. Não percas nunca (especialmente) estas do vôo e, vou ficar à espera de ver mais no teu Blog.

    Gostei tambem de ver as referências ao pessoal da base, da esquadra e ao Rui Bruno (quando o vires, dá-lhe um abraço por mim) e, particularmente, a referência aos teus pais no blog - são uns porreiros, sim senhor (um abraço p'ró teu pai e um jinho p'rá tua mãe... o teu mano, tenho falado com ele últimamente) e, podes dizer aos teus pais que apoio completamente o que ambos dizem nos comentários que escreveram.

    Bom, isto já parece um testamento mas, é o que faz não nos termos encontrado à volta duma bejeca e duns amigos, para fazer o debrifing do vôo e falarmos sobre esta "religião"!

    Continua a "alimentar" o blog que eu vou aparecendo por aqui e, se não nos virmos antes, vou procurando no "take-off" por alguma foto tua e, espero encontrar-te no "Portugal Air Show".

    Até lá,
    Scramble, scramble e, great flying!

    Paulo Duarte

    ResponderEliminar
  14. Sonhar só por si faz-nos bem...mas é magnifico quando concretizado! Parabéns és um felizardo.

    Quanto as tuas fotos não me canso de olhar para elas...fazem-me sentir nas nuvens, no céu...

    Continua...dá-lhe asas!

    Carla Santos

    ResponderEliminar
  15. bem...para alem do seu excelente blog...venham dai muitas e boas fotos por muitos e bons longos anos e felicidades sempre...quer sejam elas no chao ou no ar!!!

    corsairXXI

    ResponderEliminar
  16. Mt fixe teu blog,força

    josé resendes

    ResponderEliminar
  17. Parabéns pelo Blog e obrigado pela partilha de experiências

    ResponderEliminar
  18. O teu blog está impec...
    Quanto ao voo deve ter sido realmente BRUTAL!!!
    Fotos muito boas.
    Parabéns e keep on rocking...

    ResponderEliminar