sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Lobos distinguidos a nível Internacional

 


A Esquadra 601 Lobos foi distinguida pelo Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics, uma organização internacional que tem como missão apoiar a luta da Europa contra o tráfico de estupefaciente no domínio marítimo do Atlântico e Mediterrâneo.

 

Os Lobos receberam uma Medalha de Excelência pela resposta dada no apoio às atividades desenvolvidas no âmbito do Combate ao Narcotráfico pelo Centro, em coordenação com entidades nacionais e estrangeiras, no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo. 

A Medalha e respetivo diploma foram entregues ao Oficial de Operações da Esquadra 601, Major Bruno Silveira, numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades nacionais e estrangeiras ligadas à luta contra o narcotráfico.

Relembramos que Portugal possui 5 aeronaves P-3C, adquiridas à Real Marinha Holandesa tendo sido modernizados pela Lockheed-Martin para a atual versão P-3C CUP+. A modernização das aeronaves com sensores modernos e capazes de fazer frente aos desafios do futuro, torna a plataforma P-3C CUP + numa das mais avançadas do mundo. Fonte: FAP































 


A Esquadra 601 Lobos foi distinguida pelo Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics, uma organização internacional que tem como missão apoiar a luta da Europa contra o tráfico de estupefaciente no domínio marítimo do Atlântico e Mediterrâneo.

 

Os Lobos receberam uma Medalha de Excelência pela resposta dada no apoio às atividades desenvolvidas no âmbito do Combate ao Narcotráfico pelo Centro, em coordenação com entidades nacionais e estrangeiras, no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo. 

A Medalha e respetivo diploma foram entregues ao Oficial de Operações da Esquadra 601, Major Bruno Silveira, numa cerimónia que contou com a presença de diversas entidades nacionais e estrangeiras ligadas à luta contra o narcotráfico.

Relembramos que Portugal possui 5 aeronaves P-3C, adquiridas à Real Marinha Holandesa tendo sido modernizados pela Lockheed-Martin para a atual versão P-3C CUP+. A modernização das aeronaves com sensores modernos e capazes de fazer frente aos desafios do futuro, torna a plataforma P-3C CUP + numa das mais avançadas do mundo. Fonte: FAP































terça-feira, 24 de outubro de 2023

Esquadra 201 Falcões no Ocean Sky 2023

 

A Esquadra 201 Falcões está a participar no exercício Ocean Sky 2023 que está a realizar nas Ilhas Canarias até ao final desta semana com 5 F-16AM e 46 militares. 

O Ocean Sky é organizado pelo Ejército del Aire y del Espacio, para países membros da NATO, e está focado em missões de combate aéreo e este ano juntou F-16  portugueses, gregos e turcos, bem como EF-18 e Typhoon espanhóis. 

Para a projeção das forças militares e de material para as Ilhas Canárias foi empenhado o mais recente avião da Força Aérea, KC-390, operado pela Esquadra 506 Rinocerontes. 

O exercício Ocean Sky é realizado anualmente no arquipélago das Canárias desde 2004 e aproveitando o facto de estar um grande numero de caças de combate nas Ilhas Canarias, está a decorrer também o EART (European Air Refueling Training). Fonte: FAP


































 

A Esquadra 201 Falcões está a participar no exercício Ocean Sky 2023 que está a realizar nas Ilhas Canarias até ao final desta semana com 5 F-16AM e 46 militares. 

O Ocean Sky é organizado pelo Ejército del Aire y del Espacio, para países membros da NATO, e está focado em missões de combate aéreo e este ano juntou F-16  portugueses, gregos e turcos, bem como EF-18 e Typhoon espanhóis. 

Para a projeção das forças militares e de material para as Ilhas Canárias foi empenhado o mais recente avião da Força Aérea, KC-390, operado pela Esquadra 506 Rinocerontes. 

O exercício Ocean Sky é realizado anualmente no arquipélago das Canárias desde 2004 e aproveitando o facto de estar um grande numero de caças de combate nas Ilhas Canarias, está a decorrer também o EART (European Air Refueling Training). Fonte: FAP


































quinta-feira, 19 de outubro de 2023

O nosso primeiro KC-390 Millenium está a chegar a casa

 


O nosso KC-390Millenium está quase a chegar a casa, depois de uma travessia do Atlântico vindo do Brasil. O 26901é primeiro de cinco aeronaves adquiridas à Embraer pela Força Aérea Portuguesa.

Será o primeiro Rinoceronte em Beja.

































 


O nosso KC-390Millenium está quase a chegar a casa, depois de uma travessia do Atlântico vindo do Brasil. O 26901é primeiro de cinco aeronaves adquiridas à Embraer pela Força Aérea Portuguesa.

Será o primeiro Rinoceronte em Beja.

































quarta-feira, 18 de outubro de 2023

KC-390 Millenium da FAP já está de regresso a Portugal

O novo KC-390 Millenium que a Força Aérea Portuguesa adquiriu à Embraer já está de regresso a Portugal. Iniciou o segundo voo e de acordo com o ADSB deixou de ser referido como PT-ZDK e vem com o registo FAP 26901.


O avião que irá equipar a recente Esquadra 506 Rinocerontes ficara como já é do conhecimento publico baseado em Beja, na Base Aérea nº11. Bom regresso Rinoceronte.



























O novo KC-390 Millenium que a Força Aérea Portuguesa adquiriu à Embraer já está de regresso a Portugal. Iniciou o segundo voo e de acordo com o ADSB deixou de ser referido como PT-ZDK e vem com o registo FAP 26901.


O avião que irá equipar a recente Esquadra 506 Rinocerontes ficara como já é do conhecimento publico baseado em Beja, na Base Aérea nº11. Bom regresso Rinoceronte.



























sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Esquadra 301 está a chegar do Tigermeet 2023

 


A Esquadra 301 está a chegar a Monte Real depois de duas semanas no exercício NATO Tigermeet que decorreu de 3 a 13 de Outubro em Gioia del Cole, Itália.

Fica o registo que os F-16AM 15105, 15106, 15109, 15110 e 15131 foram os caças que operaram no exercício. Well done Jaguares... Tiger Tiger Tiger.





















 


A Esquadra 301 está a chegar a Monte Real depois de duas semanas no exercício NATO Tigermeet que decorreu de 3 a 13 de Outubro em Gioia del Cole, Itália.

Fica o registo que os F-16AM 15105, 15106, 15109, 15110 e 15131 foram os caças que operaram no exercício. Well done Jaguares... Tiger Tiger Tiger.





















Tigermeet 2023 - Bavarian Tigers vencem o Silver Tiger


Os Bavarian Tigers (TakLwG74), foram os vencedores do "Silver Tiger" do Tigermeet de 2023 que decorreu em Gioia  del Cole, de 3 a 14 de Outubro. A esquadra também ganhou o prémio do melhor avião Tigre.

A Esquadra 31 Tigers da Bélgica foi a vencedora dos Jogos Tigre e também da "Best OPS". Coube à esquadra ECE 1/30, da BA 118 Mont-de-Marsan em França o prémio de melhor "Skit" e à esquadra 192 Filo (TuAF) da Turquia o melhor uniforme, "Best Uniforme"

O próximo Tigermeet está já agendado para as datas entre 3 e 13 de Junho, será organizado pela TaktLwG 51/1 e decorrerá na Base Aérea de Schleswig na Alemanha. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: natotigers.org 


















Os Bavarian Tigers (TakLwG74), foram os vencedores do "Silver Tiger" do Tigermeet de 2023 que decorreu em Gioia  del Cole, de 3 a 14 de Outubro. A esquadra também ganhou o prémio do melhor avião Tigre.

A Esquadra 31 Tigers da Bélgica foi a vencedora dos Jogos Tigre e também da "Best OPS". Coube à esquadra ECE 1/30, da BA 118 Mont-de-Marsan em França o prémio de melhor "Skit" e à esquadra 192 Filo (TuAF) da Turquia o melhor uniforme, "Best Uniforme"

O próximo Tigermeet está já agendado para as datas entre 3 e 13 de Junho, será organizado pela TaktLwG 51/1 e decorrerá na Base Aérea de Schleswig na Alemanha. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: natotigers.org 

















quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Esquadra 201 Falcões celebra 65 anos

 

Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 64 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.

Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas de voo.

No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos. Atualmente os Falcões estão integrados na força de Icelandic Air Policing.

Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU e a frota ultrapassou este ano a marca histórica das 100.000 horas de voo. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos. Parabéns Falcões.





















































 

Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 64 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.

Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas de voo.

No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos. Atualmente os Falcões estão integrados na força de Icelandic Air Policing.

Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU e a frota ultrapassou este ano a marca histórica das 100.000 horas de voo. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos. Parabéns Falcões.





















































A Base Aérea 5 de Monte Real comemora 64 anos

 

Em 04 de outubro de 1959 foi oficialmente inaugurada a Base Aérea N.º 5 (BA5), sendo no dia 04 de outubro celebrado o Dia da Unidade. Adotando para seu lema a divisa “Alcança Quem Não Cansa”, foram-lhe atribuídas duas Esquadras de Voo: a 51 “Falcões” e a 52 “Galos”, inicialmente com 50 aviões F-86F SABRE, que foram mais tarde aumentados para 65.

Em 1974 recebe os T-33 vindos da Ota, em 1977 chegam os primeiros 6 T-38 Talon de um total de 12. Em Julho de 1980 termina a operação dos F-86F com mais de 60.000 horas de voo. Em 24 de Dezembro de 1981 chegam os primeiros 9 A-7P de um total de 50 que equipam 2 esquadras, 302 “Falcões” e a 304 “Magníficos”.

Com a redução da frota operacional dos A-7P que foram concentrados na Esquadra 304, a Esquadra 302 foi descativada e em julho de 1994 chegam à BA5 os primeiros quatro de uma frota de 20 F-16A/B , destinados à já reativada, desde 04 de outubro de 1993, Esquadra 201 “Falcões”.

Em 10 de julho de 1999, o A-7P CORSAIR II efetuou o último voo, após 18 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, ao longo dos quais efetuou aproximadamente 64.000 horas de voo.

A Base Aérea de Monte Real sempre foi para mim um motivo de enorme interesse pelo meu hobbie de fotografia de aviação, até hoje estive presente em todas as mudanças das aeronaves operacionais, do F-86F ao T-38 passando pelo T-33, a chegada dos A-7P e dos F-16 que são os atuais operacionais através das 2 esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares.

Aproveitando esta data importante na vida da Base Aérea, comemora-se também o aniversário da Esquadra 201 Falcões que fazem este ano 65.















 

Em 04 de outubro de 1959 foi oficialmente inaugurada a Base Aérea N.º 5 (BA5), sendo no dia 04 de outubro celebrado o Dia da Unidade. Adotando para seu lema a divisa “Alcança Quem Não Cansa”, foram-lhe atribuídas duas Esquadras de Voo: a 51 “Falcões” e a 52 “Galos”, inicialmente com 50 aviões F-86F SABRE, que foram mais tarde aumentados para 65.

Em 1974 recebe os T-33 vindos da Ota, em 1977 chegam os primeiros 6 T-38 Talon de um total de 12. Em Julho de 1980 termina a operação dos F-86F com mais de 60.000 horas de voo. Em 24 de Dezembro de 1981 chegam os primeiros 9 A-7P de um total de 50 que equipam 2 esquadras, 302 “Falcões” e a 304 “Magníficos”.

Com a redução da frota operacional dos A-7P que foram concentrados na Esquadra 304, a Esquadra 302 foi descativada e em julho de 1994 chegam à BA5 os primeiros quatro de uma frota de 20 F-16A/B , destinados à já reativada, desde 04 de outubro de 1993, Esquadra 201 “Falcões”.

Em 10 de julho de 1999, o A-7P CORSAIR II efetuou o último voo, após 18 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, ao longo dos quais efetuou aproximadamente 64.000 horas de voo.

A Base Aérea de Monte Real sempre foi para mim um motivo de enorme interesse pelo meu hobbie de fotografia de aviação, até hoje estive presente em todas as mudanças das aeronaves operacionais, do F-86F ao T-38 passando pelo T-33, a chegada dos A-7P e dos F-16 que são os atuais operacionais através das 2 esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares.

Aproveitando esta data importante na vida da Base Aérea, comemora-se também o aniversário da Esquadra 201 Falcões que fazem este ano 65.