Este é o ultimo de 2014, afinal estamos mesmo quase a sair deste ano que posso considerar um bom ano ao nível da aviação, para mim, Começou com um uma atribulada viagem à Holanda que foi brindada com um voo de reabastecedor aéreo, um KDC-10. Mas fazendo jus ao meu nome, não vi o sol durante todo esse voo onde os F-16 abundaram por perto. Não me vou alongar, passo já à ultima aventura de 2014 que foi na Lituânia onde tive o privilégio de poder efectuar uma reportagem ao destacamento da Força Aérea Portuguesa durante a sua estadia em Siauliai no Policiamento Aéreo do Báltico numa missão real da NATO, ou seja não era um exercício militar.
Como português foi um momento que me senti orgulhoso de poder testemunhar in loco a actividade e desempenho de uma força portuguesa no cumprimento da sua missão no âmbito da NATO.
Para 2015 é o ano do "cinquentenário" e a fasquia fica um pouco mais alta para tentar cumprir, talvez seja essa a motivação para tentar ir a lugar que inicialmente se pensaria serem impossíveis aos amadores como eu. Fico-me por aqui, ilustro este post com a minha primeira foto dos finais dos anos 70 e a ultima da Lituânia. Fiquem bem, Um óptimo 2015 para todos. Jorge Ruivo.
o
quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
KC-46 Pegasus
A Boeing e a Força Aérea dos Estados Unidos concluíram com sucesso o primeiro voo do programa de testes do novo reabastecedor aéreo KC-46. O avião, um Boeing 767-2C descolou de Paine Field ás 09:29 e aterrou no complexo aeronáutico da Boeing três horas e trinta e dois minutos mais tarde onde vai receber diverso equipamento e sistemas militares transformando-o no KC-46 Pegasus.
O KC-46 é um reabastecedor aéreo multi-funções de fuselagem larga que pretende revolucionar a mobilidade aérea. Conseguirá reabastecer todas as aeronaves americanas, das forças dos aliados compatíveis com os procedimentos internacionais de reabastecimento aéreo, em qualquer momento e em qualquer missão.
A entrega do primeiro KC-46 Pegasus está previsto para 2017 de uma encomenda de 179 para substituir os KC-135 Stratotanker e melhora também as capacidades para transportar carga ou passageiros se necessário e terá equipamento de auto-defesa para poder operar em segurança em ambientes de ameaça média.
Fonte: Boeing ; Fotos Boeing
Fiquem bem Jorge Ruivo
sexta-feira, 26 de dezembro de 2014
B-1 Lancer 40 anos
quinta-feira, 25 de dezembro de 2014
Feliz Natal / Merry Christmas
O CannonTwo deseja a todos os que visitam esta página, um Santo Natal 2014.
E nesta quadra natalícia, nada melhor que partilhar algumas fotos do Pai Natal junto das máquinas voadoras responsáveis pela existência deste canto.
Fotos: US Navy e US Air Force
Fiquem bem. Jorge Ruivo
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
F-16 - Novas imagens do Báltico
A maioria dos voos russos têm ocorrido em espaço aéreo internacional sobre o Mar Báltico, Mar do Norte e do Oceano Atlântico, sem aviso prévio, sem planos de voo, o que poderá colocar em risco o espaço aéreo onde especialmente a aviação civil opera. Tem existido invulgarmente uma elevada actividade militar russa no espaço aéreo perto da Noruega e para isso o sistema de QRA ( Quick Reaction Alert) entra em acção
Estes encontros também têm sido uma rara oportunidade de o ocidente observar as novas e modernas aeronaves russas como o SU-34 Fullback ou os históricos grandes bombardeiros estratégicos TU-95 Bear.
Créditos das Fotos:Força Aérea Norueguesa.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Esquadra 103 Caracóis
Esquadra 103 Caracóis. Historicamente remonta ao ano de 1953, com a entrada em serviço do T-33A Shooting Star a operar a partir da Base Aérea nº2 da Ota, com a missão primária de voo por instrumentos, servia para treinar os pilotos com destino aos caças de então, o F-84G. Em 1957 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº3 Tancos e em 1958 passa a designar-se como Esquadra de Instrução Complementar de pilotagem em Aviões de Combate (EICPAC), mantendo-se ainda nos dias de hoje.
Em 1974 a esquadra depois de passar uma vez mais pela Base da Ota, é transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e em 1977 é designada por Esquadra 103. Em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon, operando então com os dois tipos de aeronave de treino. Em 1987 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, o T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que foram substituídos pelo Alphajet de origem alemã a operar ainda nos dias de hoje.
Durante alguns anos, inesquecíveis por sinal, a Esquadra foi responsável por voltar aos céus uma esquadra acrobática, eram eles os Asas de Portugal durante os anos de 2005 e 2010. Hoje orgulho-me de ter vários amigos que fazem parte deste nobre Esquadra de Instrução Avançada de Pilotagem e conversão operacional para aviões de combate F-16 estacionados na Base Aérea de Monte Real. A todos os Caracóis o Meu Bem Haja.
Fotos: Esquadra 103 ( primeira ) e Luis Rosa ( 2 fotos com os 5 Alphajet - simplesmente brutais )
Fiquem bem. Jorge Ruivo
Em 1974 a esquadra depois de passar uma vez mais pela Base da Ota, é transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e em 1977 é designada por Esquadra 103. Em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon, operando então com os dois tipos de aeronave de treino. Em 1987 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, o T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que foram substituídos pelo Alphajet de origem alemã a operar ainda nos dias de hoje.
Durante alguns anos, inesquecíveis por sinal, a Esquadra foi responsável por voltar aos céus uma esquadra acrobática, eram eles os Asas de Portugal durante os anos de 2005 e 2010. Hoje orgulho-me de ter vários amigos que fazem parte deste nobre Esquadra de Instrução Avançada de Pilotagem e conversão operacional para aviões de combate F-16 estacionados na Base Aérea de Monte Real. A todos os Caracóis o Meu Bem Haja.
Fotos: Esquadra 103 ( primeira ) e Luis Rosa ( 2 fotos com os 5 Alphajet - simplesmente brutais )
Fiquem bem. Jorge Ruivo
Etiquetas:
Alphajet,
Esquadra 103; EICPAC
domingo, 14 de dezembro de 2014
Pilotos romenos qualificados em F-16 AM - Monte Real
No passado dia 26 de Novembro foram qualificados os primeiros 2 pilotos romenos em aviões de combate F-16 AM Fighting Falcon, na Base Aérea 5 Monte Real. No dia seguinte foi qualificado a terceiro piloto. Os oficiais são pilotos de caça na Base Aérea de Turzii com mais de 900 horas de voo em Mig 21 Lancer.
A Roménia adquiriu 12 aeronaves F-16 a Portugal, está previsto que a Força Aérea apoie a Força Aérea no ambito do "1st Program Management Review" que consiste na preparação dos aviões e motores, formação de pilotos, tecnicos e mecânicos romenos na Base Aérea 5,
Está previsto que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2016 e a finalização do programa em 2018.
Foto: Alex Trandafir
Fiquem bem. Jorge Ruivo
A Roménia adquiriu 12 aeronaves F-16 a Portugal, está previsto que a Força Aérea apoie a Força Aérea no ambito do "1st Program Management Review" que consiste na preparação dos aviões e motores, formação de pilotos, tecnicos e mecânicos romenos na Base Aérea 5,
Está previsto que as primeiras aeronaves sejam entregues em 2016 e a finalização do programa em 2018.
Foto: Alex Trandafir
Fiquem bem. Jorge Ruivo
sábado, 13 de dezembro de 2014
YF-16 sai da fábrica há 41 anos.
13 de Dezembro de 1973. Foi à precisamente 41 anos que saiu da fábrica em Fort Worth o primeiro prototipo da General Dynamics F-16 Fighting Falcon ( 72-01567). No dia 8 de Janeiro de 1974 voou pela primeira vez dentro de um C-5 Galaxy quando do seu transporte para a Base Aérea de Edwards nos Estados Unidos. O seu primeiro voo foi registado em 21 de Janeiro de 1974 durante um teste a alta velocidade na pista acidentalmente, no entanto em 2 de Fevereiro de 1974 é que ocorreu o seu verdadeiro primeiro voo de teste durante 90 minutos.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
13 de Dezembro de 1973. Foi à precisamente 41 anos que saiu da fábrica em Fort Worth o primeiro prototipo da General Dynamics F-16 Fighting Falcon ( 72-01567). No dia 8 de Janeiro de 1974 voou pela primeira vez dentro de um C-5 Galaxy quando do seu transporte para a Base Aérea de Edwards nos Estados Unidos. O seu primeiro voo foi registado em 21 de Janeiro de 1974 durante um teste a alta velocidade na pista acidentalmente, no entanto em 2 de Fevereiro de 1974 é que ocorreu o seu verdadeiro primeiro voo de teste durante 90 minutos.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
sexta-feira, 12 de dezembro de 2014
A-10 Thunderbolt II está de volta
A-10 Thunderbolt II. O avão é feio, lento e velho, construído a partir de um enorme canhão e mais conhecido por Warthog, vai voltar a entrar em acção. Com mais de 30 anos, teve um papel fundamental e decisivo nos combates ar-terra, fortemente blindado e com grande capacidade de transporte de armamento, torna.-se numa arma terrivelmente eficaz.
De acordo com fontes americanas, e quando pensávamos que o iríamos deixar de ver, pelo menos pelos lados da Europa onde passou muitos anos na Base Aérea de Spangdahlem na Alemanha, chegando mesmo a temer-se o pior, o seu abate, eis que o Warthog está de volta para a luta conta o I S I S, estado islâmico no Iraque e na Síria.
Um número não revelado desses Warthogs foi mobilizado para o Médio Oriente com o objectivo de fornecer cobertura aérea às tropas que combatem o ISIS, algo útil num lugar como o Iraque. Ainda recentemente tivemos oportunidade de os ver evoluir nos céus de Portugal, quando estiveram presentes no Real Thaw 2013.Fiquem bem. Jorge Ruivo
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
F-18 da Finlandia interceptam vários aviões Russos
Segundo a Força Aérea Finlandesa nos últimos dias tem existido uma intensa actividade aérea russa sobre o Golfo da Finlandia e do Mar Báltico. Desde o dia 6 de Dezembro e com alguma intensidade nos primeiros dias desta semana.
Os aviões Tu-95, TU-22, Su-34, SU-27, Su-24 e Mig-31 partiam de bases no interior da Russia dirigindo-se ao enclave russo de Kaliningrado para regressarem de volta as suas bases aéreas de origem. Não existiram violações de espaço aéreo Finlandês segundo a mesma fonte.
A Finlândia tem intensificado o patrulhamento do seu espaço aéreo com os seus F/A-18 Hornet para identificar todos os alvos significativos. Entretanto disponibilizou várias fotos que foram tiradas durante essas missões.
Fiquem Bem. Jorge Ruivo
Fotos: Finnish Air Force
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
F-16 Holandeses interceptam Su-34 Russos no Báltico
No passado dia 8 de Dezembro a Força Aérea Holandesa estacionada em Malbork na Polónia, numa missão no âmbito da NATO no Policiamento Aéreo dos Países Bálticos ( Baltics Air Policing ), interceptou 2 bombardeiros Su-34 da Força Aérea Russa em espaço internacional que estavam a voar para sul em direcção a Kaliningrado, um enclave que fica entre a Polónia e a Lituânia.
De acordo com o Ministério da Defesa Holandês foi a segunda intercepção por F-16 holandeses desde que os aviões estão destacados na Polónia desde o dia 3 de Setembro e cuja primeira foi no dia 12 Novembro.
A NATO tem noticiado que as actividades russas nos Países Bálticos tem aumentado significativamente em ano de 2014, cerca de três vezes mais que em 2013.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
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