terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Caracóis da Esquadra 103 fazem 64 anos.


Os Caracóis estão de parabéns porque comemoram hoje 64 anos de existência. Historicamente remonta ao ano de 1953 com a entrada ao serviço do T-33A Shooting Star a operar a partir da Base Aérea da Ota que servia para treinar pilotos para o F-84G. Em 1957 com a passagem para a Base Aérea da Tancos passou a designar-se como Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate (EICPAC), mantendo-se ainda nos dias de hoje.


Em 1974 a Esquadra é transferida para a Base Aérea de Monte Real, é designada por Esquadra 103 e em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon que operam em Monte Real até serem transferidos em 1987 para a Base Aérea de Beja. O T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que a Esquadra 103 recebeu os Alphajet, de origem alemã, que opera ainda nos dias de hoje.

Tive a oportunidade de fotografar todas estas aeronaves da Esquadra 103 quando iniciei este meu hobby em 1978, aqui por Monte Real, iniciado que foi ainda na era da fotografia a preto e branco. 


Gostaria de referir também os anos em que a Esquadra 103 foi responsável por voltar aos céus a patrulha acrobática Asas de Portugal. Deixo aqui o meu contributo para este importante dia e endereçar os parabéns a todos os actuais e antigos Caracóis. Fiquem bem, Jorge Ruivo




























































Os Caracóis estão de parabéns porque comemoram hoje 64 anos de existência. Historicamente remonta ao ano de 1953 com a entrada ao serviço do T-33A Shooting Star a operar a partir da Base Aérea da Ota que servia para treinar pilotos para o F-84G. Em 1957 com a passagem para a Base Aérea da Tancos passou a designar-se como Esquadra de Instrução Complementar de Pilotagem em Aviões de Combate (EICPAC), mantendo-se ainda nos dias de hoje.


Em 1974 a Esquadra é transferida para a Base Aérea de Monte Real, é designada por Esquadra 103 e em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon que operam em Monte Real até serem transferidos em 1987 para a Base Aérea de Beja. O T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que a Esquadra 103 recebeu os Alphajet, de origem alemã, que opera ainda nos dias de hoje.

Tive a oportunidade de fotografar todas estas aeronaves da Esquadra 103 quando iniciei este meu hobby em 1978, aqui por Monte Real, iniciado que foi ainda na era da fotografia a preto e branco. 


Gostaria de referir também os anos em que a Esquadra 103 foi responsável por voltar aos céus a patrulha acrobática Asas de Portugal. Deixo aqui o meu contributo para este importante dia e endereçar os parabéns a todos os actuais e antigos Caracóis. Fiquem bem, Jorge Ruivo



























































sábado, 25 de fevereiro de 2017

25 anos de presença dos F-15E em Lakenheath


Fez esta semana 25 anos que o F-15E Strike Eagle pertencente ao 48th Fighter Wing da Força Aérea dos Estados Unidos, opera a partir da Base Aérea de Lakenheath, no Reino Unido.


Composto por 2 esquadras, a 492th e a 494th, são os unicos Stike Eagle a operar para missões na Europa e em Africa.

CannonTwo já teve a oportunidade de fazer fotografias ar-ar com eles. Fiquem bem, Jorge Ruivo
























































Fez esta semana 25 anos que o F-15E Strike Eagle pertencente ao 48th Fighter Wing da Força Aérea dos Estados Unidos, opera a partir da Base Aérea de Lakenheath, no Reino Unido.


Composto por 2 esquadras, a 492th e a 494th, são os unicos Stike Eagle a operar para missões na Europa e em Africa.

CannonTwo já teve a oportunidade de fazer fotografias ar-ar com eles. Fiquem bem, Jorge Ruivo























































domingo, 12 de fevereiro de 2017

Piloto japonês efectua primeiro voo em F-35

F-35A no RIAT 2016

No passado dia 8 de Fevereiro na Base Aérea de Luke no Arizona voou ao comandos de um F-35 o primeiro piloto de origem japonesa, dando assim continuidade ao programa de aquisição de 42 caças de quinta geração bem como à formação de pilotos e pessoal de manutenção. 
Fonte: JASDF


































































F-35A no RIAT 2016

No passado dia 8 de Fevereiro na Base Aérea de Luke no Arizona voou ao comandos de um F-35 o primeiro piloto de origem japonesa, dando assim continuidade ao programa de aquisição de 42 caças de quinta geração bem como à formação de pilotos e pessoal de manutenção. 
Fonte: JASDF


































































Tornados da Esquadra XV de Lossiemouth vão deixar de voar.


A Base Aérea de Lossiemouth da RAF prepara-se iniciar o fim de uma Era no próximo mês com o encerramento de uma das esquadras lendárias da base. A Esquadra XV ( Reserva ), uma das esquadras de Tornados que está baseada à mais de 20 anos vai acabar.


Esta unidade da RAF que participou em diversas operações militares históricas irá deixar de voar nos finais de Março iniciando-se assim o programa que a RAF tem de acabar com a frota do Tornado GR4 em 2019.


A ultima vez que tive a oportunidade de fotografar um Tornado desta esquadra foi durante o RIAT de 2015, ano em que se comemorou os 35 anos de treino conjunto de tripulações do Reino Unido, Alemanha e Itália. Fiquem bem. Jorge Ruivo





















































A Base Aérea de Lossiemouth da RAF prepara-se iniciar o fim de uma Era no próximo mês com o encerramento de uma das esquadras lendárias da base. A Esquadra XV ( Reserva ), uma das esquadras de Tornados que está baseada à mais de 20 anos vai acabar.


Esta unidade da RAF que participou em diversas operações militares históricas irá deixar de voar nos finais de Março iniciando-se assim o programa que a RAF tem de acabar com a frota do Tornado GR4 em 2019.


A ultima vez que tive a oportunidade de fotografar um Tornado desta esquadra foi durante o RIAT de 2015, ano em que se comemorou os 35 anos de treino conjunto de tripulações do Reino Unido, Alemanha e Itália. Fiquem bem. Jorge Ruivo




















































sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Saab 37 Viggen - 50 anos



Foi à 50 anos que o Saab 37 Viggen, único caça bombardeiro sueco fez o seu primeiro voo em 8 de Fevereiro de 1967. Projetado para substituir o Saab 32 Lancen e o Saab 35 Draken, o Viggen tornou-se o pilar da Força Aérea Sueca durante o auge da Guerra Fria.


O meu encontro com esta aeronave, ocorreu em 2013 durante as comemorações dos 100 da Real Força Aérea Holandesa. Fiquem bem. Jorge Ruivo










































Foi à 50 anos que o Saab 37 Viggen, único caça bombardeiro sueco fez o seu primeiro voo em 8 de Fevereiro de 1967. Projetado para substituir o Saab 32 Lancen e o Saab 35 Draken, o Viggen tornou-se o pilar da Força Aérea Sueca durante o auge da Guerra Fria.


O meu encontro com esta aeronave, ocorreu em 2013 durante as comemorações dos 100 da Real Força Aérea Holandesa. Fiquem bem. Jorge Ruivo








































sábado, 4 de fevereiro de 2017

Esquadra 201 faz hoje 59 anos - Parabéns



Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 59 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em Setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.


Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de Junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em Dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efectuaram cerca de 30.000 horas de voo.

No dia 4 de Outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efectuou 3 destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos, sendo o ultimo efectuado em 2016.


Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos.
Fonte: EMFA

























































Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 59 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em Setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.


Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de Junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em Dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efectuaram cerca de 30.000 horas de voo.

No dia 4 de Outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efectuou 3 destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos, sendo o ultimo efectuado em 2016.


Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos.
Fonte: EMFA