sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Demonstração do F-16 RDAF em Monte Real

 

Ao contrário das Forças Aéreas, Belga, a RAF ou a Armée de l'Air, a RDAF não tem um piloto de exibição dedicado designado para os festivais aéreos ao longo do ano - na verdade, tem três, o que pode parecer um número bastante alto. Não são pilotos de demonstração "a tempo integral" e as suas funções deste desempenho estão em paralelo com as suas funções diárias na Esquadra.

O vôo de performance não é fácil, especialmente com uma aeronave supersônica, por isso os requisitos para os candidatos são bastante rigorosos. Os potenciais pilotos de exibição RDAF devem ter 1200 horas no tipo, e a maioria dos pilotos também são líderes e instrutores de voo.

A RDAF selecionou o F-35 Lightning II para substituir o F16 Fighting Falcon e é uma das nações parceiras iniciais do projecto Joint Strike Fighter, assim como era com o F-16 no seu início operacional.

Vamos aguardar pela exibição do próximo domingo, 18 de setembro, para vermos a demonstração deste F-16 que tem uma pintura especial “Dannebrog 800 ar” que esperamos que seja esse que venha. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fotos: F-16 Solo Display RDAF
















































 

Ao contrário das Forças Aéreas, Belga, a RAF ou a Armée de l'Air, a RDAF não tem um piloto de exibição dedicado designado para os festivais aéreos ao longo do ano - na verdade, tem três, o que pode parecer um número bastante alto. Não são pilotos de demonstração "a tempo integral" e as suas funções deste desempenho estão em paralelo com as suas funções diárias na Esquadra.

O vôo de performance não é fácil, especialmente com uma aeronave supersônica, por isso os requisitos para os candidatos são bastante rigorosos. Os potenciais pilotos de exibição RDAF devem ter 1200 horas no tipo, e a maioria dos pilotos também são líderes e instrutores de voo.

A RDAF selecionou o F-35 Lightning II para substituir o F16 Fighting Falcon e é uma das nações parceiras iniciais do projecto Joint Strike Fighter, assim como era com o F-16 no seu início operacional.

Vamos aguardar pela exibição do próximo domingo, 18 de setembro, para vermos a demonstração deste F-16 que tem uma pintura especial “Dannebrog 800 ar” que esperamos que seja esse que venha. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fotos: F-16 Solo Display RDAF
















































quinta-feira, 8 de setembro de 2022

40 anos do Tornado ao serviço da Força Aérea Italiana

 

A Força Aérea Italiana comemorou hoje os 40 anos de serviço do caça Panavia Tornado na base aérea de Ghedi.

O evento foi assinalado com um Tornado pintado especialmente com esquema que assinala a sua vida operacional desde a fase de protótipo até a última pintura cinza de baixa visibilidade passando pela clássica camuflagem verde / ardósia e o deserto que foi usada no Golfo Pérsico na Guerra do Iraque.

As aeronaves em sua vida estiveram em serviço com os grupos 102º, 154º, 155º e 156º. Um curto período é adicionado quando o AM alugou a versão ADV da RAF com sede em Gioia del Colle na Ala 36, ​​onde naquela época havia um grupo de IDSs baseados há algum tempo também para uso anti-navio. O Tornado IDS e depois os ECRs estão agora baseados em Ghedi.                                            Fotos: Aeronautica Militare






































































 

A Força Aérea Italiana comemorou hoje os 40 anos de serviço do caça Panavia Tornado na base aérea de Ghedi.

O evento foi assinalado com um Tornado pintado especialmente com esquema que assinala a sua vida operacional desde a fase de protótipo até a última pintura cinza de baixa visibilidade passando pela clássica camuflagem verde / ardósia e o deserto que foi usada no Golfo Pérsico na Guerra do Iraque.

As aeronaves em sua vida estiveram em serviço com os grupos 102º, 154º, 155º e 156º. Um curto período é adicionado quando o AM alugou a versão ADV da RAF com sede em Gioia del Colle na Ala 36, ​​onde naquela época havia um grupo de IDSs baseados há algum tempo também para uso anti-navio. O Tornado IDS e depois os ECRs estão agora baseados em Ghedi.                                            Fotos: Aeronautica Militare






































































Lobos iniciam novo destacamento em Italia

 


Uma aeronave P-3C Cup+ e 36 militares vão integrar a Operação IRINI e Sea Guardian 2022, entre 6 de setembro e 8 de dezembro, operando a partir da Base Aérea de Sigonella, em Itália.

 

A Operação IRINI tem como objetivo a salvaguarda da vida humana, a prevenção de migração ilegal e o tráfico de seres humanos, bens e armamento. Já a Operação Sea Guardian surgiu como uma resposta da NATO, em apoio à União Europeia, à questão dos migrantes, com o intuito de garantir o embargo à Siria e Líbia, assim como a segurança das linhas de comunicação no Mediterrâneo.

 

A cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada realizou-se no dia 5 de setembro, na Base Aérea N. º 11, em Beja e foi presidida pelo Comandante Aéreo, Tenente-General Matos Branco, acompanhado pelo Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Major-General Teodorico Lopes.

Fonte: FAP





























 


Uma aeronave P-3C Cup+ e 36 militares vão integrar a Operação IRINI e Sea Guardian 2022, entre 6 de setembro e 8 de dezembro, operando a partir da Base Aérea de Sigonella, em Itália.

 

A Operação IRINI tem como objetivo a salvaguarda da vida humana, a prevenção de migração ilegal e o tráfico de seres humanos, bens e armamento. Já a Operação Sea Guardian surgiu como uma resposta da NATO, em apoio à União Europeia, à questão dos migrantes, com o intuito de garantir o embargo à Siria e Líbia, assim como a segurança das linhas de comunicação no Mediterrâneo.

 

A cerimónia de entrega do Estandarte Nacional à Força Nacional Destacada realizou-se no dia 5 de setembro, na Base Aérea N. º 11, em Beja e foi presidida pelo Comandante Aéreo, Tenente-General Matos Branco, acompanhado pelo Subchefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, Major-General Teodorico Lopes.

Fonte: FAP





























quarta-feira, 7 de setembro de 2022

VIPER SHIELD 2022 - Base Aérea Monte Real

 

Está a decorrer o exercício Viper Shield 2022 até ao dia 9 de Setembro na Base Aérea 5, a Base da Aviação de Caça em Portugal. Em treino estão as missões de Luta Aérea Defensiva – de dia e de noite – com o intuito de proteger centros de gravidade e alvos aéreos de elevado valor.

 

O Viper Shield 2022 permite aos F-16AM executar missões de treino com manobras de reabastecimento, diurnas e noturnas, com os motores em marcha – procedimento conhecido como Hot-Pit – por forma a reduzir o tempo da aeronave no solo. Estas manobras foram executadas na BA5 quando da presença dos F-16CJ americanos durante os Real Thaw

 

Através da técnica Hot-Pit minimiza-se os períodos de inatividade entre voos, permitindo aos pilotos efetuar várias saídas, com maior rapidez, agilidade e concentração do poder aéreo de combate. A elevada coordenação que tem de existir entre todos os intervenientes pela sua complexidade sem descorar a segurança, este exercício serve também para garantir a qualificação das tripulações. Fonte: FAP














































 

Está a decorrer o exercício Viper Shield 2022 até ao dia 9 de Setembro na Base Aérea 5, a Base da Aviação de Caça em Portugal. Em treino estão as missões de Luta Aérea Defensiva – de dia e de noite – com o intuito de proteger centros de gravidade e alvos aéreos de elevado valor.

 

O Viper Shield 2022 permite aos F-16AM executar missões de treino com manobras de reabastecimento, diurnas e noturnas, com os motores em marcha – procedimento conhecido como Hot-Pit – por forma a reduzir o tempo da aeronave no solo. Estas manobras foram executadas na BA5 quando da presença dos F-16CJ americanos durante os Real Thaw

 

Através da técnica Hot-Pit minimiza-se os períodos de inatividade entre voos, permitindo aos pilotos efetuar várias saídas, com maior rapidez, agilidade e concentração do poder aéreo de combate. A elevada coordenação que tem de existir entre todos os intervenientes pela sua complexidade sem descorar a segurança, este exercício serve também para garantir a qualificação das tripulações. Fonte: FAP














































domingo, 4 de setembro de 2022

Força Aérea adquire seis helicópteros Sikorski UH-60 Black Hawk

 

A Força Aérea adquiriu seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorski UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, com o intuito de integrar os meios próprios do Estado no combate aos incêndios rurais.

 

O contrato para aquisição dos novos meios foi assinado, no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária Arista Aviation Services, LLC. O contrato inclui o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos. A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1.º trimestre de 2023. Esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Fonte: Força Aérea Portuguesa










































 

A Força Aérea adquiriu seis helicópteros bombardeiros médios, Sikorski UH-60 Black Hawk, através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março, com o intuito de integrar os meios próprios do Estado no combate aos incêndios rurais.

 

O contrato para aquisição dos novos meios foi assinado, no passado dia 12 de agosto, com a empresa adjudicatária Arista Aviation Services, LLC. O contrato inclui o fornecimento de material e ferramentas, apoio técnico de manutenção até 2026 e formação para seis pilotos e 21 mecânicos. A entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para o 1.º trimestre de 2023. Esta aquisição é financiada em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

 

O helicóptero UH-60 Black Hawk permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros e respetivo equipamento, com uma autonomia, com largada de água, de cerca de 150 minutos. Possui a capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Fonte: Força Aérea Portuguesa