Ao contrário das Forças Aéreas, Belga, a RAF ou a Armée de
l'Air, a RDAF não tem um piloto de exibição dedicado designado para os
festivais aéreos ao longo do ano - na verdade, tem três, o que pode parecer um
número bastante alto. Não são pilotos de demonstração "a tempo
integral" e as suas funções deste desempenho estão em paralelo com as suas
funções diárias na Esquadra.
O vôo de performance não é fácil, especialmente com uma aeronave
supersônica, por isso os requisitos para os candidatos são bastante rigorosos.
Os potenciais pilotos de exibição RDAF devem ter 1200 horas no tipo, e a
maioria dos pilotos também são líderes e instrutores de voo.
A RDAF selecionou o F-35 Lightning II para substituir o F16 Fighting
Falcon e é uma das nações parceiras iniciais do projecto Joint Strike Fighter,
assim como era com o F-16 no seu início operacional.
Vamos aguardar pela exibição do próximo domingo, 18 de setembro,
para vermos a demonstração deste F-16 que tem uma pintura especial “Dannebrog
800 ar” que esperamos que seja esse que venha. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Fotos: F-16 Solo Display RDAF