terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Epsilon TB-30 - 34 anos a operar na Força Aérea Portuguesa

 

A 31 Janeiro de 1989 marca a chegada do primeiro Epsilon TB-30 de um total de 18 adquiridos pela Força Aérea Portuguesa. Os restantes 17 seriam montados nas OGMA tendo o primeiro sido entregue em Março desse ano e o ultimo em junho de 1990.


Nesta mesma data a Esquadra 101 Roncos muda-se da Base Aérea 2 Ota para a Base Aérea nº1 Sintra deixando nessa data de operar o DCH-1 Chipmunk, atualmente a Esquadra 101 está sediada na Base Aérea nº11 de Beja.

Fiquem bem, Jorge Ruivo



















 

A 31 Janeiro de 1989 marca a chegada do primeiro Epsilon TB-30 de um total de 18 adquiridos pela Força Aérea Portuguesa. Os restantes 17 seriam montados nas OGMA tendo o primeiro sido entregue em Março desse ano e o ultimo em junho de 1990.


Nesta mesma data a Esquadra 101 Roncos muda-se da Base Aérea 2 Ota para a Base Aérea nº1 Sintra deixando nessa data de operar o DCH-1 Chipmunk, atualmente a Esquadra 101 está sediada na Base Aérea nº11 de Beja.

Fiquem bem, Jorge Ruivo



















Real Thaw 2018 - A ultima missão do Alphajet

 

Faz hoje 5 anos que neste dia 31 e depois de 65 anos a formar pilotos, os Caracóis encerram um capítulo da história da Força Aérea Portuguesa bem como o Alpha Jet termina o seu contributo operacional tendo voado 25 anos com as cores da Cruz de Cristo.

Um dia que ficará na memória de todos os militares que passaram e serviram nesta Esquadra. Pelas 14.50 descolaram os Alpha Jet 15211 e 15206 para a ultima missão integrada no exercício Real Thaw, tendo o corte do motor sido efectuado uma hora e meia depois.

Será sem duvida nenhuma ,um orgulho para todos os militares que serviram na Esquadra 103 e também para todos os que deram o seu contributo para os elevados índices de segurança atingidos.

Aos entusiastas da aviação, ficámos mais pobres mas temos com certeza matéria suficiente para encher o nosso capítulo das memórias com fotos fantásticas dos Alpha Jet, Patrulha Cruz de Cristo e dos Asas de Portugal. Fiquem bem, Jorge Ruivo

 











































 

Faz hoje 5 anos que neste dia 31 e depois de 65 anos a formar pilotos, os Caracóis encerram um capítulo da história da Força Aérea Portuguesa bem como o Alpha Jet termina o seu contributo operacional tendo voado 25 anos com as cores da Cruz de Cristo.

Um dia que ficará na memória de todos os militares que passaram e serviram nesta Esquadra. Pelas 14.50 descolaram os Alpha Jet 15211 e 15206 para a ultima missão integrada no exercício Real Thaw, tendo o corte do motor sido efectuado uma hora e meia depois.

Será sem duvida nenhuma ,um orgulho para todos os militares que serviram na Esquadra 103 e também para todos os que deram o seu contributo para os elevados índices de segurança atingidos.

Aos entusiastas da aviação, ficámos mais pobres mas temos com certeza matéria suficiente para encher o nosso capítulo das memórias com fotos fantásticas dos Alpha Jet, Patrulha Cruz de Cristo e dos Asas de Portugal. Fiquem bem, Jorge Ruivo

 











































segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Peace Atlantis I - Faz hoje 29 anos que a FAP aceitou o primeiro F-16A

 



Em 30 de Janeiro de 1994 a Força Aérea aceitou o seu primeiro F-16A 15101 (na altura 5101)

A Força Aérea Portuguesa entrou na era F-16 quando o programa Peace Atlantis I foi iniciado com a assinatura de uma Carta de Aceitação em agosto de 1990. 

O acordo foi em parte um pagamento pelo uso (pelos EUA) da Lajes AB nos Açores. Incluiu não só as 20 aeronaves F-16 do bloco 15OCU (17 A's e 3 B's) com motores PW, mas também o apoio logístico inicial: peças de reposição, equipamentos de apoio, livros, instrução de pilotos e pessoal de manutenção, participação no Grupo de Coordenação Técnica do F-16, Programa de Integridade Estrutural de Aeronaves F-16, na Gestão Internacional de Motores - Motores F100, Programa de Melhoria de Sistemas de Guerra Eletrônica EWSIP (Electronic Warfare Systems Improvement Program), entre outros.

As aeronaves foram construídas de acordo com o padrão Block 15OCU, o que as torna quase idênticas ao F-16 ADF (Air Defense Fighter).. A configuração da aeronave é quase padrão, mas recebeu algumas melhorias, principalmente o Ring Laser Gyro, o Wide-Angle HUD, motor Pratt & Whitney F100-PW-220E com DEEC e provisões para o uso do AIM-120 AMRAAM.

Fonte: f-16.net







































 



Em 30 de Janeiro de 1994 a Força Aérea aceitou o seu primeiro F-16A 15101 (na altura 5101)

A Força Aérea Portuguesa entrou na era F-16 quando o programa Peace Atlantis I foi iniciado com a assinatura de uma Carta de Aceitação em agosto de 1990. 

O acordo foi em parte um pagamento pelo uso (pelos EUA) da Lajes AB nos Açores. Incluiu não só as 20 aeronaves F-16 do bloco 15OCU (17 A's e 3 B's) com motores PW, mas também o apoio logístico inicial: peças de reposição, equipamentos de apoio, livros, instrução de pilotos e pessoal de manutenção, participação no Grupo de Coordenação Técnica do F-16, Programa de Integridade Estrutural de Aeronaves F-16, na Gestão Internacional de Motores - Motores F100, Programa de Melhoria de Sistemas de Guerra Eletrônica EWSIP (Electronic Warfare Systems Improvement Program), entre outros.

As aeronaves foram construídas de acordo com o padrão Block 15OCU, o que as torna quase idênticas ao F-16 ADF (Air Defense Fighter).. A configuração da aeronave é quase padrão, mas recebeu algumas melhorias, principalmente o Ring Laser Gyro, o Wide-Angle HUD, motor Pratt & Whitney F100-PW-220E com DEEC e provisões para o uso do AIM-120 AMRAAM.

Fonte: f-16.net







































sábado, 28 de janeiro de 2023

Força Aérea Portuguesa em operação conjunta na apreensão de droga

 

A Força Aérea, a Marinha, a Autoridade Marítima e a Polícia Judiciária desenvolveram uma operação em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação e apreensão de duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potencia, suspeitas de transportarem droga. 

Esta operação começou com um alerta da Força Aérea Portuguesa que se encontrava a patrulhar a zona numa missão de rotina de patrulhamento marítimo  e monitorizou movimentos suspeitos em embarcações.

Alertadas as autoridades competentes, seguiu-se uma operação de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações que se encontravam juntas, a cerca de 60 milhas náuticas a sul de território continental.

Foram apreendidas duas embarcações de alta velocidade, equipadas com motores de elevada potência, suspeitas de transportarem produto estupefaciente, a detenção de cinco homens, com idades compreendidas entre 36 e os 49 anos, e a apreensão de cerca de 127 fardos de estupefaciente, com aproximadamente 4.500 kg.

Fonte: FAP


























 

A Força Aérea, a Marinha, a Autoridade Marítima e a Polícia Judiciária desenvolveram uma operação em águas internacionais a sul de Portugal, que resultou na identificação e apreensão de duas embarcações de alta velocidade, semirrígidas e equipadas com motores de elevada potencia, suspeitas de transportarem droga. 

Esta operação começou com um alerta da Força Aérea Portuguesa que se encontrava a patrulhar a zona numa missão de rotina de patrulhamento marítimo  e monitorizou movimentos suspeitos em embarcações.

Alertadas as autoridades competentes, seguiu-se uma operação de abordagem em águas internacionais, visando as referidas embarcações que se encontravam juntas, a cerca de 60 milhas náuticas a sul de território continental.

Foram apreendidas duas embarcações de alta velocidade, equipadas com motores de elevada potência, suspeitas de transportarem produto estupefaciente, a detenção de cinco homens, com idades compreendidas entre 36 e os 49 anos, e a apreensão de cerca de 127 fardos de estupefaciente, com aproximadamente 4.500 kg.

Fonte: FAP


























quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

2023 - As datas dos exercícios da Força Aérea Portuguesa

 

No inicio do ano todos os entusiastas da aviação militar começam na procura de informação sobre as datas dos eventos militares que vão ocorrer em Portugal de forma a conseguir fazer um bom planeamento do seu hobby.

Existem alguns websites na net, como é o caso do Scramble com a previsão de datas dos eventos com alguma antecipação e então temos:

- Real Thaw -----  27 Fevereiro a 10 de Março  --- Base Aérea nº11 Beja

- Hot Blade ------  05 de Junho a 28 de Junho  ---- Base Aérea nº11 Beja

- ETAP-T --------  02 de Julho a 14 de Julho -------  Base Aérea nº11 Beja

Existe ainda a informação de que o Aniversário da Força Aérea Portuguesa este ano será comemorado na cidade de Bragança e será coincidente com o conhecido "Careto Airshow" no dia 24 de Junho.

Estas informações carecem de confirmação por parte da Força Aérea Portuguesa, que a seu tempo as deverá  divulgar com toda a certeza, no entanto já é um ponto de partida para efetuarem um primeiro planeamento. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fontes:  Scramble.nl  e  ToM Trás os Montes
















 

No inicio do ano todos os entusiastas da aviação militar começam na procura de informação sobre as datas dos eventos militares que vão ocorrer em Portugal de forma a conseguir fazer um bom planeamento do seu hobby.

Existem alguns websites na net, como é o caso do Scramble com a previsão de datas dos eventos com alguma antecipação e então temos:

- Real Thaw -----  27 Fevereiro a 10 de Março  --- Base Aérea nº11 Beja

- Hot Blade ------  05 de Junho a 28 de Junho  ---- Base Aérea nº11 Beja

- ETAP-T --------  02 de Julho a 14 de Julho -------  Base Aérea nº11 Beja

Existe ainda a informação de que o Aniversário da Força Aérea Portuguesa este ano será comemorado na cidade de Bragança e será coincidente com o conhecido "Careto Airshow" no dia 24 de Junho.

Estas informações carecem de confirmação por parte da Força Aérea Portuguesa, que a seu tempo as deverá  divulgar com toda a certeza, no entanto já é um ponto de partida para efetuarem um primeiro planeamento. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fontes:  Scramble.nl  e  ToM Trás os Montes
















terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Os Elefantes da Esquadra 502 comemoram 68 anos

 

A Esquadra 502 dos Elefantes foi criada em 1978, atualmente está sediada na Base Aérea do Montijo e opera o C-295M Persuater, mas as raízes remontam a 1937, com a Esquadra 32, nessa altura operava o Junkers JU-52. Mas foi em janeiro de 1955 na Base Aérea de Tancos que ao ser criada a Esquadrilha de Ligação e Treino (ELT) com os Piper Cub L-21 e Oxfords é reconhecido oficialmente a origem dos Elefantes.

Uns anos mais tarde, no ano de 1971 recebe os Nord Atlas e os C-212 Aviocar chegam no ano de 1974. Em 2007 a Força Aérea Portuguesa adquire 12 aeronaves EADS C-295 M para substituírem o C-212 Aviocar. Sete destas aeronaves estão configuradas para transporte aéreo tático e as restantes cinco para vigilância marítima.

A missão dos Elefantes prende-se com a execução de operações de transporte Aéreo, busca e salvamento, vigilância marítima, reconhecimento e fotografia aérea bem como a instrução de navegadores. Gostaria de salientar aqui o contributo forte dos Elefantes na execução e apoio em missões carácter humanitário.

Ao longo destes últimos anos tive a oportunidade de fotografar os Elefantes em diversas ocasiões, desde spotterdays, exercícios militares, festivais aéreos nacionais e internacionais e nesta data festiva gostaria de partilhar algumas, hoje os atuais e antigos Elefantes estão de parabéns. É uma esquadra através da qual a Força Aérea Portuguesa executa muitas missões de carácter humanitário e apoio direto à população sem esquecer os que hoje mesmo estão destacados na prevenção e salvamento de vidas humanas, Elefantes, parabéns e mantenham-se em segurança.






































































 

A Esquadra 502 dos Elefantes foi criada em 1978, atualmente está sediada na Base Aérea do Montijo e opera o C-295M Persuater, mas as raízes remontam a 1937, com a Esquadra 32, nessa altura operava o Junkers JU-52. Mas foi em janeiro de 1955 na Base Aérea de Tancos que ao ser criada a Esquadrilha de Ligação e Treino (ELT) com os Piper Cub L-21 e Oxfords é reconhecido oficialmente a origem dos Elefantes.

Uns anos mais tarde, no ano de 1971 recebe os Nord Atlas e os C-212 Aviocar chegam no ano de 1974. Em 2007 a Força Aérea Portuguesa adquire 12 aeronaves EADS C-295 M para substituírem o C-212 Aviocar. Sete destas aeronaves estão configuradas para transporte aéreo tático e as restantes cinco para vigilância marítima.

A missão dos Elefantes prende-se com a execução de operações de transporte Aéreo, busca e salvamento, vigilância marítima, reconhecimento e fotografia aérea bem como a instrução de navegadores. Gostaria de salientar aqui o contributo forte dos Elefantes na execução e apoio em missões carácter humanitário.

Ao longo destes últimos anos tive a oportunidade de fotografar os Elefantes em diversas ocasiões, desde spotterdays, exercícios militares, festivais aéreos nacionais e internacionais e nesta data festiva gostaria de partilhar algumas, hoje os atuais e antigos Elefantes estão de parabéns. É uma esquadra através da qual a Força Aérea Portuguesa executa muitas missões de carácter humanitário e apoio direto à população sem esquecer os que hoje mesmo estão destacados na prevenção e salvamento de vidas humanas, Elefantes, parabéns e mantenham-se em segurança.






































































segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Os Zangões da Esquadra 552 treinam na Serra da Estrela

 

A Esquadra 552 “Zangões” realizou na passada semana treinos de voo de montanha e treinos de busca e salvamento em terreno montanhoso no Aeródromo Municipal de Seia. O destacamento com 28 militares e dois AW119 Koala, iniciou na passada segunda-feira, 16 de janeiro, e terminou na sexta-feira.

 

Este tipo de destacamento tem como principais objectivos a requalificação e manutenção dos militares da esquadra nesta tipologia de missões, uma vez que este tipo de voo tem características muito exigentes, como limitações de potência, capacidades de manobra reduzidas, entre outras. 

A Esquadra 552 – “Zangões” tem como missão o transporte aéreo táctico, sendo também responsável pela formação dos pilotos de helicópteros. Sediada na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, garante um destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 1, Ovar, para as missões de Busca e Salvamento e transportes médicos aéreos.

Fonte e Fotos: Força Aérea Portuguesa




































 

A Esquadra 552 “Zangões” realizou na passada semana treinos de voo de montanha e treinos de busca e salvamento em terreno montanhoso no Aeródromo Municipal de Seia. O destacamento com 28 militares e dois AW119 Koala, iniciou na passada segunda-feira, 16 de janeiro, e terminou na sexta-feira.

 

Este tipo de destacamento tem como principais objectivos a requalificação e manutenção dos militares da esquadra nesta tipologia de missões, uma vez que este tipo de voo tem características muito exigentes, como limitações de potência, capacidades de manobra reduzidas, entre outras. 

A Esquadra 552 – “Zangões” tem como missão o transporte aéreo táctico, sendo também responsável pela formação dos pilotos de helicópteros. Sediada na Base Aérea N.º 11 (BA11), em Beja, garante um destacamento permanente no Aeródromo de Manobra N.º 1, Ovar, para as missões de Busca e Salvamento e transportes médicos aéreos.

Fonte e Fotos: Força Aérea Portuguesa




































Esquadra 301 Jaguares de parabéns pelos 54 anos

 

Os Jaguares estão de parabéns pelos seus 54 anos de aniversário. Foi em janeiro de 1969 que os Jaguares iniciaram as suas operações na AB5 Nacala, em Moçambique, com a designação de Esquadra 502. Com o final da guerra do ultramar e a reestruturação da Força Aérea, os Jaguares passaram a operar a partir da Base Aérea nº6 do Montijo com a designação de Esquadra 63, tendo sido alterada para Esquadra 301 em 1978.

Os Jaguares continuaram a operar o Fiat G-91 até ao ano de 1993, participando em diversos exercícios militares tendo organizado por três vezes o exercício NATO Tiger Meet em 1987, 1996 e 2002 reunindo diversas esquadras pertencentes à NATO Tiger Association da qual é membro de pleno direito desde 1979.

Em 1994 a esquadra foi transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, foi equipada com o Alphajet e mantendo a mesma missão atribuída, até ao ano 2004, em que foi transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e equipada com os modernos F-16AM na sua versão modernizada.

Fazendo jus ao seu lema, "De nada a forte gente se temia", de dia ou de noite, a Esquadra 301 Jaguares opera a partir da Base Aérea de Monte Real, tendo participado em diversos exercícios militares e demonstrado toda a sua capacidade operacional em várias missões da NATO como o Baltic Air Policing, Falcon Defence, Noble Arrow entre outros.























































































 

Os Jaguares estão de parabéns pelos seus 54 anos de aniversário. Foi em janeiro de 1969 que os Jaguares iniciaram as suas operações na AB5 Nacala, em Moçambique, com a designação de Esquadra 502. Com o final da guerra do ultramar e a reestruturação da Força Aérea, os Jaguares passaram a operar a partir da Base Aérea nº6 do Montijo com a designação de Esquadra 63, tendo sido alterada para Esquadra 301 em 1978.

Os Jaguares continuaram a operar o Fiat G-91 até ao ano de 1993, participando em diversos exercícios militares tendo organizado por três vezes o exercício NATO Tiger Meet em 1987, 1996 e 2002 reunindo diversas esquadras pertencentes à NATO Tiger Association da qual é membro de pleno direito desde 1979.

Em 1994 a esquadra foi transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, foi equipada com o Alphajet e mantendo a mesma missão atribuída, até ao ano 2004, em que foi transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e equipada com os modernos F-16AM na sua versão modernizada.

Fazendo jus ao seu lema, "De nada a forte gente se temia", de dia ou de noite, a Esquadra 301 Jaguares opera a partir da Base Aérea de Monte Real, tendo participado em diversos exercícios militares e demonstrado toda a sua capacidade operacional em várias missões da NATO como o Baltic Air Policing, Falcon Defence, Noble Arrow entre outros.























































































quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

OGMA entrega aeronave C295 à Força Aérea Portuguesa

 




A OGMA entregou, no passado dia 12 de Janeiro, uma aeronave C-295 à Força Aérea Portuguesa, ao abrigo do contrato existente com a Airbus, para a manutenção deste tipo. A aeronave realizou uma inspeção 2Y+6M+300H+600H+SBs, correção de defeitos e serviços de manutenção adicionais.

Fonte: OGMA









































 




A OGMA entregou, no passado dia 12 de Janeiro, uma aeronave C-295 à Força Aérea Portuguesa, ao abrigo do contrato existente com a Airbus, para a manutenção deste tipo. A aeronave realizou uma inspeção 2Y+6M+300H+600H+SBs, correção de defeitos e serviços de manutenção adicionais.

Fonte: OGMA









































terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Força Aérea Belga assume vigilância do espaço aéreo do Benelux.

 

A Força Aérea Belga iniciou no passado dia 12 de Janeiro a monitorização do espaço aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Os F-16 belgas assumem o Alerta de Reacção Rápida (QRA) anteriormente desempenhado pela Real Força Aérea Holandesa. Esta tarefa é assumida por estes dois países alternadamente.

Para o efeito, 2 aviões de caça estão permanentemente disponíveis e devido ao estado de alerta, os F-16 podem descolar em minutos e interceptar uma aeronave não identificada que entrar no espaço aéreo sem permissão.

Nos próximos meses, os caças estarão de prontidão em 2 bases aéreas belgas: Kleine-Brogel no norte do país e Florennes no sul. A gestão é feita através do Centro de Controle e Operações em Beauvechain. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: RNLAF































 

A Força Aérea Belga iniciou no passado dia 12 de Janeiro a monitorização do espaço aéreo da Bélgica, Holanda e Luxemburgo. Os F-16 belgas assumem o Alerta de Reacção Rápida (QRA) anteriormente desempenhado pela Real Força Aérea Holandesa. Esta tarefa é assumida por estes dois países alternadamente.

Para o efeito, 2 aviões de caça estão permanentemente disponíveis e devido ao estado de alerta, os F-16 podem descolar em minutos e interceptar uma aeronave não identificada que entrar no espaço aéreo sem permissão.

Nos próximos meses, os caças estarão de prontidão em 2 bases aéreas belgas: Kleine-Brogel no norte do país e Florennes no sul. A gestão é feita através do Centro de Controle e Operações em Beauvechain. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: RNLAF































sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Foi há 6 Anos o Spotterday para a despedida do Alphajet

 

Dia 13 de Janeiro de 2018 foi dia dos entusiastas da aviação rumarem a Beja para testemunharem o fim do Alphajet ao fim de 25 anos a operar na Força Aérea Portuguesa.

Para esse dia a Força Aérea preparou um evento onde nos permitiu estarmos próximo da última missão da Esquadra 103 a operar o Alphajet e de facto fomos brindados com 6 aviões que passaram em formação para que fique em registo fotográfico.

O tempo também esteve favorável, desde céu azul com nuvens ou mesmo nuvens bastante escuras, houve para todos os gostos. Iniciei a fotografia de aviões em 1979, curiosamente a primeira foi de uma aeronave da Esquadra dos Caracóis, um T-33 e lamento que ao fim de 44 anos, nesse dia 13 de janeiro de 2018, talvez tenha fotografado a última aeronave pertencente à Esquadra 103 Caracóis que se mantém descativada nos dias de hoje. Ficam as recordações.
















 

Dia 13 de Janeiro de 2018 foi dia dos entusiastas da aviação rumarem a Beja para testemunharem o fim do Alphajet ao fim de 25 anos a operar na Força Aérea Portuguesa.

Para esse dia a Força Aérea preparou um evento onde nos permitiu estarmos próximo da última missão da Esquadra 103 a operar o Alphajet e de facto fomos brindados com 6 aviões que passaram em formação para que fique em registo fotográfico.

O tempo também esteve favorável, desde céu azul com nuvens ou mesmo nuvens bastante escuras, houve para todos os gostos. Iniciei a fotografia de aviões em 1979, curiosamente a primeira foi de uma aeronave da Esquadra dos Caracóis, um T-33 e lamento que ao fim de 44 anos, nesse dia 13 de janeiro de 2018, talvez tenha fotografado a última aeronave pertencente à Esquadra 103 Caracóis que se mantém descativada nos dias de hoje. Ficam as recordações.
















quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Os Linces da Esquadra 504 comemoram 38 anos

Foi há precisamente 38 anos que nasceu a Esquadra 504 Linces da Força Aérea Portuguesa, no dia 12 de janeiro de 1985 e foi criada para apoiar missões com um carácter de âmbito civil com a aquisição de 3 Falcon 20. Os Linces têm como missão principal executar operações de transporte aéreo especial, geralmente transporte de altas individualidades da Nação e em representação do Estado e como missão secundária executar voos de verificação de rádio ajudas à navegação. 

Paralelamente a estas missões, a Esquadra 504 executa missões de âmbito humanitário no apoio direto à população, ou seja, mais concretamente o transporte de órgãos humanos para transplante e evacuações sanitárias. Atualmente a Esquadra está a operar o Falcon 50 em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra nº1 em Figo Maduro com um grau de prontidão bastante elevado, sem estarem de alerta. 

Paralelamente a estas missões, a Esquadra 504 executa missões de âmbito humanitário, ou seja, mais concretamente o transporte de órgãos humanos para transplante e evacuações sanitárias. Atualmente a Esquadra está a operar o Falcon 50 em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra nº1 em Figo Maduro com um grau de prontidão bastante elevado, sem estarem de alerta. 

@FAP

Aqui fica o meu contributo para este marco tão importante com 3 fotos do Falcon, especialmente para elevar o facto de se tratar de uma Esquadra onde a Força Aérea Portuguesa contribui fortemente em missões de carácter humanitário e meus caros se avistarem um Falcon 50 com a Cruz de Cristo, podem muito bem-estar a voar para salvar mais uma vida humana. Parabéns Linces.












































Foi há precisamente 38 anos que nasceu a Esquadra 504 Linces da Força Aérea Portuguesa, no dia 12 de janeiro de 1985 e foi criada para apoiar missões com um carácter de âmbito civil com a aquisição de 3 Falcon 20. Os Linces têm como missão principal executar operações de transporte aéreo especial, geralmente transporte de altas individualidades da Nação e em representação do Estado e como missão secundária executar voos de verificação de rádio ajudas à navegação. 

Paralelamente a estas missões, a Esquadra 504 executa missões de âmbito humanitário no apoio direto à população, ou seja, mais concretamente o transporte de órgãos humanos para transplante e evacuações sanitárias. Atualmente a Esquadra está a operar o Falcon 50 em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra nº1 em Figo Maduro com um grau de prontidão bastante elevado, sem estarem de alerta. 

Paralelamente a estas missões, a Esquadra 504 executa missões de âmbito humanitário, ou seja, mais concretamente o transporte de órgãos humanos para transplante e evacuações sanitárias. Atualmente a Esquadra está a operar o Falcon 50 em destacamento permanente no Aeródromo de Manobra nº1 em Figo Maduro com um grau de prontidão bastante elevado, sem estarem de alerta. 

@FAP

Aqui fica o meu contributo para este marco tão importante com 3 fotos do Falcon, especialmente para elevar o facto de se tratar de uma Esquadra onde a Força Aérea Portuguesa contribui fortemente em missões de carácter humanitário e meus caros se avistarem um Falcon 50 com a Cruz de Cristo, podem muito bem-estar a voar para salvar mais uma vida humana. Parabéns Linces.












































quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Força Aérea Belga - Retirada dos F-16 e treino nos novos F-35

 

A modernização da Força Aérea Belga vai entrar na próxima fase, neste semestre, quando iniciará a retirada de serviço dos caças F-16 e o treino nos novos F-35.

O F-16AM com o número de cauda FA-95 irá ser o primeiro a ser retirado de serviço, construído em 1985 e atingindo cerca de 8.000 horas de voo, chegará assim ao fim de vida útil programada. A Bélgica possui atualmente 51 dos 160 F-16 originalmente entregues.

Entretanto os primeiros pilotos e técnicos começaram o treino no caça Lockheed Martin F-35A Lightning II com a Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Luke, no estado americano do Arizona. A transição do F-16 para o F-35ª, dos quais a Bélgica encomendou 35 exemplares, deve ser concluída até 2028.

Uma curiosidade, o F-16AM FA-95, esteve destacado na Base Aérea de Monte Real em 2022 durante o treino que normalmente a esquadra OCU (Operational Conversion Unit) faz em território nacional. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Força Aérea Belga. 






























 

A modernização da Força Aérea Belga vai entrar na próxima fase, neste semestre, quando iniciará a retirada de serviço dos caças F-16 e o treino nos novos F-35.

O F-16AM com o número de cauda FA-95 irá ser o primeiro a ser retirado de serviço, construído em 1985 e atingindo cerca de 8.000 horas de voo, chegará assim ao fim de vida útil programada. A Bélgica possui atualmente 51 dos 160 F-16 originalmente entregues.

Entretanto os primeiros pilotos e técnicos começaram o treino no caça Lockheed Martin F-35A Lightning II com a Força Aérea dos EUA na Base Aérea de Luke, no estado americano do Arizona. A transição do F-16 para o F-35ª, dos quais a Bélgica encomendou 35 exemplares, deve ser concluída até 2028.

Uma curiosidade, o F-16AM FA-95, esteve destacado na Base Aérea de Monte Real em 2022 durante o treino que normalmente a esquadra OCU (Operational Conversion Unit) faz em território nacional. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Força Aérea Belga. 






























terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Canadá anuncia a aquisição do F-35 Lightning II

 


O governo do Canadá anunciou a aquisição da aeronave F-35 Lightning II de 5ª geração da Lockheed Martin como resultado final do concurso "Future Fighter Capability Project".

A Royal Canadian Air Force receberá 88 caças furtivos F-35A, uma solução de sustentação adaptada aos requisitos soberanos do Canadá e um programa de treino abrangente. As primeiras entregas estão previstas para começar em 2026, e o Canadá deverá atingir a capacidade operacional total com toda a nossa frota entre 2032 e 2034.

De acordo com fonte governamental, a aquisição e manutenção inicial do projeto F-35 tem o potencial de contribuir com mais de $ 425 milhões anualmente para o produto interno bruto do Canadá, cerca de 3.300 empregos anuais para a indústria canadense e parceiros da cadeia de valor durante um período de 25 anos (direto e indireto).

Esta aquisição do F-35, fortalece a capacidade operacional do Canadá para com seus aliados como uma pedra angular para a interoperabilidade com o NORAD e a OTAN. Até ao momento, o F-35 opera a partir de 27 bases em todo o mundo, com nove nações operando F-35s em seu território. Existem mais de 890 F-35 em serviço hoje, com mais de 1.870 pilotos e 13.500 mantenedores treinados na aeronave. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Governo Canadá e Lockheed Martin

































 


O governo do Canadá anunciou a aquisição da aeronave F-35 Lightning II de 5ª geração da Lockheed Martin como resultado final do concurso "Future Fighter Capability Project".

A Royal Canadian Air Force receberá 88 caças furtivos F-35A, uma solução de sustentação adaptada aos requisitos soberanos do Canadá e um programa de treino abrangente. As primeiras entregas estão previstas para começar em 2026, e o Canadá deverá atingir a capacidade operacional total com toda a nossa frota entre 2032 e 2034.

De acordo com fonte governamental, a aquisição e manutenção inicial do projeto F-35 tem o potencial de contribuir com mais de $ 425 milhões anualmente para o produto interno bruto do Canadá, cerca de 3.300 empregos anuais para a indústria canadense e parceiros da cadeia de valor durante um período de 25 anos (direto e indireto).

Esta aquisição do F-35, fortalece a capacidade operacional do Canadá para com seus aliados como uma pedra angular para a interoperabilidade com o NORAD e a OTAN. Até ao momento, o F-35 opera a partir de 27 bases em todo o mundo, com nove nações operando F-35s em seu território. Existem mais de 890 F-35 em serviço hoje, com mais de 1.870 pilotos e 13.500 mantenedores treinados na aeronave. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Governo Canadá e Lockheed Martin