Quando voou pela primeira vez no início dos anos 80, o F-117
Nighthawk foi a primeira aeronave furtiva operacional. O F-117 está
oficialmente retirado de serviço há cerca de 15 anos, no entanto ainda está a
ser utilizado para treinar pilotos dos EUA para combater aviões furtivos
inimigos e mísseis de cruzeiro.
A Força Aérea dos Estados Unidos está a fazer planos para
manter alguns de seus Nighthawks a voar até pelo menos 2034. Um pedido de
informações (RFI) da Força Aérea dos EUA publicada no outono de 2022 teve por objetivo procurar empresas interessadas num potencial contrato de 10 anos para
fornecer toda a manutenção para o F-117, com início em 2024.
Ocasionalmente, o F-117 foi visto a treinar com aeronaves
mais novas, como o F-35B do Corpo de Fuzileiros Navais na costa da Califórnia
em abril e com jatos de quarta e quinta geração sobre a Geórgia em maio. Ainda
mais intrigantes são os relatos de que o F-117 está a ser usado para simular
mísseis de cruzeiro para treino de defesa antimísseis.
Apenas 59 F-117 foram construídos, além de cinco protótipos.
Por ser um projeto furtivo inicial com rígidos requisitos de manutenção, a
Força Aérea decidiu retirar o avião quando surgiu a nova geração de aeronaves
furtivas - os caças F-22 e F-35 e o bombardeiro B-2. Mas parece que ainda há
vida para o velho Nighthawk. Fiquem bem, Jorge Ruivo
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