sexta-feira, 21 de outubro de 2022

PORTUGAL AIR SUMMIT 2022

 

Decorreu de 12 a 15 de Outubro mais uma edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, no Aeródromo de Ponte de Sor.

A 6ª edição do Portugal Air Summit, teve como tema central “Flying for a World of Opportunities. Os primeiros 3 dias do evento foram direcionados maioritariamente para Profissionais, seguidos de 1 dia para o Público em Geral com um programa preenchido com demonstrações, Airshows e um Espectáculo Noturno.

De acordo com a organização, teve um formato hibrido com a presença de público em geral, convidados e oradores, podendo alguns estarem remotamente, e sendo transmitido numa emissão televisiva continua, via streaming, worldwide.

Os visitantes puderam ver de perto os aviões e pilotos, com especial destaque para o Spitfire, o mítico avião da II Grande Guerra Mundial e o avião A321neo da TAP, conhecido pela sua “pintura especial RETRO (CS-TJR), os aviões do Air Race Championship, ainda a patrulha Quiote, os JacobStars, Luis Garção, entre outros, para além dos Roncos e Aguias da Força Aérea Portuguesa.

No período da noite, decorreu um espectáculo de velocidade e luz, cor, música e pirotecnia, denominado por “Aerosparx”, onde dois aviões, equipados com leds na fuselagem e pirotecnia nas asas, efectuaram  uma coreografia diferente do que estamos habituados a ver.

Mas o foco do CannonTwo irá para o Festival Aéreo que decorreu no sábado com a presença de dezenas de aeronaves nas diversas demonstrações aérea e exposição estática, sendo por isso uma delícia para os entusiastas/amantes da aviação. Fiquem bem, Jorge Ruivo


























 

Decorreu de 12 a 15 de Outubro mais uma edição do Portugal Air Summit, a maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica, no Aeródromo de Ponte de Sor.

A 6ª edição do Portugal Air Summit, teve como tema central “Flying for a World of Opportunities. Os primeiros 3 dias do evento foram direcionados maioritariamente para Profissionais, seguidos de 1 dia para o Público em Geral com um programa preenchido com demonstrações, Airshows e um Espectáculo Noturno.

De acordo com a organização, teve um formato hibrido com a presença de público em geral, convidados e oradores, podendo alguns estarem remotamente, e sendo transmitido numa emissão televisiva continua, via streaming, worldwide.

Os visitantes puderam ver de perto os aviões e pilotos, com especial destaque para o Spitfire, o mítico avião da II Grande Guerra Mundial e o avião A321neo da TAP, conhecido pela sua “pintura especial RETRO (CS-TJR), os aviões do Air Race Championship, ainda a patrulha Quiote, os JacobStars, Luis Garção, entre outros, para além dos Roncos e Aguias da Força Aérea Portuguesa.

No período da noite, decorreu um espectáculo de velocidade e luz, cor, música e pirotecnia, denominado por “Aerosparx”, onde dois aviões, equipados com leds na fuselagem e pirotecnia nas asas, efectuaram  uma coreografia diferente do que estamos habituados a ver.

Mas o foco do CannonTwo irá para o Festival Aéreo que decorreu no sábado com a presença de dezenas de aeronaves nas diversas demonstrações aérea e exposição estática, sendo por isso uma delícia para os entusiastas/amantes da aviação. Fiquem bem, Jorge Ruivo


























quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Apresentação do primeiro KC-390 Millenium em Beja

Foto @fap
 

A primeira de cinco aeronaves KC-390 Millenium compradas por Portugal à empresa brasileira Embraer para equipar a Força Aérea Portuguesa e destinadas a substituir a frota dos C-130 Hercules, foi hoje apresentada na Base Aérea 11 de Beja

A cerimónia de apresentação desta aeronave e a inauguração das instalações que vão receber a frota dos KC-390 foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que contou ainda com a presença da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

O avião de carga e transporte, que chegou no passado dia 16, será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027.

A aeronave que conta com componentes produzidos em território nacional e cerca de 650.000 horas de trabalho de engenharia portuguesa seguirá agora para a fase de integração dos equipamentos no Padrão OTAN e certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes da entrega oficial à Força Aérea Portuguesa e apesar de estar já com as cores portuguesas, irá manter a matrícula civil PT-ZDX.

O KC-390 Millenium pode transportar cargas úteis de até 26 TON (57.000 lb) como por exemplo dois veículos blindados M113 totalmente equipados, ou um helicóptero Sikorsky H-60 , ou até 80 soldados ou 66 paraquedistas com equipamento completo entre outros tipos de cargas.

Trata-se de um avião com capacidade para executar operações estratégicas e tácitas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e cargas, lançamento de pára-quedistas e carga, evacuações sanitárias, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

O contrato inclui ainda a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves, do simulador de voo e a aquisição de equipamentos de guerra electrónica.

Portugal foi o primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a Força Aérea Brasileira (FAB). A Hungria adquiriu duas unidades, sendo a Holanda o cliente mais recente, que confirmou a compra de cinco unidades da versão C-390 (sem a função de reabastecimento em voo).






















Foto @fap
 

A primeira de cinco aeronaves KC-390 Millenium compradas por Portugal à empresa brasileira Embraer para equipar a Força Aérea Portuguesa e destinadas a substituir a frota dos C-130 Hercules, foi hoje apresentada na Base Aérea 11 de Beja

A cerimónia de apresentação desta aeronave e a inauguração das instalações que vão receber a frota dos KC-390 foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, que contou ainda com a presença da ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

O avião de carga e transporte, que chegou no passado dia 16, será entregue à Força Aérea Portuguesa (FAP) em fevereiro de 2023, seguindo-se mais um por cada ano até fevereiro de 2027.

A aeronave que conta com componentes produzidos em território nacional e cerca de 650.000 horas de trabalho de engenharia portuguesa seguirá agora para a fase de integração dos equipamentos no Padrão OTAN e certificação pela Autoridade Aeronáutica Nacional, antes da entrega oficial à Força Aérea Portuguesa e apesar de estar já com as cores portuguesas, irá manter a matrícula civil PT-ZDX.

O KC-390 Millenium pode transportar cargas úteis de até 26 TON (57.000 lb) como por exemplo dois veículos blindados M113 totalmente equipados, ou um helicóptero Sikorsky H-60 , ou até 80 soldados ou 66 paraquedistas com equipamento completo entre outros tipos de cargas.

Trata-se de um avião com capacidade para executar operações estratégicas e tácitas, civis e militares, desde o transporte de tropas, veículos e cargas, lançamento de pára-quedistas e carga, evacuações sanitárias, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e combate a incêndios florestais.

O contrato inclui ainda a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves, do simulador de voo e a aquisição de equipamentos de guerra electrónica.

Portugal foi o primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a Força Aérea Brasileira (FAB). A Hungria adquiriu duas unidades, sendo a Holanda o cliente mais recente, que confirmou a compra de cinco unidades da versão C-390 (sem a função de reabastecimento em voo).






















sábado, 15 de outubro de 2022

O primeiro KC-390 Millenium a caminho de Portugal

 

O primeiro KC-390 adquirido pelo Estado Português para equipar futuramente a Força Aérea já está a caminho de Portugal. A aeronave descolou hoje, dia 15 de outubro, de Gavião Peixoto, São Paulo, em direção à Europa. 

Após tocar solo português, o KC-390 passará por uma fase de integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional. 

Fonte: FAP; Foto: Embraer

































 

O primeiro KC-390 adquirido pelo Estado Português para equipar futuramente a Força Aérea já está a caminho de Portugal. A aeronave descolou hoje, dia 15 de outubro, de Gavião Peixoto, São Paulo, em direção à Europa. 

Após tocar solo português, o KC-390 passará por uma fase de integração dos equipamentos NATO e certificados pela Autoridade Aeronáutica Nacional. 

Fonte: FAP; Foto: Embraer

































sexta-feira, 14 de outubro de 2022

Os nossos F-16 participaram no exercicio VOLFA 2022

 

O VOLFA 2022, um exercício militar entre países aliados, realizou-se de 26 de Setembro a 14 de Outubro na Base Aérea de Monte de Marsan em França, com a participação de unidades da força aérea da França, Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Canadá e dos Emirados Árabes Unidos além de outros países como observadores.

Durante este exercício 51 militares e 5 F-16 da Base Aérea 5 de Monte Real participaram em operações de "Large Force Employment" tanto em ambiente diurno como noturno, garantindo também o treino de tripulações em condições meteorológicas adversas.

A primeira semana do exercício foi preenchida por voos de familiarização, destinados principalmente a nações estrangeiras. Estes puderam assim acostumar-se com o espaço aéreo das áreas de treino. O aumento da dificuldade e complexidade das missões foi gradual e no final da segunda semana de exercícios, tinham sido realizadas 450 missões, com 643 horas de voo de dia e 105 horas de noite. Foram também realizados 54 reabastecimentos em voo.

A terceira semana permitiu o treino para ataques cibernéticos por vírus e phishing, novas áreas no exercício “Volfa” a que se somaram a todo o espectro das capacidades implementadas: transporte, resgate de pessoal, missões ar-ar, missões ar-solo, pára-quedismo, defesa terra-ar, intel, etc.


O exercício fez parte de uma série de exercícios realizados entre países aliados e da NATO com o objetivo de melhorar a cooperação e a coordenação entre suas unidades da força aérea, garantir a sua prontidão contra várias ameaças, organizar treino conjunto e alinhar ainda mais as abordagens das unidades das forças aéreas para a realização de operações conjuntas.

Fotos via BA5






























 

O VOLFA 2022, um exercício militar entre países aliados, realizou-se de 26 de Setembro a 14 de Outubro na Base Aérea de Monte de Marsan em França, com a participação de unidades da força aérea da França, Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Canadá e dos Emirados Árabes Unidos além de outros países como observadores.

Durante este exercício 51 militares e 5 F-16 da Base Aérea 5 de Monte Real participaram em operações de "Large Force Employment" tanto em ambiente diurno como noturno, garantindo também o treino de tripulações em condições meteorológicas adversas.

A primeira semana do exercício foi preenchida por voos de familiarização, destinados principalmente a nações estrangeiras. Estes puderam assim acostumar-se com o espaço aéreo das áreas de treino. O aumento da dificuldade e complexidade das missões foi gradual e no final da segunda semana de exercícios, tinham sido realizadas 450 missões, com 643 horas de voo de dia e 105 horas de noite. Foram também realizados 54 reabastecimentos em voo.

A terceira semana permitiu o treino para ataques cibernéticos por vírus e phishing, novas áreas no exercício “Volfa” a que se somaram a todo o espectro das capacidades implementadas: transporte, resgate de pessoal, missões ar-ar, missões ar-solo, pára-quedismo, defesa terra-ar, intel, etc.


O exercício fez parte de uma série de exercícios realizados entre países aliados e da NATO com o objetivo de melhorar a cooperação e a coordenação entre suas unidades da força aérea, garantir a sua prontidão contra várias ameaças, organizar treino conjunto e alinhar ainda mais as abordagens das unidades das forças aéreas para a realização de operações conjuntas.

Fotos via BA5






























domingo, 9 de outubro de 2022

Esquadra 991 “HARPIAS” realiza primeiro voo não tripulado entre o Continente e a Madeira

 

08H25 foi quanto demorou um Sistema Aéreo Não Tripulado pertencente à Esquadra 991 Harpias a percorrer a distância entre o Continente e o Arquipélago da Madeira.

O percurso de 940 km foi iniciado pelas 00H05 do dia 08 outubro com a descolagem do Titan 40 da Base Aérea nº11 de Beja e a chegada pelas 08H30 ao Aeródromo de Manobra nº3 no Porto Santo.


Nesta missão foram empenhadas duas tripulações, compostas, cada uma, por cinco elementos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a operar a partir de Beja e Porto Santo. A monitorizar a missão esteve, igualmente, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), localizado em Oeiras.

Salienta-se o facto de já este ano a Esquadra 991 ter tido um papel significativo na prevenção e no apoio ao combate a incêndios rurais, tendo voado cerca de 1110 horas e percorrido o equivalente a nove vezes o território nacional.

Trata-se de um passo importante no crescimento e na evolução dos “Harpias”, a primeira unidade aérea do dispositivo da Força Aérea a ser preparada para a operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados, com vista a poder integrar aqueles meios em missões de vigilância marítima a longa distância.

Fonte e Fotos: FAP e CEMGFA



































 

08H25 foi quanto demorou um Sistema Aéreo Não Tripulado pertencente à Esquadra 991 Harpias a percorrer a distância entre o Continente e o Arquipélago da Madeira.

O percurso de 940 km foi iniciado pelas 00H05 do dia 08 outubro com a descolagem do Titan 40 da Base Aérea nº11 de Beja e a chegada pelas 08H30 ao Aeródromo de Manobra nº3 no Porto Santo.


Nesta missão foram empenhadas duas tripulações, compostas, cada uma, por cinco elementos da Marinha, do Exército e da Força Aérea, a operar a partir de Beja e Porto Santo. A monitorizar a missão esteve, igualmente, o Comando Conjunto para as Operações Militares (CCOM), localizado em Oeiras.

Salienta-se o facto de já este ano a Esquadra 991 ter tido um papel significativo na prevenção e no apoio ao combate a incêndios rurais, tendo voado cerca de 1110 horas e percorrido o equivalente a nove vezes o território nacional.

Trata-se de um passo importante no crescimento e na evolução dos “Harpias”, a primeira unidade aérea do dispositivo da Força Aérea a ser preparada para a operação de Sistemas Aéreos Não Tripulados, com vista a poder integrar aqueles meios em missões de vigilância marítima a longa distância.

Fonte e Fotos: FAP e CEMGFA



































terça-feira, 4 de outubro de 2022

Esquadra 201 Falcões celebra 64 anos

 

Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 64 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.

 

Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas de voo.

 

No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos. Atualmente os Falcões estão integrados na força de Icelandic Air Policing

 

@fap

Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU e a frota ultrapassou este ano a marca histórica das 100.000 horas de voo. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos. Parabéns Falcões







































 

Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 64 anos, a Esquadra 50 tendo como primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958.Em setembro desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo piloto, pela primeira vez em Portugal.

 

Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201, onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de 60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas de voo.

 

No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra 201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos. Atualmente os Falcões estão integrados na força de Icelandic Air Policing

 

@fap

Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a plataforma F-16 MLU e a frota ultrapassou este ano a marca histórica das 100.000 horas de voo. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude profissional, competente e dedicada dos seus elementos. Parabéns Falcões







































A Base Aérea 5 de Monte Real comemora 63 anos

 

Em 04 de outubro de 1959 foi oficialmente inaugurada a Base Aérea N.º 5 (BA5), sendo no dia 04 de outubro celebrado o Dia da Unidade. Adotando para seu lema a divisa “Alcança Quem Não Cansa”, foram-lhe atribuídas duas Esquadras de Voo: a 51 “Falcões” e a 52 “Galos”, inicialmente com 50 aviões F-86F SABRE, que foram mais tarde aumentados para 65. 

Em 1974 recebe os T-33 vindos da Ota, em 1977 chegam os primeiros 6 T-38 Talon de um total de 12. Em Julho de 1980 termina a operação dos F-86F com mais de 60.000 horas de voo. Em 24 de Dezembro de 1981 chegam os primeiros 9 A-7P de um total de 50 que equipam 2 esquadras, 302 “Falcões” e a 304 “Magnificos”.

Com a redução da frota operacional dos A-7P que foram concentrados na Esquadra 304, a Esquadra 302 foi descativada e em julho de 1994 chegam à BA5 os primeiros quatro de uma frota de 20 F-16A/B , destinados à já reativada, desde 04 de outubro de 1993, Esquadra 201 “Falcões”.

Em 10 de julho de 1999, o A-7P CORSAIR II efetuou o último voo, após 18 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, ao longo dos quais efetuou aproximadamente 64.000 horas de voo.

A Base Aérea de Monte Real sempre foi para mim um motivo de enorme interesse pelo meu hobbie de fotografia de aviação, até hoje estive presente em todas as mudanças das aeronaves operacionais, do F-86F ao T-38 passando pelo T-33, a chegada dos A-7P e dos F-16 que são os atuais operacionais através das 2 esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares.

Aproveitando esta data importante na vida da Base Aérea, comemora-se também o aniversário da Esquadra 201 Falcões que fazem este ano 64. 






























































 

Em 04 de outubro de 1959 foi oficialmente inaugurada a Base Aérea N.º 5 (BA5), sendo no dia 04 de outubro celebrado o Dia da Unidade. Adotando para seu lema a divisa “Alcança Quem Não Cansa”, foram-lhe atribuídas duas Esquadras de Voo: a 51 “Falcões” e a 52 “Galos”, inicialmente com 50 aviões F-86F SABRE, que foram mais tarde aumentados para 65. 

Em 1974 recebe os T-33 vindos da Ota, em 1977 chegam os primeiros 6 T-38 Talon de um total de 12. Em Julho de 1980 termina a operação dos F-86F com mais de 60.000 horas de voo. Em 24 de Dezembro de 1981 chegam os primeiros 9 A-7P de um total de 50 que equipam 2 esquadras, 302 “Falcões” e a 304 “Magnificos”.

Com a redução da frota operacional dos A-7P que foram concentrados na Esquadra 304, a Esquadra 302 foi descativada e em julho de 1994 chegam à BA5 os primeiros quatro de uma frota de 20 F-16A/B , destinados à já reativada, desde 04 de outubro de 1993, Esquadra 201 “Falcões”.

Em 10 de julho de 1999, o A-7P CORSAIR II efetuou o último voo, após 18 anos ao serviço da Força Aérea Portuguesa, ao longo dos quais efetuou aproximadamente 64.000 horas de voo.

A Base Aérea de Monte Real sempre foi para mim um motivo de enorme interesse pelo meu hobbie de fotografia de aviação, até hoje estive presente em todas as mudanças das aeronaves operacionais, do F-86F ao T-38 passando pelo T-33, a chegada dos A-7P e dos F-16 que são os atuais operacionais através das 2 esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares.

Aproveitando esta data importante na vida da Base Aérea, comemora-se também o aniversário da Esquadra 201 Falcões que fazem este ano 64.