Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
quinta-feira, 29 de abril de 2010
sábado, 3 de abril de 2010
Dassault Rafale
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
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