domingo, 20 de julho de 2025

Voo inaugural do primeiro A-29N da FAP - Principais características

 


A Força Aérea Portuguesa e a Embraer assinalaram, no dia 17 de julho, a realização do primeiro voo do A-29N Super Tucano destinado a Portugal, marcando o início da fase  de ensaios em voo desta nova aeronave. O voo inaugural decorreu com sucesso a partir das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no Brasil, tendo sido efetuado em formação com um KC-390, também destinado à Força Aérea.

O A-29N é uma versão evoluída do reconhecido A-29 Super Tucano, especialmente adaptada para cumprir os requisitos da NATO. Esta versão incorpora sistemas de comunicações seguras, enlace de dados Link 16, compatibilidade com sistemas ROVER para transmissão de vídeo em tempo real, sensores eletro-ópticos/infravermelhos e sistemas integrados de autoproteção eletrónica.

O contrato, celebrado entre Portugal e a Embraer em dezembro de 2024, prevê a aquisição de doze aeronaves A-29N, com entregas previstas até ao final de 2026 e posiciona Portugal como o primeiro país europeu a operar esta variante do Super Tucano com configuração NATO.

Segundo o Major-General João Nogueira, Diretor do Programa KC-390 e responsável pela coordenação do A-29N, “o lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos no bom caminho para obter uma plataforma diferenciadora, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa”.

Características principais do A-29N:

  • Cockpit digital compatível com visão noturna e sistema HOTAS
  • Sistema de comunicações V/UHF, SATCOM, Link 16 e DACAS
  • Capacidade de transmissão em tempo real para forças terrestres (ROVER)
  • Sensores de imagem para reconhecimento e vigilância (ISR)
  • Armamento interno (metralhadoras) e capacidade para armamento externo
  • Versatilidade para treino avançado, apoio aéreo aproximado, vigilância armada, coordenação JTAC e patrulha de fronteira

As aeronaves A-29N devem originar a reactivação da Esquadra 103 “Caracóis” e assumirão missões de treino operacional avançado e apoio aéreo tático. Esta aquisição insere-se na estratégia de modernização da Força Aérea definida no Conceito Estratégico Militar 2023-2034.

O programa A-29N será ainda acompanhado por trabalhos de integração e manutenção local em Portugal, em colaboração com a OGMA, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional de defesa.

Fonte e Foto: Embraer



















 


A Força Aérea Portuguesa e a Embraer assinalaram, no dia 17 de julho, a realização do primeiro voo do A-29N Super Tucano destinado a Portugal, marcando o início da fase  de ensaios em voo desta nova aeronave. O voo inaugural decorreu com sucesso a partir das instalações da Embraer em Gavião Peixoto, no Brasil, tendo sido efetuado em formação com um KC-390, também destinado à Força Aérea.

O A-29N é uma versão evoluída do reconhecido A-29 Super Tucano, especialmente adaptada para cumprir os requisitos da NATO. Esta versão incorpora sistemas de comunicações seguras, enlace de dados Link 16, compatibilidade com sistemas ROVER para transmissão de vídeo em tempo real, sensores eletro-ópticos/infravermelhos e sistemas integrados de autoproteção eletrónica.

O contrato, celebrado entre Portugal e a Embraer em dezembro de 2024, prevê a aquisição de doze aeronaves A-29N, com entregas previstas até ao final de 2026 e posiciona Portugal como o primeiro país europeu a operar esta variante do Super Tucano com configuração NATO.

Segundo o Major-General João Nogueira, Diretor do Programa KC-390 e responsável pela coordenação do A-29N, “o lançamento da campanha de ensaios em voo do A-29N demonstra que estamos no bom caminho para obter uma plataforma diferenciadora, com uma configuração idealizada pela Força Aérea Portuguesa”.

Características principais do A-29N:

  • Cockpit digital compatível com visão noturna e sistema HOTAS
  • Sistema de comunicações V/UHF, SATCOM, Link 16 e DACAS
  • Capacidade de transmissão em tempo real para forças terrestres (ROVER)
  • Sensores de imagem para reconhecimento e vigilância (ISR)
  • Armamento interno (metralhadoras) e capacidade para armamento externo
  • Versatilidade para treino avançado, apoio aéreo aproximado, vigilância armada, coordenação JTAC e patrulha de fronteira

As aeronaves A-29N devem originar a reactivação da Esquadra 103 “Caracóis” e assumirão missões de treino operacional avançado e apoio aéreo tático. Esta aquisição insere-se na estratégia de modernização da Força Aérea definida no Conceito Estratégico Militar 2023-2034.

O programa A-29N será ainda acompanhado por trabalhos de integração e manutenção local em Portugal, em colaboração com a OGMA, contribuindo para o fortalecimento da indústria nacional de defesa.

Fonte e Foto: Embraer



















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