Os Países Baixos e a Dinamarca comprometeram-se a fornecer caças F-16 à Ucrânia, anunciou este domingo o primeiro-ministro Mark Rutte, durante a visita de Volodymyr Zelensky ao país.
“Neste momento, a Holanda ainda possui 42 F-16. Desses 42, precisamos de aviões para ajudar no treino na Dinamarca e posteriormente na Romênia”, disse Rutte e acrescentou ainda que a Holanda irá analisar se todos os aviões restantes podem ser fornecidos, não existindo ainda um numero definitivo de caças a fornecer.
De seguida Zelensky viajou para a Dinamarca onde conheceu a primeira-ministra dinamarquesa Mette Frederiksen que anunciou o fornecimento de 19 caças F-16 para a Ucrania: “Acreditamos que os caças dinamarqueses ajudarão a proteger os seus céus. O objetivo desta entrega é proteger a Ucrânia. Planeamos fornecer os caças mais perto do ano novo, cerca de seis, depois oito no próximo ano e depois outros cinco” disse Frederiksen.
As reuniões ocorrem depois que uma autoridade dos EUA afirmar na passada sexta-feira que os EUA se comprometeram a aprovar a transferência de caças
F-16 para a Ucrânia assim que o treinoo for concluído.
Relembramos que Portugal integra uma coligação de 11 Países da Nato para a formação de pilotos e técnicos de F-16 no entanto vamos aguardar por mais noticias que possam confirmar o numero exacto de F-16 transferidos para a Ucrânia. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Sem comentários:
Enviar um comentário