segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RNLAF F-16 Demo Team

Esta equipe de demonstração aérea da Royal Netherland Air Force é uma das minhas preferidas, sem contar com os nossos vipers, evidentemente. Formada em Setembro de 1979, mais propriamente no dia 15, durante um open day na Base de Twenthe, o Capitão Sneek no J-213 efectuou a primeira demonstração iniciando assim aquela que será uma das representantes mais importantes da Royal Netherland AF. Realmente tenho acompanhado esta equipa com alguma frequência desde 2005 iniciada com uma ida a Salamanca e depois nos diversos RIAT, isto para não falar nos longínquos aniversários da FAP no Montijo em 1994 e Ovar em 1997 se as data não me atraiçoam. O F-16 para mim já é um avião marcante, como sabem, mas ter a oportunidade de apreciar as suas performances através de uma Demo é realmente espectacular. A Demo é quase toda a acompanhada com dispositivos de fumos nas pontas das asas, criando assim um efeito bonito e para melhor visualizarmos a beleza de todas as manobras. Do ponto de vista fotográfico, a pintura actual está muito bem conseguida e contrasta bem com um céu azulinho, o que para mim é raro, não é malta? Pois é. A anterior pintura não era muito favorável aos fotógrafos pela cor da mesma, que sendo cinza claro e prateado, não querendo com isto dizer que não fosse bonita, mas constantemente havia reflexos de sol por todo o lado o que estragava muitas fotos. Já sei, uma pintura especialmente feita para o Jorge "Nuvem Negra" Ruivo, certo? Só dava bem sem sol, eh eh eh eh. Por isso, para a maior parte dos actuais spotters e entusiastas tiveram uma oportunidade de ouro de o ver actuar, estou certo que nos encheu as medidas. Deixo já um conselho, estudar as manobras. Para quê? Para não sermos surpreendidos e apercebermo-nos bem da sua dimensão, trata-se de equipa que faz uma média de 30 shows por época. “One Team, One Mission” é o lema da Força Aérea que também se aplica à Demo Team, este ano composta por elementos da Esquadra 322 e 323 baseada em Leeuwarden cujo piloto é o Cap “Hitec” Schutte. As manobras utilizadas e coreografadas são
manobras normais de missões operacionais, sendo efectuadas a altitudes baixas para poderem ser observadas pelo público, proporcionando assim um espectáculo diferente do que estamos habituados.
Tivemos a oportunidade de o ver em acção no dia 23 Maio e eu mais duas vezes em Inglaterra durante o RIAT em Fairford. Jorge Ruivo. Ah! Recorri ao website desta equipa para colocar as notas mais importantes http://www.f16demoteam.nl , digno de ser colocado nos favoritos.
Esta equipe de demonstração aérea da Royal Netherland Air Force é uma das minhas preferidas, sem contar com os nossos vipers, evidentemente. Formada em Setembro de 1979, mais propriamente no dia 15, durante um open day na Base de Twenthe, o Capitão Sneek no J-213 efectuou a primeira demonstração iniciando assim aquela que será uma das representantes mais importantes da Royal Netherland AF. Realmente tenho acompanhado esta equipa com alguma frequência desde 2005 iniciada com uma ida a Salamanca e depois nos diversos RIAT, isto para não falar nos longínquos aniversários da FAP no Montijo em 1994 e Ovar em 1997 se as data não me atraiçoam. O F-16 para mim já é um avião marcante, como sabem, mas ter a oportunidade de apreciar as suas performances através de uma Demo é realmente espectacular. A Demo é quase toda a acompanhada com dispositivos de fumos nas pontas das asas, criando assim um efeito bonito e para melhor visualizarmos a beleza de todas as manobras. Do ponto de vista fotográfico, a pintura actual está muito bem conseguida e contrasta bem com um céu azulinho, o que para mim é raro, não é malta? Pois é. A anterior pintura não era muito favorável aos fotógrafos pela cor da mesma, que sendo cinza claro e prateado, não querendo com isto dizer que não fosse bonita, mas constantemente havia reflexos de sol por todo o lado o que estragava muitas fotos. Já sei, uma pintura especialmente feita para o Jorge "Nuvem Negra" Ruivo, certo? Só dava bem sem sol, eh eh eh eh. Por isso, para a maior parte dos actuais spotters e entusiastas tiveram uma oportunidade de ouro de o ver actuar, estou certo que nos encheu as medidas. Deixo já um conselho, estudar as manobras. Para quê? Para não sermos surpreendidos e apercebermo-nos bem da sua dimensão, trata-se de equipa que faz uma média de 30 shows por época. “One Team, One Mission” é o lema da Força Aérea que também se aplica à Demo Team, este ano composta por elementos da Esquadra 322 e 323 baseada em Leeuwarden cujo piloto é o Cap “Hitec” Schutte. As manobras utilizadas e coreografadas são
manobras normais de missões operacionais, sendo efectuadas a altitudes baixas para poderem ser observadas pelo público, proporcionando assim um espectáculo diferente do que estamos habituados.
Tivemos a oportunidade de o ver em acção no dia 23 Maio e eu mais duas vezes em Inglaterra durante o RIAT em Fairford. Jorge Ruivo. Ah! Recorri ao website desta equipa para colocar as notas mais importantes http://www.f16demoteam.nl , digno de ser colocado nos favoritos.

domingo, 8 de agosto de 2010

Base Aberta - Monte Real

E após a vinda de Sintra, foi só alimentar-me rapidamente que a tarde estava destinada a Monte Real. Previa umas fotos espectaculares e foi o que veio a acontecer. Dia de Base Aberta mas em simultâneo era também o dia da família ao qual eu tive o privilégio de ser convidado. A tarde iniciou-se com um café nos Falcões. Fiquei surpreendido com o que vi á entrada do bar da Esquadra, um placar com o titulo "MLU as novas garras dos Falcões" é um tema actual, de mudança como sabem de OCU para MLU e logo numa foto da minha autoria. Bem, é espectacular, e é uma honra para mim sempre que tal acontece. Ah! E não podia deixar passar, é que o piloto da foto estava lá, o Vegas, tive de registar o momento, o piloto, o fotografo e a fotografia. Depois de 5 dedos de conversa, fui até á zona dos hangares onde estava patente a habitual exposição das diversas áreas da Base Aérea. Ali podemo-nos aperceber como funcionam as outras areas necessárias à prontidão dos F-16, é que para tirarmos uma foto de F-16 em voo, existem estas secções ligadas directamente mas que não ficam registadas na fotografia. A eles o meu reconhecimento da importancia que têm para eu fotografar um F-16 no ar. Um baptismozinho num C-295 e segui com o Sr João e a D. Rosa para um dos melhores locais de spotting do mundo para vermos a chegada da parelha de F-16 que tinha descolado. Foi mais um momento alto na recolha de fotos, simplesmente espectacular e a luminosidade estava no ponto ideal.
Depois de toda a actividade, seguiu-se então outro momento alto que foi a confraternização das famílias, estava do melhor e ainda tivemos um show de musica dado por uma militar da unidade. Realmente um dia em cheio e não podia deixar de ficar registado. Um pouco tarde mas mais vale tarde do que nunca. Fiquem bem, Jorge Ruivo
E após a vinda de Sintra, foi só alimentar-me rapidamente que a tarde estava destinada a Monte Real. Previa umas fotos espectaculares e foi o que veio a acontecer. Dia de Base Aberta mas em simultâneo era também o dia da família ao qual eu tive o privilégio de ser convidado. A tarde iniciou-se com um café nos Falcões. Fiquei surpreendido com o que vi á entrada do bar da Esquadra, um placar com o titulo "MLU as novas garras dos Falcões" é um tema actual, de mudança como sabem de OCU para MLU e logo numa foto da minha autoria. Bem, é espectacular, e é uma honra para mim sempre que tal acontece. Ah! E não podia deixar passar, é que o piloto da foto estava lá, o Vegas, tive de registar o momento, o piloto, o fotografo e a fotografia. Depois de 5 dedos de conversa, fui até á zona dos hangares onde estava patente a habitual exposição das diversas áreas da Base Aérea. Ali podemo-nos aperceber como funcionam as outras areas necessárias à prontidão dos F-16, é que para tirarmos uma foto de F-16 em voo, existem estas secções ligadas directamente mas que não ficam registadas na fotografia. A eles o meu reconhecimento da importancia que têm para eu fotografar um F-16 no ar. Um baptismozinho num C-295 e segui com o Sr João e a D. Rosa para um dos melhores locais de spotting do mundo para vermos a chegada da parelha de F-16 que tinha descolado. Foi mais um momento alto na recolha de fotos, simplesmente espectacular e a luminosidade estava no ponto ideal.
Depois de toda a actividade, seguiu-se então outro momento alto que foi a confraternização das famílias, estava do melhor e ainda tivemos um show de musica dado por uma militar da unidade. Realmente um dia em cheio e não podia deixar de ficar registado. Um pouco tarde mas mais vale tarde do que nunca. Fiquem bem, Jorge Ruivo

domingo, 25 de julho de 2010

Museu do Ar - Sintra

Decidi fazer uma visita relâmpago a Sintra, com o objectivo principal de visitar o novo Museu do Ar, no dia das Bases Abertas. Realmente a nova apresentação do Museu está fabulosa e tem uma qualidade muito boa, graças à quantidade de aeronaves e material aeronautico em exposição. Desde a época de Santos Dumont, passando pela Guerra do Ultramar até aos nossos tempos, entre outras, a visita é bastante gratificante a quem tem como religião isto da causa dos aviões. A sensação que agora tenho ao visitar o Museu onde descansam as máquinas que outrora esvoaçavam pelos nossos céus, não é só de nostalgia porque nos dias de hoje é possível ver evoluir quase todas estas aeronaves em Inglaterra, especialmente em Duxford, Ju-52, T-6, Spitfire, Bleriot, Dragonfly, Chipmunk, etc, etc... (lista esta que quase não tem fim). Está portanto de parabéns a Força Aérea por nos ter proporcionado este espaço fantástico, que eu aconselho vivamente a visitar a todos os/as amantes da aviação e não só. Ah! E como era um dia normal de actividade adicionei a isto mais uma oportunidade de fotografar uns Roncos, Epsilons, na sua nova casa. Teve de ser rápida esta visita, porque o próximo rumo estava traçado. Monte Real. Fiquem bem e vão até Sintra. Jorge Ruivo
Decidi fazer uma visita relâmpago a Sintra, com o objectivo principal de visitar o novo Museu do Ar, no dia das Bases Abertas. Realmente a nova apresentação do Museu está fabulosa e tem uma qualidade muito boa, graças à quantidade de aeronaves e material aeronautico em exposição. Desde a época de Santos Dumont, passando pela Guerra do Ultramar até aos nossos tempos, entre outras, a visita é bastante gratificante a quem tem como religião isto da causa dos aviões. A sensação que agora tenho ao visitar o Museu onde descansam as máquinas que outrora esvoaçavam pelos nossos céus, não é só de nostalgia porque nos dias de hoje é possível ver evoluir quase todas estas aeronaves em Inglaterra, especialmente em Duxford, Ju-52, T-6, Spitfire, Bleriot, Dragonfly, Chipmunk, etc, etc... (lista esta que quase não tem fim). Está portanto de parabéns a Força Aérea por nos ter proporcionado este espaço fantástico, que eu aconselho vivamente a visitar a todos os/as amantes da aviação e não só. Ah! E como era um dia normal de actividade adicionei a isto mais uma oportunidade de fotografar uns Roncos, Epsilons, na sua nova casa. Teve de ser rápida esta visita, porque o próximo rumo estava traçado. Monte Real. Fiquem bem e vão até Sintra. Jorge Ruivo

domingo, 4 de julho de 2010

58º Aniversário da Força Aérea Portuguesa

Uma vez mais a nossa Força Aérea está de parabéns por mais um aniversário, desta vez comemorado na cidade do Funchal. E da minha parte porque este ano as celebrações foram muito, mas muito longe da minha casa, vou ilustrar este post com o que de melhor consegui, tirado do quintal da minha casa, sim do quintal da minha casa. Não é bem o melhor local do mundo como o do Marco Casaleiro, mas também está bem posicionado para outro tipo de perspectivas e sem esquecer, de noite, quando a lua cheia está favoravelmente posicionada. Apenas fui brindado com umas passagens dos F-16 de regresso a casa. Desta vez foi o ano do Madeira Spotters colaborar com a Força Aérea e eu espero que no próximo ano, seja a APEA a colaborar, esta abertura da FAP para com as Associações de Spotters está cada vez melhor e saímos todas a ganhar. E se por acaso alguém que tenha poder de decisão, se perca por aqui, devo dizer que estão a fazer muita falta os Asas de Portugal, leram bem? Sim, os Asas de Portugal deveriam estar a evoluir nos céus conjuntamente com as outras aeronaves, afinal são uma patrulha de renome e tradição nacional e a nível internacional. Por agora é tudo, este é o meu contributo do que consegui relativamente a mais um aniversário. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Uma vez mais a nossa Força Aérea está de parabéns por mais um aniversário, desta vez comemorado na cidade do Funchal. E da minha parte porque este ano as celebrações foram muito, mas muito longe da minha casa, vou ilustrar este post com o que de melhor consegui, tirado do quintal da minha casa, sim do quintal da minha casa. Não é bem o melhor local do mundo como o do Marco Casaleiro, mas também está bem posicionado para outro tipo de perspectivas e sem esquecer, de noite, quando a lua cheia está favoravelmente posicionada. Apenas fui brindado com umas passagens dos F-16 de regresso a casa. Desta vez foi o ano do Madeira Spotters colaborar com a Força Aérea e eu espero que no próximo ano, seja a APEA a colaborar, esta abertura da FAP para com as Associações de Spotters está cada vez melhor e saímos todas a ganhar. E se por acaso alguém que tenha poder de decisão, se perca por aqui, devo dizer que estão a fazer muita falta os Asas de Portugal, leram bem? Sim, os Asas de Portugal deveriam estar a evoluir nos céus conjuntamente com as outras aeronaves, afinal são uma patrulha de renome e tradição nacional e a nível internacional. Por agora é tudo, este é o meu contributo do que consegui relativamente a mais um aniversário. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 13 de junho de 2010

Montijo - Spotterday 27 Maio

E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo
E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo

domingo, 6 de junho de 2010

Monte Real - 51º Aniversário e Spotterday

Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 9 de maio de 2010

Spotterday Montijo

Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo
Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo