domingo, 25 de julho de 2010

Museu do Ar - Sintra

Decidi fazer uma visita relâmpago a Sintra, com o objectivo principal de visitar o novo Museu do Ar, no dia das Bases Abertas. Realmente a nova apresentação do Museu está fabulosa e tem uma qualidade muito boa, graças à quantidade de aeronaves e material aeronautico em exposição. Desde a época de Santos Dumont, passando pela Guerra do Ultramar até aos nossos tempos, entre outras, a visita é bastante gratificante a quem tem como religião isto da causa dos aviões. A sensação que agora tenho ao visitar o Museu onde descansam as máquinas que outrora esvoaçavam pelos nossos céus, não é só de nostalgia porque nos dias de hoje é possível ver evoluir quase todas estas aeronaves em Inglaterra, especialmente em Duxford, Ju-52, T-6, Spitfire, Bleriot, Dragonfly, Chipmunk, etc, etc... (lista esta que quase não tem fim). Está portanto de parabéns a Força Aérea por nos ter proporcionado este espaço fantástico, que eu aconselho vivamente a visitar a todos os/as amantes da aviação e não só. Ah! E como era um dia normal de actividade adicionei a isto mais uma oportunidade de fotografar uns Roncos, Epsilons, na sua nova casa. Teve de ser rápida esta visita, porque o próximo rumo estava traçado. Monte Real. Fiquem bem e vão até Sintra. Jorge Ruivo
Decidi fazer uma visita relâmpago a Sintra, com o objectivo principal de visitar o novo Museu do Ar, no dia das Bases Abertas. Realmente a nova apresentação do Museu está fabulosa e tem uma qualidade muito boa, graças à quantidade de aeronaves e material aeronautico em exposição. Desde a época de Santos Dumont, passando pela Guerra do Ultramar até aos nossos tempos, entre outras, a visita é bastante gratificante a quem tem como religião isto da causa dos aviões. A sensação que agora tenho ao visitar o Museu onde descansam as máquinas que outrora esvoaçavam pelos nossos céus, não é só de nostalgia porque nos dias de hoje é possível ver evoluir quase todas estas aeronaves em Inglaterra, especialmente em Duxford, Ju-52, T-6, Spitfire, Bleriot, Dragonfly, Chipmunk, etc, etc... (lista esta que quase não tem fim). Está portanto de parabéns a Força Aérea por nos ter proporcionado este espaço fantástico, que eu aconselho vivamente a visitar a todos os/as amantes da aviação e não só. Ah! E como era um dia normal de actividade adicionei a isto mais uma oportunidade de fotografar uns Roncos, Epsilons, na sua nova casa. Teve de ser rápida esta visita, porque o próximo rumo estava traçado. Monte Real. Fiquem bem e vão até Sintra. Jorge Ruivo

domingo, 4 de julho de 2010

58º Aniversário da Força Aérea Portuguesa

Uma vez mais a nossa Força Aérea está de parabéns por mais um aniversário, desta vez comemorado na cidade do Funchal. E da minha parte porque este ano as celebrações foram muito, mas muito longe da minha casa, vou ilustrar este post com o que de melhor consegui, tirado do quintal da minha casa, sim do quintal da minha casa. Não é bem o melhor local do mundo como o do Marco Casaleiro, mas também está bem posicionado para outro tipo de perspectivas e sem esquecer, de noite, quando a lua cheia está favoravelmente posicionada. Apenas fui brindado com umas passagens dos F-16 de regresso a casa. Desta vez foi o ano do Madeira Spotters colaborar com a Força Aérea e eu espero que no próximo ano, seja a APEA a colaborar, esta abertura da FAP para com as Associações de Spotters está cada vez melhor e saímos todas a ganhar. E se por acaso alguém que tenha poder de decisão, se perca por aqui, devo dizer que estão a fazer muita falta os Asas de Portugal, leram bem? Sim, os Asas de Portugal deveriam estar a evoluir nos céus conjuntamente com as outras aeronaves, afinal são uma patrulha de renome e tradição nacional e a nível internacional. Por agora é tudo, este é o meu contributo do que consegui relativamente a mais um aniversário. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Uma vez mais a nossa Força Aérea está de parabéns por mais um aniversário, desta vez comemorado na cidade do Funchal. E da minha parte porque este ano as celebrações foram muito, mas muito longe da minha casa, vou ilustrar este post com o que de melhor consegui, tirado do quintal da minha casa, sim do quintal da minha casa. Não é bem o melhor local do mundo como o do Marco Casaleiro, mas também está bem posicionado para outro tipo de perspectivas e sem esquecer, de noite, quando a lua cheia está favoravelmente posicionada. Apenas fui brindado com umas passagens dos F-16 de regresso a casa. Desta vez foi o ano do Madeira Spotters colaborar com a Força Aérea e eu espero que no próximo ano, seja a APEA a colaborar, esta abertura da FAP para com as Associações de Spotters está cada vez melhor e saímos todas a ganhar. E se por acaso alguém que tenha poder de decisão, se perca por aqui, devo dizer que estão a fazer muita falta os Asas de Portugal, leram bem? Sim, os Asas de Portugal deveriam estar a evoluir nos céus conjuntamente com as outras aeronaves, afinal são uma patrulha de renome e tradição nacional e a nível internacional. Por agora é tudo, este é o meu contributo do que consegui relativamente a mais um aniversário. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 13 de junho de 2010

Montijo - Spotterday 27 Maio

E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo
E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo

domingo, 6 de junho de 2010

Monte Real - 51º Aniversário e Spotterday

Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 9 de maio de 2010

Spotterday Montijo

Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo
Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Spotterday Monte Real (1)

Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

sábado, 3 de abril de 2010

Dassault Rafale

Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo