domingo, 13 de junho de 2010

Montijo - Spotterday 27 Maio

E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo
E 4 dias depois, eis que outro Spotterday tem lugar, agora no Montijo. Bem, estamos a ficar mal habituados, mas se isto significa mudança, ok, então venha ela que é bem vinda, apenas temos se saber, atenção que isto é importante, só temos de saber usufruir. Mais uma vez a malta lá da Base Aérea nº6 pôs em pratica a arte de bem receber e o resultado não podia ser outro senão estrondoso. Desta vez foram dois períodos a fotografar,facto esse que só nos podemos vangloriar pela quantidade de fotos obtidas. Este ano tivemos umas boas passagens dos Bisontes e o seu C-130, os habituais low pass dos EH-101 e do Lynx da Marinha, os Elefantes com o seu novo Persuadater e ainda uma passagem na placa dos Aviocar para ficarem registados fotograficamente. Estava calor e o facto do almoço ter decorrido ao ar livre, terá sido a melhor opção, significava que estávamos a carregar as baterias para a sessão seguinte, num local bastante acolhedor, o que só fazia sentido. Como sol, agora a dizer que sim, já que de manhã foi mais um talvez, tivemos excelentes oportunidades uma vez mais para obter excelentes fotos. O grupo está cada vez a aumentar, o que é muito bom e também a adesão feminina que é sempre digno de registo. Ao final da tarde, mudámos estratégicamente de local, fomos para a casa branca, onde se tem uma vista magnifica sobre Lisboa e o Tejo, mas não sei bem se para fotografar ou porque era o local do lanche. Acabadas então as sessões fotográficas, fomos brindados com uma prova de vinhos e lanche monumental. Convívio final com os homens das máquinas voadoras, e rapidamente o dia chegou ao fim, um dia que foi excelentemente passado na Base Aérea nº6. Agradecimentos a todos os que nos acolheram uma vez mais e em especial para o Tex que já é o segundo ano a organizar este evento e deixa a fasquia bem alta para o próximo. Parabéns pela organização. E vamos aguardar pelo próximo. Deixo também uma foto do grupo da autoria do Fidel Cardoso, espero que ele não se importe. Fiquem bem, Jorge Ruivo

domingo, 6 de junho de 2010

Monte Real - 51º Aniversário e Spotterday

Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Foi com grande expectativa que chegou o tão esperado dia 23, o dia de Base Aberta para comemorar o 51º Aniversário da Base Aérea nº5 e para os mais aficionados, um spotterday. Este ano teve como uma das atracções o F-16 da RNALF Demo Team e também a formação dos F-16 da casa. Um dos ausentes, o António Ideias, teve um motivo bastante válido, afinal foi convidado pela Red Bull para treinar e eventualmente poder estar na Air Race em Portugal, também não estiveram os Rotores de Portugal. Um céu azul logo pela manhã, fazia antever um dia de calor e as primeiras actividades foram começando, entre elas o baptismo de voo para dezenas de crianças do concelho, aeromodelismo e o Chipmunk com o planador da Academia a fazerem as primeiras delicias fotográficas. A frente dos hangares estava repleto de F-16 motivo para uma vez mais a Bandeira Branca figurar à frente do da manutenção, carregando o forte simbolismo que isto significa, nível máximo de prontidão. Entretanto começaram a ouvir-se os motores dos vipers, sinónimo de bastantes descolagens e momentos depois aí estava a tão esperada formação de 24 F-16, representando a Esq.201 Falcões e Esq.301 Jaguares, de Monte Real. Realmente mais um feito histórico, estando os seus militares uma vez mais de parabéns. Seguiu-se a demo do F-16 holandês, lamentando apenas que o leão laranja tenha sido forçado a ficar no chão ficando a demo a cargo do de reserva. Hitec deu um verdadeiro espectáculo de acrobacia e pudemos observar a manobrabilidade e potência de um dos melhores caças do mundo, o F-16.
Foi sem dúvida mais um espectacular dia para fotografar com bastantes oportunidades que tivemos, quer no chão quer no ar.
A meu ver a fasquia está a ficar cada vez mais elevada, vamos então ficar a aguardar pelo 52º aniversário que com toda a certeza, nos vão brindar com outro alto momento aeronáutico. Os meus PARABÉNS à Base Aérea 5 de Monte Real. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 9 de maio de 2010

Spotterday Montijo

Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo
Não podia deixar de referir este Spotterday, que eu acho que também vai ser importante para nós amantes das coisas do ar. O do ano passado foi para mim uma agradável surpresa, pela forma como foi organizado e pessoal envolvido, apesar de ter sido apenas uma tarde, a qualidade superou largamente a quantidade. E o lanche final?… inesperado e um autêntico hino á forma de bem receber. Bem, as Unidades Militares têm nos recebido muito, mas muito bem e nós ficamos com a responsabilidade de fotograficamente sermos um elo de publicidade e despertar nos mais jovens o interesse pelas forças armadas, mais propriamente com a Força Aérea. Vou deixar aqui as fotos do primeiro, que eu espero que seja o primeiro de muitos, ficando como que uma ante visão do que poderá ser o segundo, relativamente ás aeronaves possíveis.
O que vamos fazer é documentar fotograficamente um dia de operações militares, que o que tem de diferente é o podermos estar mais próximo e falar com os intervenientes, sem com isto alterar o seu dia a dia. A esquadra 751 de busca e salvamento com o EH-101 sempre bonito de fotografar numa recuperação, os Linces da 504 com os Falcon, os Bisontes da 501 com o seu C-130 das missões humanitárias, os Elefantes da 502 com o novíssimo C-295 com performance incrível, os Cientistas da esquadra 401 com o C-212 Aviocar e podemos ainda ter o Lynx da Marinha, sempre com as suas excelentes exibições quando se fala em demonstrações aéreas. É na realidade um dia que promete e irá deixar os spotters uma vez mais ansiosos pelo próximo de 2011, que espero que seja uma pratica para ficar. E o dia 27 de Maio, está já aí, sem darmos por ela estamos na porta de armas da Base Aérea nº6 nos procedimentos de identificação para mais um dia dedicado a esta tão nobre religião, o gostar de aviões. A última foto tem uma garrafa de vinho? Não sei de nada, vejo um boné dos Pumas... Por agora é tudo, fiquem bem e até lá que eu sou um dos inscritos. Jorge Ruivo

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Spotterday Monte Real (1)

Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

sábado, 3 de abril de 2010

Dassault Rafale

Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 21 de março de 2010

RIAT 2010 (2) Raptor is back

Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 14 de março de 2010

RIAT 2010 (1) - MIG 21

Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo