Mostrar mensagens com a etiqueta RIAT. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta RIAT. Mostrar todas as mensagens

sábado, 1 de janeiro de 2011

Best of...2010

Aproveitando a mudança de ano, há que mudar a "cara" do blog, então aproveito para colocar como cabeçalho um dos melhores momentos de 2010. Uma sessão fotografia ar-ar com o "Sabre", o mais bonito F-16 que voou nos nossos céus. Pode não parecer mas o ano passou num ápice e quase não damos por isso, sim, estamos de novo a comemorar mais uma passagem deano. Fazendo uma pequena retrospectiva do que de melhor me aconteceu em 2010 vou ter que salientar 5 momentos que acho que foram dos mais marcantes deste ano que passou e passa a apresênt´-los por ordem cronológica de datas. O primeiro momento terá sido a visita a Beja e presenciar um treino dos Rotores de Portugal, ao longo do ano não tive mais nenhumaoportunidade de os ver actuar e como sou um fã das nossa esquadras acrobáticas, foi um momento muito interessante até porque no fim acabei a fazer parte do grupo de discussão do patch para o ano 2010. De seguida foi o curso ar-ar que efectuei na Bélgica, na Academia air2air, mais concretamente em Zoerzl durante o Chipmeet 2010, o curso foidivido em 2 partes a teórica e a tão esperada prática que consistiu num voo de 1 hora num avião com o porão de trás aberto e onde apareciam diversas aeronaves para nós fotografarmos de frente, ou seja, de uma maneira diferente do habitual. Seguiu-se o RIAT 2010 onde eu destaco as diversas performances do F-22, uma aeronave muito à frente das queestamos habituados a ver, com umas capacidades de manobra fantásticas. Além do F-22, impressionou-me o Me-109, nunca tinha visto um ao vivo, e conjuntamente com a formação da comemoração dos 70 da Batalha de Inglaterra foram também para as atracções do evento. Em finais de Julho, eis que surge o momento do ano, uma sessão ar-ar com o F-16 "Sabre", aquipouco mais há a salientar que não o agradecimento à Força Aérea pela oportunidade que me foi disponibilizada, inesquécivel. E atendendo ao facto de que o Sabre infelizmente deixou de voar, porque chegou a hora de se proceder à sua transformação para MLU, são sem duvida um autentico tesouro. De seguida falo-vos da minha ida ao Tigermeet,como é o meu exercício militar preferido pelas pinturas efectuadas aos aviões, deu origem a mias umas centenas de fotos com a particularidade de não terem sol. O que é raro não é? ah ah ah. Este tema teve na origem do meu primeiro artigo o que para mim foi algo bastante importante e espero que se sigam outros. Por fim mas não menos importantea Base Aérea 5 de Monte Real, não como um momento, mas vários, desde o spotterday, ao dia de Base aberta, ar-ar com o Sabre, FWIT e final da Era OCU. O ano de 2010 foi recheado de bons momentos de fotografia, o 2011 já aí está e promete ser tão bom ou melhor. Vamos ver. Fiquem bem, obrigado por perderem o vosso tempo por aqui. Jorge Ruivo.
Aproveitando a mudança de ano, há que mudar a "cara" do blog, então aproveito para colocar como cabeçalho um dos melhores momentos de 2010. Uma sessão fotografia ar-ar com o "Sabre", o mais bonito F-16 que voou nos nossos céus. Pode não parecer mas o ano passou num ápice e quase não damos por isso, sim, estamos de novo a comemorar mais uma passagem deano. Fazendo uma pequena retrospectiva do que de melhor me aconteceu em 2010 vou ter que salientar 5 momentos que acho que foram dos mais marcantes deste ano que passou e passa a apresênt´-los por ordem cronológica de datas. O primeiro momento terá sido a visita a Beja e presenciar um treino dos Rotores de Portugal, ao longo do ano não tive mais nenhumaoportunidade de os ver actuar e como sou um fã das nossa esquadras acrobáticas, foi um momento muito interessante até porque no fim acabei a fazer parte do grupo de discussão do patch para o ano 2010. De seguida foi o curso ar-ar que efectuei na Bélgica, na Academia air2air, mais concretamente em Zoerzl durante o Chipmeet 2010, o curso foidivido em 2 partes a teórica e a tão esperada prática que consistiu num voo de 1 hora num avião com o porão de trás aberto e onde apareciam diversas aeronaves para nós fotografarmos de frente, ou seja, de uma maneira diferente do habitual. Seguiu-se o RIAT 2010 onde eu destaco as diversas performances do F-22, uma aeronave muito à frente das queestamos habituados a ver, com umas capacidades de manobra fantásticas. Além do F-22, impressionou-me o Me-109, nunca tinha visto um ao vivo, e conjuntamente com a formação da comemoração dos 70 da Batalha de Inglaterra foram também para as atracções do evento. Em finais de Julho, eis que surge o momento do ano, uma sessão ar-ar com o F-16 "Sabre", aquipouco mais há a salientar que não o agradecimento à Força Aérea pela oportunidade que me foi disponibilizada, inesquécivel. E atendendo ao facto de que o Sabre infelizmente deixou de voar, porque chegou a hora de se proceder à sua transformação para MLU, são sem duvida um autentico tesouro. De seguida falo-vos da minha ida ao Tigermeet,como é o meu exercício militar preferido pelas pinturas efectuadas aos aviões, deu origem a mias umas centenas de fotos com a particularidade de não terem sol. O que é raro não é? ah ah ah. Este tema teve na origem do meu primeiro artigo o que para mim foi algo bastante importante e espero que se sigam outros. Por fim mas não menos importantea Base Aérea 5 de Monte Real, não como um momento, mas vários, desde o spotterday, ao dia de Base aberta, ar-ar com o Sabre, FWIT e final da Era OCU. O ano de 2010 foi recheado de bons momentos de fotografia, o 2011 já aí está e promete ser tão bom ou melhor. Vamos ver. Fiquem bem, obrigado por perderem o vosso tempo por aqui. Jorge Ruivo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O adeus ao Harrier / Farewell Harrier

2010 será o final anunciado de uma das mais prestigiadas aeronaves britânicas, conhecido como o "Jump Jet", o Harrier ficará na história ao lado de um Spitfire, Concorde ou mesmo um Lencaster. Fruto da consequencia dos cortes orçamentais, que os governos implementam para contribuir para as diminuições dos seus deficits financeiros, vamos efectivamente deixar de poder observar nos céus esta magnifica aeronave. O Harrier é um avião com umas linhas e caracteristicas próprias, pode aterrar e descolar como as tradicionais aeronaves, ou então efectuar as mesmas manobras mas em vez de rolar pela pista, simplesmente aterra e descola verticalmente. Esta caracteristica era tida como uma vantagem em caso de conflito, as forças militares podiam fazer operar estas máquinas de guerra bem próximo das linhas da frente, devidamente camufladas, sem que para isso necessitassem de uma pista de asfalto. Efectuou o 1º voo em 1960 sob a designação P.1127 e cedo demonstrou a fiabilidade da tecnologia VTOL. Operacional desde 1969, teve o seu primeiro embate na Guerra das Malvinas (versão Sea Harrier da Royal Navy), com 20 "kill markings" de aviões Argentinos contra zero perdas em combates ar-ar. Esteve também presente nos diversos conflitos internacionais como os Balcãs, a Guerra do Golfe no Iraque e no Afeganistão. Porem a 19 de Outubro foi definido pelo Governo Britânico a sua retirada de serviço, na nova Estratégia de Defesa. Será sempre uma perda para um entusiasta como eu, habituado a ver as suas demosntrações de performance no RIAT, mas aqui bem perto, a Espanha deverá manter o Harrier na Marinha, pelo que o Festival de Vigo poderá ser uma boa hipotese no futuro. Países como os Estados Unidos, Itália, India e Tailândia vão ainda continuar a operar este avião, por isso também são alternativas a uma visita para "matar saudades" ahahahah. A primeira vez que estive ao pé de um Harrier foi em 1992 em Sintra durante o Festival Aéreo da Força Aérea e a última foi em Julho deste ano no RIAT onde fez uma Demo ao nível que sempre me habituou, simplesmente espectacular. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
2010 será o final anunciado de uma das mais prestigiadas aeronaves britânicas, conhecido como o "Jump Jet", o Harrier ficará na história ao lado de um Spitfire, Concorde ou mesmo um Lencaster. Fruto da consequencia dos cortes orçamentais, que os governos implementam para contribuir para as diminuições dos seus deficits financeiros, vamos efectivamente deixar de poder observar nos céus esta magnifica aeronave. O Harrier é um avião com umas linhas e caracteristicas próprias, pode aterrar e descolar como as tradicionais aeronaves, ou então efectuar as mesmas manobras mas em vez de rolar pela pista, simplesmente aterra e descola verticalmente. Esta caracteristica era tida como uma vantagem em caso de conflito, as forças militares podiam fazer operar estas máquinas de guerra bem próximo das linhas da frente, devidamente camufladas, sem que para isso necessitassem de uma pista de asfalto. Efectuou o 1º voo em 1960 sob a designação P.1127 e cedo demonstrou a fiabilidade da tecnologia VTOL. Operacional desde 1969, teve o seu primeiro embate na Guerra das Malvinas (versão Sea Harrier da Royal Navy), com 20 "kill markings" de aviões Argentinos contra zero perdas em combates ar-ar. Esteve também presente nos diversos conflitos internacionais como os Balcãs, a Guerra do Golfe no Iraque e no Afeganistão. Porem a 19 de Outubro foi definido pelo Governo Britânico a sua retirada de serviço, na nova Estratégia de Defesa. Será sempre uma perda para um entusiasta como eu, habituado a ver as suas demosntrações de performance no RIAT, mas aqui bem perto, a Espanha deverá manter o Harrier na Marinha, pelo que o Festival de Vigo poderá ser uma boa hipotese no futuro. Países como os Estados Unidos, Itália, India e Tailândia vão ainda continuar a operar este avião, por isso também são alternativas a uma visita para "matar saudades" ahahahah. A primeira vez que estive ao pé de um Harrier foi em 1992 em Sintra durante o Festival Aéreo da Força Aérea e a última foi em Julho deste ano no RIAT onde fez uma Demo ao nível que sempre me habituou, simplesmente espectacular. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo