quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

O adeus ao Harrier / Farewell Harrier

2010 será o final anunciado de uma das mais prestigiadas aeronaves britânicas, conhecido como o "Jump Jet", o Harrier ficará na história ao lado de um Spitfire, Concorde ou mesmo um Lencaster. Fruto da consequencia dos cortes orçamentais, que os governos implementam para contribuir para as diminuições dos seus deficits financeiros, vamos efectivamente deixar de poder observar nos céus esta magnifica aeronave. O Harrier é um avião com umas linhas e caracteristicas próprias, pode aterrar e descolar como as tradicionais aeronaves, ou então efectuar as mesmas manobras mas em vez de rolar pela pista, simplesmente aterra e descola verticalmente. Esta caracteristica era tida como uma vantagem em caso de conflito, as forças militares podiam fazer operar estas máquinas de guerra bem próximo das linhas da frente, devidamente camufladas, sem que para isso necessitassem de uma pista de asfalto. Efectuou o 1º voo em 1960 sob a designação P.1127 e cedo demonstrou a fiabilidade da tecnologia VTOL. Operacional desde 1969, teve o seu primeiro embate na Guerra das Malvinas (versão Sea Harrier da Royal Navy), com 20 "kill markings" de aviões Argentinos contra zero perdas em combates ar-ar. Esteve também presente nos diversos conflitos internacionais como os Balcãs, a Guerra do Golfe no Iraque e no Afeganistão. Porem a 19 de Outubro foi definido pelo Governo Britânico a sua retirada de serviço, na nova Estratégia de Defesa. Será sempre uma perda para um entusiasta como eu, habituado a ver as suas demosntrações de performance no RIAT, mas aqui bem perto, a Espanha deverá manter o Harrier na Marinha, pelo que o Festival de Vigo poderá ser uma boa hipotese no futuro. Países como os Estados Unidos, Itália, India e Tailândia vão ainda continuar a operar este avião, por isso também são alternativas a uma visita para "matar saudades" ahahahah. A primeira vez que estive ao pé de um Harrier foi em 1992 em Sintra durante o Festival Aéreo da Força Aérea e a última foi em Julho deste ano no RIAT onde fez uma Demo ao nível que sempre me habituou, simplesmente espectacular. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
2010 será o final anunciado de uma das mais prestigiadas aeronaves britânicas, conhecido como o "Jump Jet", o Harrier ficará na história ao lado de um Spitfire, Concorde ou mesmo um Lencaster. Fruto da consequencia dos cortes orçamentais, que os governos implementam para contribuir para as diminuições dos seus deficits financeiros, vamos efectivamente deixar de poder observar nos céus esta magnifica aeronave. O Harrier é um avião com umas linhas e caracteristicas próprias, pode aterrar e descolar como as tradicionais aeronaves, ou então efectuar as mesmas manobras mas em vez de rolar pela pista, simplesmente aterra e descola verticalmente. Esta caracteristica era tida como uma vantagem em caso de conflito, as forças militares podiam fazer operar estas máquinas de guerra bem próximo das linhas da frente, devidamente camufladas, sem que para isso necessitassem de uma pista de asfalto. Efectuou o 1º voo em 1960 sob a designação P.1127 e cedo demonstrou a fiabilidade da tecnologia VTOL. Operacional desde 1969, teve o seu primeiro embate na Guerra das Malvinas (versão Sea Harrier da Royal Navy), com 20 "kill markings" de aviões Argentinos contra zero perdas em combates ar-ar. Esteve também presente nos diversos conflitos internacionais como os Balcãs, a Guerra do Golfe no Iraque e no Afeganistão. Porem a 19 de Outubro foi definido pelo Governo Britânico a sua retirada de serviço, na nova Estratégia de Defesa. Será sempre uma perda para um entusiasta como eu, habituado a ver as suas demosntrações de performance no RIAT, mas aqui bem perto, a Espanha deverá manter o Harrier na Marinha, pelo que o Festival de Vigo poderá ser uma boa hipotese no futuro. Países como os Estados Unidos, Itália, India e Tailândia vão ainda continuar a operar este avião, por isso também são alternativas a uma visita para "matar saudades" ahahahah. A primeira vez que estive ao pé de um Harrier foi em 1992 em Sintra durante o Festival Aéreo da Força Aérea e a última foi em Julho deste ano no RIAT onde fez uma Demo ao nível que sempre me habituou, simplesmente espectacular. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

1 comentário:

  1. Realmente uma decisão destas, deixa o mundo da aviação mais pobre por causa dos cortes orçamentais. Mas ficam estes apontamentos que servem sempre para nos fazer recordar. Muito bom. Abraço.Carlos Albuquerque.

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