domingo, 21 de março de 2010

RIAT 2010 (2) Raptor is back

Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 14 de março de 2010

RIAT 2010 (1) - MIG 21

Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 7 de março de 2010

Spotterday Monte Real

Um bom começo nesta nossa Religião, um surpreendente Spotterday logo no inicio do ano. Foi coincidente com um exercício militar, o Real Thaw 2010 e realizou-se na Falcon Town, Monte Real a F16's home base. Fomos excelentemente recebidos pela Força Aérea, na pessoa da Ten. Raquel, das Relações Públicas, cumpridos os formalismos iniciais, colocaram-nos logo no ponto de spotting, dado que as máquinas voadoras estavam prestes a esvoaçar é nossa frente e tínhamos bastante memória para descarregar. Á mistura com as fotos, reinava a boa disposição fruto de uma amena cavaqueira e do sentido de humor existente de cada spotter, e isto também faz parte desta festa a boa disposição. Desta vez íamos também inovar, íamos experiemntar spotting nocturno. Eiii!!! Não se riam! Sim, fotografar á noite, também tem a sua espectacularidade e é claro que precisamos de um treininho para nos ajustarmos a esta nova realidade de combinações de aberturas e velocidades da máquina. Ok! Já sei que dizem que eu parto em vantagem por estar sempre associado ao mau tempo, fraca luminosidade, mas isso de Nuvem Negra, acho que é passado... porque, esteve um lindo dia de sol... e a noite também estava bonita mas sem luminosidade, Ah! Estava a esquecer-me, e um frio de rachar...
Mas o resultado foi deveras positivo, captámos fotos de F-16, nossos e Dinamarqueses, C-295 Persuader, EH-101 Merlin e não esquecendo o voo de um Rookie, onde presenciamos á distancia, o banho habitual dos 2 que foram largados no dia 2 de Fevereiro pertencentes à Esquadra 201 Falcões, memorável sem sombra de dúvidas. Um agradecimento grande á Força Aérea e ao pessoal de BA5 sempre incansáveis connosco. Muito obrigado. Bem pessoal, continuem a aparecer por aqui, fiquem bem. Jorge Ruivo. Ah! e acho que já se fala noutro spotterday por aí algures, eheheh
Um bom começo nesta nossa Religião, um surpreendente Spotterday logo no inicio do ano. Foi coincidente com um exercício militar, o Real Thaw 2010 e realizou-se na Falcon Town, Monte Real a F16's home base. Fomos excelentemente recebidos pela Força Aérea, na pessoa da Ten. Raquel, das Relações Públicas, cumpridos os formalismos iniciais, colocaram-nos logo no ponto de spotting, dado que as máquinas voadoras estavam prestes a esvoaçar é nossa frente e tínhamos bastante memória para descarregar. Á mistura com as fotos, reinava a boa disposição fruto de uma amena cavaqueira e do sentido de humor existente de cada spotter, e isto também faz parte desta festa a boa disposição. Desta vez íamos também inovar, íamos experiemntar spotting nocturno. Eiii!!! Não se riam! Sim, fotografar á noite, também tem a sua espectacularidade e é claro que precisamos de um treininho para nos ajustarmos a esta nova realidade de combinações de aberturas e velocidades da máquina. Ok! Já sei que dizem que eu parto em vantagem por estar sempre associado ao mau tempo, fraca luminosidade, mas isso de Nuvem Negra, acho que é passado... porque, esteve um lindo dia de sol... e a noite também estava bonita mas sem luminosidade, Ah! Estava a esquecer-me, e um frio de rachar...
Mas o resultado foi deveras positivo, captámos fotos de F-16, nossos e Dinamarqueses, C-295 Persuader, EH-101 Merlin e não esquecendo o voo de um Rookie, onde presenciamos á distancia, o banho habitual dos 2 que foram largados no dia 2 de Fevereiro pertencentes à Esquadra 201 Falcões, memorável sem sombra de dúvidas. Um agradecimento grande á Força Aérea e ao pessoal de BA5 sempre incansáveis connosco. Muito obrigado. Bem pessoal, continuem a aparecer por aqui, fiquem bem. Jorge Ruivo. Ah! e acho que já se fala noutro spotterday por aí algures, eheheh

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Voar?

Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Real Thaw 2010 (2)

Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

F-16 BM 15140

28 de Janeiro será sempre uma data que fará parte dos meus momentos inesquéciveis. Faz hoje precisamente 2 anos que eu presenciei uma ejecção num F-16 e como se isso já não bastasse, uns minutos depois estava eu a falar com o piloto, TC Pereira, então comandante da Esquadra 301. Um dia que também não se irá apagar do meu "disco rígido". Parecia um dia normal de spotting em Monte Real, mas ia levar uma volta de 180 graus, curiosamente também cá estava uma esquadra de F-16 Dinamarqueses, mas parecia que havia algo no ar e eu não lhes dei atenção nenhuma com a minha canon. Eis que de repente surge no meu horizonte a silhueta caracteristica de um voo de teste, mais um MLU acabadinho de sair da "fábrica", o relógio marcava 13:05:17, eu estava posicionado, lateralmente, na zona da rotação favorável ao sol, em que o F-16 sobe á vertical em full afterburn. Disparei continuamente tentando enquadrar o avião no máximo zoom, canja para quem já está habituado a estas andanças eh eh eh. É um momento muito rápido, dada a velocidade o avião desaparece logo, fiquem a saber que demora tanto como um estalar de dedos. Até aqui tudo normal, segui para um almoço em 10 minutos, voltei ao local para tentar fotografar o close do touch and go, seguido da passagem tradicional pelo hangar da Doca 4, que significa que o avião está operacional. Mas desta vez ia ser diferente, comecei a ouvir um ruído de motor mas em vez de ser o habitual som, não, não era, era bem diferente, como se estivessem a dar e a tirar potencia ao motor. Eu estava no topo norte e o 15140 vinha na final da 01, nessa fase inicial eu não tenho visibilidade do avião, devidos aos pinheiros, e quando o vejo, está desalinhado com a pista 01 a direccionar-se para o lado direito da Base. Pensei, mas que raio de manobras são aquelas? Longe de mim de pensar numa falha, o F-16 tanto ficava na horizontal como de repente se colocava na vertical (ou quase), já vi dezenas de demos de F-16, mas aquilo não se parecia com nada. Para se situarem, a trajectória do avião, partindo da final da 01, começou a voltar á direita, numa trajectória inconstante, devido á falta de controlo que se notava e descreveu +- uma volta a 270 graus a subir ligeiramente, ficando direccionado para o mar, por cima das povoações do Casal Novo/Coucinheira, toda esta manobra foi efectuada por cima das povoações, eu estaria a uns 4/5 Km e como era longe, utilizei o zoom da maquina para ver melhor, foi então que vi uma explosão no cockpit, a canopy a saltar e numa fracção de segundos a ejecção do piloto 13:43:05. Naquele momento disparei a máquina mas estava em off e gesto de a ligar, não deu para captar esse momento. 9 segundos depois o avião já não estava a voar e havia um para quedas no ar. A minha leitura do momento foi esta, um acto de bravura do piloto atendendo a: avião fora de controlo, por cima de povoações, ejecção e avião caiu no pinhal e nenhuma fatalidade. Estava um pouco nervoso, tinha acabado de ver uma ejecção, não estava ainda a acreditar, parecia um filme, mas era a realidade. Então tomei a decisão, errada, de tentar dar com o local, mas como a estrada já estava cortada pelos militares (junto do portão em que entramos na BA5 para o spotterday), voltei logo para trás e qual não é o meu espanto quando na estrada principal, +- na zona em frente á pista 01, vejo uma pessoa com fato de voo e capacete na mão. Parei o carro e como conhecia o TC Pereira de idas à Esquadra, fui cumprimentá-lo, lembro-me de ter dito que aquele não era o local mais indicado que eu o gostaria de cumprimentar, mas ainda bem que o estava a fazer naquele momento, era muito bom sinal. Eu é que estava mais nervoso, porque ainda não acreditava no que tinha presenciado. Claro que entreguei as fotos á Força Aérea, uns dias mais tarde na Esquadra 301, e face ao compromisso assumido documento esta história com uma foto, apenas a mais bonita. Ah! E relembro a minha leitura deste momento que testemunhei, acto de bravura, é que semanas mais tarde li na revista Mais Alto a condecoração do TC Pereira pelo seu bravo desempenho neste episódio que marcará para sempre a vida de qualquer ser humano. Um abraço ao Skeeper e ao resto do pessoal, mantenham-se por aqui, ok? Jorge Ruivo.
28 de Janeiro será sempre uma data que fará parte dos meus momentos inesquéciveis. Faz hoje precisamente 2 anos que eu presenciei uma ejecção num F-16 e como se isso já não bastasse, uns minutos depois estava eu a falar com o piloto, TC Pereira, então comandante da Esquadra 301. Um dia que também não se irá apagar do meu "disco rígido". Parecia um dia normal de spotting em Monte Real, mas ia levar uma volta de 180 graus, curiosamente também cá estava uma esquadra de F-16 Dinamarqueses, mas parecia que havia algo no ar e eu não lhes dei atenção nenhuma com a minha canon. Eis que de repente surge no meu horizonte a silhueta caracteristica de um voo de teste, mais um MLU acabadinho de sair da "fábrica", o relógio marcava 13:05:17, eu estava posicionado, lateralmente, na zona da rotação favorável ao sol, em que o F-16 sobe á vertical em full afterburn. Disparei continuamente tentando enquadrar o avião no máximo zoom, canja para quem já está habituado a estas andanças eh eh eh. É um momento muito rápido, dada a velocidade o avião desaparece logo, fiquem a saber que demora tanto como um estalar de dedos. Até aqui tudo normal, segui para um almoço em 10 minutos, voltei ao local para tentar fotografar o close do touch and go, seguido da passagem tradicional pelo hangar da Doca 4, que significa que o avião está operacional. Mas desta vez ia ser diferente, comecei a ouvir um ruído de motor mas em vez de ser o habitual som, não, não era, era bem diferente, como se estivessem a dar e a tirar potencia ao motor. Eu estava no topo norte e o 15140 vinha na final da 01, nessa fase inicial eu não tenho visibilidade do avião, devidos aos pinheiros, e quando o vejo, está desalinhado com a pista 01 a direccionar-se para o lado direito da Base. Pensei, mas que raio de manobras são aquelas? Longe de mim de pensar numa falha, o F-16 tanto ficava na horizontal como de repente se colocava na vertical (ou quase), já vi dezenas de demos de F-16, mas aquilo não se parecia com nada. Para se situarem, a trajectória do avião, partindo da final da 01, começou a voltar á direita, numa trajectória inconstante, devido á falta de controlo que se notava e descreveu +- uma volta a 270 graus a subir ligeiramente, ficando direccionado para o mar, por cima das povoações do Casal Novo/Coucinheira, toda esta manobra foi efectuada por cima das povoações, eu estaria a uns 4/5 Km e como era longe, utilizei o zoom da maquina para ver melhor, foi então que vi uma explosão no cockpit, a canopy a saltar e numa fracção de segundos a ejecção do piloto 13:43:05. Naquele momento disparei a máquina mas estava em off e gesto de a ligar, não deu para captar esse momento. 9 segundos depois o avião já não estava a voar e havia um para quedas no ar. A minha leitura do momento foi esta, um acto de bravura do piloto atendendo a: avião fora de controlo, por cima de povoações, ejecção e avião caiu no pinhal e nenhuma fatalidade. Estava um pouco nervoso, tinha acabado de ver uma ejecção, não estava ainda a acreditar, parecia um filme, mas era a realidade. Então tomei a decisão, errada, de tentar dar com o local, mas como a estrada já estava cortada pelos militares (junto do portão em que entramos na BA5 para o spotterday), voltei logo para trás e qual não é o meu espanto quando na estrada principal, +- na zona em frente á pista 01, vejo uma pessoa com fato de voo e capacete na mão. Parei o carro e como conhecia o TC Pereira de idas à Esquadra, fui cumprimentá-lo, lembro-me de ter dito que aquele não era o local mais indicado que eu o gostaria de cumprimentar, mas ainda bem que o estava a fazer naquele momento, era muito bom sinal. Eu é que estava mais nervoso, porque ainda não acreditava no que tinha presenciado. Claro que entreguei as fotos á Força Aérea, uns dias mais tarde na Esquadra 301, e face ao compromisso assumido documento esta história com uma foto, apenas a mais bonita. Ah! E relembro a minha leitura deste momento que testemunhei, acto de bravura, é que semanas mais tarde li na revista Mais Alto a condecoração do TC Pereira pelo seu bravo desempenho neste episódio que marcará para sempre a vida de qualquer ser humano. Um abraço ao Skeeper e ao resto do pessoal, mantenham-se por aqui, ok? Jorge Ruivo.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Real Thaw 2010 (1)

Bem agora é que é. Uma serie de textos sem F-16? Como é que é possível. Então vamos a isto, F-16's com força. Está a decorrer o exercício militar Real Thaw 2010 e está a reunir em Monte Real F-16 Dinamarqueses, Belgas e claro os nossos. Bem tem sido uma quantidade fora do normal de missões, fazendo as delicias dos amantes da fotografia militar. O exercício decorre entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2010 entre Monte Real e Covilhã, é um exercício planeado e conduzido pela Força Aérea Portuguesa que tem como objectivo o treino táctico. A coordenação do Real Thaw 10 é feita na Esquadra 301 "Jaguares", o que nos proporciona durante estes dias quantidade mais que suficiente para fotografarmos F-16. Está também um AWACS em Beja, e participam ainda forças Americanas, da Lituania e da Espanha. Meus amigos vamos lá rumar ao santuário do spotting militar em Portugal e espalhar por aqui e por ali as nossas excelentes fotos dos Falcões e Jaguares. Existe também a expectativa dos dois spotterday, mais um bom sintoma da abertura da Força Aérea á nossa causa, por isso vamos aproveitar porque até parece que está bom tempo. Entretanto venho á carga com updates deste tema, com novas fotos, por isso fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem agora é que é. Uma serie de textos sem F-16? Como é que é possível. Então vamos a isto, F-16's com força. Está a decorrer o exercício militar Real Thaw 2010 e está a reunir em Monte Real F-16 Dinamarqueses, Belgas e claro os nossos. Bem tem sido uma quantidade fora do normal de missões, fazendo as delicias dos amantes da fotografia militar. O exercício decorre entre os dias 25 de Janeiro e 4 de Fevereiro de 2010 entre Monte Real e Covilhã, é um exercício planeado e conduzido pela Força Aérea Portuguesa que tem como objectivo o treino táctico. A coordenação do Real Thaw 10 é feita na Esquadra 301 "Jaguares", o que nos proporciona durante estes dias quantidade mais que suficiente para fotografarmos F-16. Está também um AWACS em Beja, e participam ainda forças Americanas, da Lituania e da Espanha. Meus amigos vamos lá rumar ao santuário do spotting militar em Portugal e espalhar por aqui e por ali as nossas excelentes fotos dos Falcões e Jaguares. Existe também a expectativa dos dois spotterday, mais um bom sintoma da abertura da Força Aérea á nossa causa, por isso vamos aproveitar porque até parece que está bom tempo. Entretanto venho á carga com updates deste tema, com novas fotos, por isso fiquem bem. Jorge Ruivo