fiquei bastante perturbado com o que tenha presenciado. Felizmente foram só danos materiais e pouco depois estava junto do piloto o Tc Pereira, então comandante da Esquadra 301, que tinha acabado de se ejectar após direccionar o F-16 para fora da zona populacional evitando assim o que poderia ser uma tragédia. Fotos só esta porque como já referi anteriormente assumi esse compromisso com a FAP. Fica para a minha história o que parecia ser mais um vôo de teste de um F-16 BM mas que foi em tudo bastante diferente. Fiquem bem, Jorge Ruivo
sábado, 28 de janeiro de 2012
F-16 BM 15140 - 4 anos depois
Faz hoje precisamente 4 anos que presenciei uma ejecção real num F-16. Parece que foi a semana passada porque me lembro promenorizadamente dos detalhes do que vi. Nada esperava esse acontecimento, mesmo quando estava a ver a trajectória do F-16, bastante esquisita e não dando para se perceber o que se estava a passar. Mesmo para mim, com alguma experiência a assistir a demonstrações a solo de F-16, aquela trajectória em nada me fez perceber o que estava quase a passar à minha frente. Em poucos minutos tudo acabou e
fiquei bastante perturbado com o que tenha presenciado. Felizmente foram só danos materiais e pouco depois estava junto do piloto o Tc Pereira, então comandante da Esquadra 301, que tinha acabado de se ejectar após direccionar o F-16 para fora da zona populacional evitando assim o que poderia ser uma tragédia. Fotos só esta porque como já referi anteriormente assumi esse compromisso com a FAP. Fica para a minha história o que parecia ser mais um vôo de teste de um F-16 BM mas que foi em tudo bastante diferente. Fiquem bem, Jorge Ruivo
fiquei bastante perturbado com o que tenha presenciado. Felizmente foram só danos materiais e pouco depois estava junto do piloto o Tc Pereira, então comandante da Esquadra 301, que tinha acabado de se ejectar após direccionar o F-16 para fora da zona populacional evitando assim o que poderia ser uma tragédia. Fotos só esta porque como já referi anteriormente assumi esse compromisso com a FAP. Fica para a minha história o que parecia ser mais um vôo de teste de um F-16 BM mas que foi em tudo bastante diferente. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Etiquetas:
15140,
F-16,
F-16BM,
MLU,
Monte Real
quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Zambia - 69th Visitor
Mais um visitante do blog vindo de um país diferente, agora da Zambia. A Zâmbia, oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África Austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. A capital é Lusaka e eatá localizada no sudeste do país. Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, junto da fronteira com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberto por savanas e o clima é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificado como húmido tropical ou subtropical húmido e seco. Espero que o blog seja do agrado e voltem a visitar. Muito obrigado.
Mais um visitante do blog vindo de um país diferente, agora da Zambia. A Zâmbia, oficialmente conhecida como República da Zâmbia, é um país sem costa marítima da África Austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola. A capital é Lusaka e eatá localizada no sudeste do país. Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas cataratas de Vitória (Victoria Falls), no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, junto da fronteira com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberto por savanas e o clima é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger, a maior parte do país é classificado como húmido tropical ou subtropical húmido e seco. Espero que o blog seja do agrado e voltem a visitar. Muito obrigado.
domingo, 15 de janeiro de 2012
Real Thaw 2012 - (1)
Vamos começar 2012 com um grande exercício militar organizado pela Força Aérea Portuguesa o Real Thaw. Trata-se da quinta edição que tem como objectivo o treino táctico das forças participantes e ainda proporcionar a interoperabilidade entre os países participantes e os meios envolvidos, aéreos, terrestres e marítimos que irá decorrer entre 23 de Janeiro e 3 de Fevereiro O cenário e ambiente
operacional é o mais real possível e semelhante aos teatros operacionais dos conflitos internacionais actuais onde Portugal poderá vir a desempenhar missões de âmbito da Nato, irá decorrer na Base Aérea de Monte Real e também na zona de Monfortinho, Seia e Pinhel.
Os meios nacionais envolvidos são dos 3 ramos das Forças Armadas, da Força Aérea estão as esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares com os F-16 de Monte Real, as esquadras 501 Bisontes e 502 Elefantes do Montijo, C-130 e C-
295, as esquadras 552Zangões e 601 Lobos de Beja, os Alouette III e os P-3 C Cup+ e ainda a esquadra 751 Lobos com os EH-101 Merlin do Montijo. Ao nível do exercito temos a participação da Brigada de Reacção Rápida e a Brigada Mecanizada e a Marinha participará
com a unidade de Corpo de Fuzileiros a DAE Destacamento de Acções Especiais. A nível internacional teremos a presença dos FAC's Controladores Aéreos Avançados dos Estados Unidos e da Holanda, de Espanha contamos com a presença do Eurofighter da Ala 11 e do Airbus A-330 MRTT (
Multi Role Tanker Transport). Estará ainda presente o E-3A AWACS da Nato e os Falcon 20 da guerra electrónica que vêm do Reino Unido da empresa Cobham. A Força Aérea através do seu site http://www.emfa.pt/realthaw/ estará uma vez mais praticamente on-line durante o exercício onde podemos
consultar o evoluir do mesmo diariamente, podemos até participar enviando fotos, contribuindo assim com outros "olhares" de entusiastas que cada vez são em maior numero. Por falar em entusiastas vai haver o sempre esperado spotterday no dia
2 de Fevereiro onde vamos poder estar mais perto dos meios. As fotos que ilustram este post foram recolhidas em actividades anteriores e pretende ser uma ante visão das que vão estar em actividade durante o Real Thaw 2012. Por agora é tudo, fiquem bem, Jorge Ruivo. Ah! E podem acompanhar o exercicio através do link do lado direito
Vamos começar 2012 com um grande exercício militar organizado pela Força Aérea Portuguesa o Real Thaw. Trata-se da quinta edição que tem como objectivo o treino táctico das forças participantes e ainda proporcionar a interoperabilidade entre os países participantes e os meios envolvidos, aéreos, terrestres e marítimos que irá decorrer entre 23 de Janeiro e 3 de Fevereiro O cenário e ambiente
operacional é o mais real possível e semelhante aos teatros operacionais dos conflitos internacionais actuais onde Portugal poderá vir a desempenhar missões de âmbito da Nato, irá decorrer na Base Aérea de Monte Real e também na zona de Monfortinho, Seia e Pinhel.
Os meios nacionais envolvidos são dos 3 ramos das Forças Armadas, da Força Aérea estão as esquadras 201 Falcões e 301 Jaguares com os F-16 de Monte Real, as esquadras 501 Bisontes e 502 Elefantes do Montijo, C-130 e C-
295, as esquadras 552Zangões e 601 Lobos de Beja, os Alouette III e os P-3 C Cup+ e ainda a esquadra 751 Lobos com os EH-101 Merlin do Montijo. Ao nível do exercito temos a participação da Brigada de Reacção Rápida e a Brigada Mecanizada e a Marinha participará
com a unidade de Corpo de Fuzileiros a DAE Destacamento de Acções Especiais. A nível internacional teremos a presença dos FAC's Controladores Aéreos Avançados dos Estados Unidos e da Holanda, de Espanha contamos com a presença do Eurofighter da Ala 11 e do Airbus A-330 MRTT (
Multi Role Tanker Transport). Estará ainda presente o E-3A AWACS da Nato e os Falcon 20 da guerra electrónica que vêm do Reino Unido da empresa Cobham. A Força Aérea através do seu site http://www.emfa.pt/realthaw/ estará uma vez mais praticamente on-line durante o exercício onde podemos
consultar o evoluir do mesmo diariamente, podemos até participar enviando fotos, contribuindo assim com outros "olhares" de entusiastas que cada vez são em maior numero. Por falar em entusiastas vai haver o sempre esperado spotterday no dia
2 de Fevereiro onde vamos poder estar mais perto dos meios. As fotos que ilustram este post foram recolhidas em actividades anteriores e pretende ser uma ante visão das que vão estar em actividade durante o Real Thaw 2012. Por agora é tudo, fiquem bem, Jorge Ruivo. Ah! E podem acompanhar o exercicio através do link do lado direito
Etiquetas:
BA5,
Base Aérea nº5;,
Monte Real,
Real Thaw,
Real Thaw 2012,
RT12
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Reunion - 68th visitor
Da Ilha de Reunião veio o visitante do 68º país no CannonTwo. Reunião é uma ilha dependente de França, no Oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: as Maurícias. Reunião tem, no entanto, várias dependências, espalhadas em torno de Madagáscar, no Índico e no Canal de Moçambique. Com uma extensão de 2 510 km2 e a cerca de 800 km a leste de Madagáscar, a ilha têm forma oval e é atravessada por duas zonas montanhosas. A capital é Saint-Denis, tem uma população aproximada de 800.000 habitantes. Espero que este blog seja do agrado, fico satisfeito por mais este visitante e daqui não tenho qualquer registo fotográfico, talvez quem sabe numas futuras férias.
Da Ilha de Reunião veio o visitante do 68º país no CannonTwo. Reunião é uma ilha dependente de França, no Oceano Índico, localizado a leste de Madagáscar. A ilha principal é uma das duas maiores Ilhas Mascarenhas, sendo o seu vizinho mais próximo a outra: as Maurícias. Reunião tem, no entanto, várias dependências, espalhadas em torno de Madagáscar, no Índico e no Canal de Moçambique. Com uma extensão de 2 510 km2 e a cerca de 800 km a leste de Madagáscar, a ilha têm forma oval e é atravessada por duas zonas montanhosas. A capital é Saint-Denis, tem uma população aproximada de 800.000 habitantes. Espero que este blog seja do agrado, fico satisfeito por mais este visitante e daqui não tenho qualquer registo fotográfico, talvez quem sabe numas futuras férias.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
3 anos depois... "Voar de F-16"
Faz 3 anos que concretizei um dos maiores sonhos. Voar de avião de combate e logo numa das melhores plataformas militares do mundo, o F-16 Fighting Falcon. Este dia ainda está marcado e bem presente na minha memória. Acreditem que acho que consigo descrever tudo o que se passou, mas conseguir
descrever as sensações, isso é que é mais difícil ou mesmo impossível. Recordando esse dia, o facto de ouvir a autorização para a descolagem foi o momento que bateu forte, afterburn ligado, trem a recolher e aí estava eu no ar a bordo de um F-16, ainda estava incrédulo com a situação e já manobrava por cima da Figueira da Foz. Realmente olhando aos dias de hoje acho muito difícil voltar a repetir, não esquecendo que o segundo esteve mesmo por um triz, mas já fiz algo de
que me posso orgulhar e sento-me realizado neste meu hobby que me tem proporcionado aventuras espectaculares. Uma palavra de apreço à Força Aérea Portuguesa por me ter deixado sonhar por um dia e claro aos militares de Monte Real a quem devo também este feito que
ficará para sempre marcado em mim.Depois na parede está um quadro que diz o seguinte: "Certifica-se que, no dia 18 de Novembro do ano da graça do Senhor de 2008, o Sr. Jorge Ruivo, desafiando as leis da gravidade e, num misto de temor e coragem, ousou deixar a firmeza da terra e aventurar-se
no éter, experimentando sensações extremas que variam ente a calma celeste e a violência brutal, ao voar na mais mortífera e ágil aeronave de caça, o F-16 Fighting Falcon. Assinam o Falcão Mor e o piloto "Vader". Foi um vôo puxado para mim, as forças G's deram-me que fazer, mas no fim e após umas centenas de fotos foi tempo para umas "mines" no bar eheheh. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Faz 3 anos que concretizei um dos maiores sonhos. Voar de avião de combate e logo numa das melhores plataformas militares do mundo, o F-16 Fighting Falcon. Este dia ainda está marcado e bem presente na minha memória. Acreditem que acho que consigo descrever tudo o que se passou, mas conseguir
descrever as sensações, isso é que é mais difícil ou mesmo impossível. Recordando esse dia, o facto de ouvir a autorização para a descolagem foi o momento que bateu forte, afterburn ligado, trem a recolher e aí estava eu no ar a bordo de um F-16, ainda estava incrédulo com a situação e já manobrava por cima da Figueira da Foz. Realmente olhando aos dias de hoje acho muito difícil voltar a repetir, não esquecendo que o segundo esteve mesmo por um triz, mas já fiz algo de
que me posso orgulhar e sento-me realizado neste meu hobby que me tem proporcionado aventuras espectaculares. Uma palavra de apreço à Força Aérea Portuguesa por me ter deixado sonhar por um dia e claro aos militares de Monte Real a quem devo também este feito que
ficará para sempre marcado em mim.Depois na parede está um quadro que diz o seguinte: "Certifica-se que, no dia 18 de Novembro do ano da graça do Senhor de 2008, o Sr. Jorge Ruivo, desafiando as leis da gravidade e, num misto de temor e coragem, ousou deixar a firmeza da terra e aventurar-se
no éter, experimentando sensações extremas que variam ente a calma celeste e a violência brutal, ao voar na mais mortífera e ágil aeronave de caça, o F-16 Fighting Falcon. Assinam o Falcão Mor e o piloto "Vader". Foi um vôo puxado para mim, as forças G's deram-me que fazer, mas no fim e após umas centenas de fotos foi tempo para umas "mines" no bar eheheh. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Etiquetas:
Esquadra 201,
F-16,
Falcões,
Monte Real,
Voo
terça-feira, 15 de novembro de 2011
Oman - 67th visitor
De Oman veio o sexagésimo sétimo visitante, que me deixa bastante honrado. Oman é um país situado na Arábia, mais concretamente na extremidade oriental da Península Arábica e cuja capital é Mascate. Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Oman com uma cadeia montanhosa que percorre desde o centro-leste até ao norte das chamadas Montanhas Al-Hajar, onde se,
encontra o maciço Jebel Akhdar com o ponto mais elevado do país, Jebel Shams com 2.980 metros. As principais cidades omanis estão no litoral, destaca-se a capital e a proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Até meados do século XIX, Oman era um entreposto de escravos e armas. Com o fim da escravidão, a região perdeu
muito de sua prosperidade, e a economia ficou reduzida à agricultura, ao comércio de Camelos e caprinos, à pesca e o artesanato tradicional. Hoje, graças ao petróleo, a economia tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos 30 anos. Ficoi independente do Reino Unido em 1971 e possui quase 3 milhões de habitantes. Gostaria de salientar o facto de uma década após Vasco da Gama
ter descoberto o caminho marímo para a India, chegaram a Oman exploradores portugueses que ficaram em Mascate durante 140 anos entre 1508 e 1648. Mudando de tema e referindo-me à aviação já consegui captar aeronaves omanis, como o C-130 Hércules e o BAC 111 que costumam ser habituais no Festival Aéreo de Fairford, RIAT no Reino Unido. Obrigado pela visita e aqui fica o meu tributo a mais este país, de que eu espero ser do agrado. Fiquem bem, Jorge Ruivo
De Oman veio o sexagésimo sétimo visitante, que me deixa bastante honrado. Oman é um país situado na Arábia, mais concretamente na extremidade oriental da Península Arábica e cuja capital é Mascate. Um vasto e plano deserto cobre o centro do território de Oman com uma cadeia montanhosa que percorre desde o centro-leste até ao norte das chamadas Montanhas Al-Hajar, onde se,
encontra o maciço Jebel Akhdar com o ponto mais elevado do país, Jebel Shams com 2.980 metros. As principais cidades omanis estão no litoral, destaca-se a capital e a proximidade com os centros internacionais de Dubai e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Até meados do século XIX, Oman era um entreposto de escravos e armas. Com o fim da escravidão, a região perdeu
muito de sua prosperidade, e a economia ficou reduzida à agricultura, ao comércio de Camelos e caprinos, à pesca e o artesanato tradicional. Hoje, graças ao petróleo, a economia tem apresentado um grande desenvolvimento nos últimos 30 anos. Ficoi independente do Reino Unido em 1971 e possui quase 3 milhões de habitantes. Gostaria de salientar o facto de uma década após Vasco da Gama
ter descoberto o caminho marímo para a India, chegaram a Oman exploradores portugueses que ficaram em Mascate durante 140 anos entre 1508 e 1648. Mudando de tema e referindo-me à aviação já consegui captar aeronaves omanis, como o C-130 Hércules e o BAC 111 que costumam ser habituais no Festival Aéreo de Fairford, RIAT no Reino Unido. Obrigado pela visita e aqui fica o meu tributo a mais este país, de que eu espero ser do agrado. Fiquem bem, Jorge Ruivo
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
311 Sqn e 312 Sqn de Volkel - 60º Aniversário

Em Agosto voltei a Zoersl para o segundo curso de fotografia ar-ar organizado pelo Eric Coeckelberghs e pela sua equipa do Aviation Photo-Crew team. Este ano por ser repetente tive o privilégio de ser incluído num programa que incluía o primeiro voo de 2 F-16 de Volkel que pertenciam à Esquadra 311 e outro à Esquadra 312 com um pintura especial na cauda. Foram cerca de 40 minutos fantásticos
tendo como fundo os diversos tipos de paisagem holandesa, os braços de água, terrenos de cultivo e povoações. Mas para chegar aqui eu tive uma atribulada viagem que começo com um atraso de 1 hora do voo da TAP para Bruxelas, ora isto originou que chegasse uma hora mais tarde e o balcão da AVIS já estava fechado para levantar a viatura.
Após as minhas tentativas de Lisboa, não consegui que esperassem por mim e graças a isso tive de dormir no Aeroporto e perdi a noite do Hotel. Digamos que não é o local mais apropriado para passar a noite, mas nessa altura ainda era uma surpresa para mim o voo
com F-16's. É mesmo isso que estão a pensar, já estava um bocado irritado com tudo isto e não era para menos, mas o tempo passou e mal dormido lá fui eu levantar a viatura para me dirigir para Zoersl. Como o voo era bastante cedo, eu já fazia contas de cabeça com o tempo que tinha
de utilizar na viagem de carro para não perder este voo ( até aqui eu ainda não sabia dos F-16's ), mas consegui chegar mesmo mesmo em cima da hora. Foi prepara as máquinas, colocar o equipamento, escolher os lugares e aí estava eu no ar para uma sessão de fotografias ar-ar. Após uns minutos de voo, sem saber
para onde ia, comecei a destressar e a apreciar a paisagem lá de cima até que apareceram 2 pontinhos negros no horizonte que não me enganavam, eram 2 F-16 a aproximarem-se do Skyvan. Daqui para a frente escusado será de dizer que foi simplesmente espectacular e que o tampo passou num ápice, nem dei por ele.
Descolamos da Bélgica mas a sessão foi toda efectuada em território holandês e uma curiosidade foi o facto de nos noticiários holandeses da hora de almoço, ter passado a noticia que 2 F-16 tinham ando a perseguir um avião civil, provavelmente em manobras anti-
terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.
tendo como fundo os diversos tipos de paisagem holandesa, os braços de água, terrenos de cultivo e povoações. Mas para chegar aqui eu tive uma atribulada viagem que começo com um atraso de 1 hora do voo da TAP para Bruxelas, ora isto originou que chegasse uma hora mais tarde e o balcão da AVIS já estava fechado para levantar a viatura.
Após as minhas tentativas de Lisboa, não consegui que esperassem por mim e graças a isso tive de dormir no Aeroporto e perdi a noite do Hotel. Digamos que não é o local mais apropriado para passar a noite, mas nessa altura ainda era uma surpresa para mim o voo
com F-16's. É mesmo isso que estão a pensar, já estava um bocado irritado com tudo isto e não era para menos, mas o tempo passou e mal dormido lá fui eu levantar a viatura para me dirigir para Zoersl. Como o voo era bastante cedo, eu já fazia contas de cabeça com o tempo que tinha
de utilizar na viagem de carro para não perder este voo ( até aqui eu ainda não sabia dos F-16's ), mas consegui chegar mesmo mesmo em cima da hora. Foi prepara as máquinas, colocar o equipamento, escolher os lugares e aí estava eu no ar para uma sessão de fotografias ar-ar. Após uns minutos de voo, sem saber
para onde ia, comecei a destressar e a apreciar a paisagem lá de cima até que apareceram 2 pontinhos negros no horizonte que não me enganavam, eram 2 F-16 a aproximarem-se do Skyvan. Daqui para a frente escusado será de dizer que foi simplesmente espectacular e que o tampo passou num ápice, nem dei por ele.
Descolamos da Bélgica mas a sessão foi toda efectuada em território holandês e uma curiosidade foi o facto de nos noticiários holandeses da hora de almoço, ter passado a noticia que 2 F-16 tinham ando a perseguir um avião civil, provavelmente em manobras anti-
terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.


Em Agosto voltei a Zoersl para o segundo curso de fotografia ar-ar organizado pelo Eric Coeckelberghs e pela sua equipa do Aviation Photo-Crew team. Este ano por ser repetente tive o privilégio de ser incluído num programa que incluía o primeiro voo de 2 F-16 de Volkel que pertenciam à Esquadra 311 e outro à Esquadra 312 com um pintura especial na cauda. Foram cerca de 40 minutos fantásticos
tendo como fundo os diversos tipos de paisagem holandesa, os braços de água, terrenos de cultivo e povoações. Mas para chegar aqui eu tive uma atribulada viagem que começo com um atraso de 1 hora do voo da TAP para Bruxelas, ora isto originou que chegasse uma hora mais tarde e o balcão da AVIS já estava fechado para levantar a viatura.
Após as minhas tentativas de Lisboa, não consegui que esperassem por mim e graças a isso tive de dormir no Aeroporto e perdi a noite do Hotel. Digamos que não é o local mais apropriado para passar a noite, mas nessa altura ainda era uma surpresa para mim o voo
com F-16's. É mesmo isso que estão a pensar, já estava um bocado irritado com tudo isto e não era para menos, mas o tempo passou e mal dormido lá fui eu levantar a viatura para me dirigir para Zoersl. Como o voo era bastante cedo, eu já fazia contas de cabeça com o tempo que tinha
de utilizar na viagem de carro para não perder este voo ( até aqui eu ainda não sabia dos F-16's ), mas consegui chegar mesmo mesmo em cima da hora. Foi prepara as máquinas, colocar o equipamento, escolher os lugares e aí estava eu no ar para uma sessão de fotografias ar-ar. Após uns minutos de voo, sem saber
para onde ia, comecei a destressar e a apreciar a paisagem lá de cima até que apareceram 2 pontinhos negros no horizonte que não me enganavam, eram 2 F-16 a aproximarem-se do Skyvan. Daqui para a frente escusado será de dizer que foi simplesmente espectacular e que o tampo passou num ápice, nem dei por ele.
Descolamos da Bélgica mas a sessão foi toda efectuada em território holandês e uma curiosidade foi o facto de nos noticiários holandeses da hora de almoço, ter passado a noticia que 2 F-16 tinham ando a perseguir um avião civil, provavelmente em manobras anti-
terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.
tendo como fundo os diversos tipos de paisagem holandesa, os braços de água, terrenos de cultivo e povoações. Mas para chegar aqui eu tive uma atribulada viagem que começo com um atraso de 1 hora do voo da TAP para Bruxelas, ora isto originou que chegasse uma hora mais tarde e o balcão da AVIS já estava fechado para levantar a viatura.
Após as minhas tentativas de Lisboa, não consegui que esperassem por mim e graças a isso tive de dormir no Aeroporto e perdi a noite do Hotel. Digamos que não é o local mais apropriado para passar a noite, mas nessa altura ainda era uma surpresa para mim o voo
com F-16's. É mesmo isso que estão a pensar, já estava um bocado irritado com tudo isto e não era para menos, mas o tempo passou e mal dormido lá fui eu levantar a viatura para me dirigir para Zoersl. Como o voo era bastante cedo, eu já fazia contas de cabeça com o tempo que tinha
de utilizar na viagem de carro para não perder este voo ( até aqui eu ainda não sabia dos F-16's ), mas consegui chegar mesmo mesmo em cima da hora. Foi prepara as máquinas, colocar o equipamento, escolher os lugares e aí estava eu no ar para uma sessão de fotografias ar-ar. Após uns minutos de voo, sem saber
para onde ia, comecei a destressar e a apreciar a paisagem lá de cima até que apareceram 2 pontinhos negros no horizonte que não me enganavam, eram 2 F-16 a aproximarem-se do Skyvan. Daqui para a frente escusado será de dizer que foi simplesmente espectacular e que o tampo passou num ápice, nem dei por ele.
Descolamos da Bélgica mas a sessão foi toda efectuada em território holandês e uma curiosidade foi o facto de nos noticiários holandeses da hora de almoço, ter passado a noticia que 2 F-16 tinham ando a perseguir um avião civil, provavelmente em manobras anti-
terroristas. Afinal este dia não foi tão péssimo como eu inicialmente imaginei quando estava a tentar passar pelas brasas no Aeroporto de Bruxelas, aliás digo mais, foi uma das minhas melhores aventuras, que acabou bem após um inicio bastante atribulado. Agora espero que o terceiro ano do curso tenha algo de espectacular também, porque o curso de fotografia ar-ar para quem o frequenta, digamos que até fica bem "chumbar", para voltar no ano seguinte. Fiquem bem, Jorge Ruivo Nota: Um agradecimento especial ao Eric e ao Frank Crebas pela organização do voo.

Subscrever:
Mensagens (Atom)