sábado, 3 de abril de 2010

Dassault Rafale

Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

1 comentário:

  1. Parabéns, outra excelente reportagem. Estou a gostar de acompanhar. Abraço, Zé Augusto

    ResponderEliminar