quinta-feira, 29 de abril de 2010

Spotterday Monte Real (1)

Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, o primeiro update deste evento deixa-me com um sentimento de ansiedade, pelos próximos e pelo facto de bem perto de mim ir actuar a Royal Netherland Demo Team com o seu F-16 espectacularmente decorado para a demonstração aérea. Realmente ter a possibilidade de o ver actuar bem perto da minha casa, já que estou habituado a vê-lo no estrangeiro mais propriamente nos RIAT, cria desde já uma expectativa bastante grande pela sua demo. Mas não é tudo, é claro que outra expectativa grande são os nossos vipers, como no dia de Base Aberta, um mass atack? Uma formação brutal como foi a do ano passado? Passagens baixas por todo o lado? Low Approach? Vamos ver se entretanto com o enriquecimento do programa,
esperamos mais agradáveis surpresas. Pelo que li, acho o kit dos spotters melhor do que o do ano passado, só o livro lá incluído, custa no exterior +- 65€, vamos ter um dia em cheio novamente e por duas vezes locais privilegiados para fotografar, é mesmo para nós. O ano passado houve umas vozes discordantes, com todo o direito, e que dispararam em todas as direcções, mas e realidade é que passamos um excelente dia, fazendo esquecer esses qui pro quos, e não fosse a chuva (minha eterna companheira), era de certeza muito melhor. Mas bonito foi uma atitude que passou ao lado de muitos, mas que devo referi-la aqui por ser de tão nobre dimensão, em cima da hora houve um dos spotters que não podia ir devido a diversas situações menos boas ocorridas em simultâneo, então houve um grupo que se prontificou a pagar a inscrição o que por todos dava uma verba pequena, mas um dos que ajudou, não foi. Podia contribuir com esse pequeno valor mas não estava nos seus horizontes o valor total da entrada, daí não ter estado com os spotters, mas ele tem-nos dado tanto, aos spotters, ou não seja ele o Falcão-Mor do Pássaro de Ferro, esse magnifico blog que eu ambiciono um dia chegar aos calcanhares. Fica aqui desde já o meu reconhecimento, a este acto tão nobre, um grande abraço para a Madeira, para o meu amigo António Luís. Ah! E não queria terminar sem outro reconhecimento, o Sabre 15115, continua magnifico, a pintura ainda se mantém impecável, os meus parabéns ao Miguel e restantes elementos dessa excelente equipa. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

sábado, 3 de abril de 2010

Dassault Rafale

Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Caça europeu da nova geração, esta aeronave é o mais recente desenvolvimento, no activo, da tecnologia aeronáutica francesa, mais concretamente na aviação. Aproveito para deixar uma notas sobre este magnifico avião uma vez que temos por cá o Porta Aviões Charles de Gaulle para uns exercício ao largo e ele faz parte da panoplia a bordo. Trata-se de um caça-bombardeiro de amplo raio de acção, podendo desempenhar várias missões em simultâneo de caça, ataque, reconhecimento entre outras. Entrou ao serviço em 2000, possui um radar multi-funcional Thomson RBE-2, inicialmente voou com motores SNECMA M88 mas, posteriormente foi substituído pelo GE 404-GE-400 turbofan pós-combustão, usado no F/A-18 Hornet. O cockit é dotado de HUD e HMD, o piloto controla a aeronave através de um side stick á direita, estando em estudo o comando por voz. Um avião de asa em delta vindo no seguimento da tradição para este tipo de asa dos seus "irmãos" mais velhos os Mirage III, IV, V e 2000, tem trem de aterragem robusto típico de embarcadiço em Porta Aviões. Este avião veio para substituir os Jaguar, Cruzader e o Super
Etendard, este ultimo ainda a operar estando em fase de transição por mais uns anitos por isso contamos ainda com a sua presença. A primeira vez que tive a oportunidade de observar um Rafale foi no Tigermeet 2006 em Albacete, esquadra ECE 05.330 e logo um deles com uma decoração tigre, muito bonito por sinal. O ano passado no RIAT foi a atracção do evento, com duas Demos monumentais, onde pude comprovar a sua manobrabilidade e dado as suas caracteristicas, as curtas aterragens e descolagens, foi realmente um momento espectacular. Pena foi o sol, esse interveniente fortissimo nas fotos, mas já estou um pouco habitaudo, certo pessoal? Finalmente a ultima vez que estive próximo de um, foi outra vez no Tigermeet, agora em Klein Brogel,
mais uma decoração tigre, fantástica, das mais bonitas do evento. Como ainda falta algum tempo para o RIAT e como na semana seguinte é a semana do Farnborough 2010 e como estão presentes a Boeing e Lockheed Martin, pode ser que tenhamos sorte com uma demo deste avião francês e quem sabe, uma de tecnologia russa como aconteceu em 2006 com a presença do Mig OVT. Por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 21 de março de 2010

RIAT 2010 (2) Raptor is back

Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Bem, uma confirmação brutal. O F-22 presente novamente no maior festival aéreo aqui destas bandas, no Santuário da aviação militar. É uma noticia que vai de certeza disparar o numero de presenças no evento, o que poderá também fazer com que outras estrelas possam aparecer. Em 2008 ano do cancelamento do RIAT devido ao mau tempo, seria a estreia a níveleuropeu de um dos mais avançados caças do mundo, no entanto ainda tive a oportunidade de o ver descolar, fazer uns low approach e por fim rolar á minha frente para ser fotografado numa espécie de passerelle para os fotógrafos. Vocês não imaginam a frustração que é, depois de uma programação cuidada com voos, estadia e carro, ver um placar amarelo a indicar a direcção do RIAT, mas, digo MAS, com um autocolante a dizer " Airshow Cancelled"... nem queria acreditar, não me podia estar a acontecer.Na véspera ainda tinha recebido um sms de um amigo a dizer azar com o tempo, mas bebam umas cervejas para esquecer, eu não tinha percebido bem, ou não queria perceber, que estava mau tampo, já eu sabia, agora do cancelamento é que não. Mas meus caros, tinha sempre de haver o Plano B, e fomos logo para Duxorfd, para o Flying Legends, brutal de outro ponto de vista. Mas voltamos ao F-22, uma vez cancelado o festival, fomos informados que o dia das partidas ia ser normal, logo do mal o menos, podíamos ainda sacar umas fotos, até porque estavam presentes aeronaves portuguesas, os Asas de Portugal e um C-130 como avião suporte. Mas no final da manhã, algum passou a informação que a estrela ia descolar pelas 14 horas para se dirigir ao outro evento, que era Farnobrough onde iria fazer uma demo. Na hora prevista e após a descolagem de um F-15E eis que no horizonte surge a silhueta dessa aeronave quase parecendo uma nave espacial das series de ficção cientifica, um F-22 mesmo á minha frente, foi espectacular. Como desta vez estava no final da pista, na chegada, não pude estar perto dos low approach efectuados, mas deu logo para ver que estávamos na presença de uma aeronave de outra geração, a forma como manobrou na volta para final, foi disso uma confirmação. Fiquei um pouco desapontado porque julgava com o F-22 voltava para os hangares a 2/3 pista e não chegaria a vê-lo mais, mas enganei-me, o barulho da rolagem continuou e ele veio até ao local onde eu estava, rolou mesmo á minha frente, deu para fotografar bem próximo, digamos, muito bom para a primeira vez e atendendo ás condições. Espero que este ano seja bem diferente, mas "Nuvem Negra" há só um mas eu acho que isso já passou. Vou ficar por aqui, esta notícia foi estrondosa e vamos aguardar por mais. Fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 14 de março de 2010

RIAT 2010 (1) - MIG 21

Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo
Vou iniciar aqui, um tema sobre o maior festival aéreo militar do mundo, na minha opinião. Royal International Air Tatoo, que se realiza todos os anos na base aérea de Fairford no UK. Os updates vão aparecendo aqui no CannonTwo de acordo também com os updates que vão sendo efectuados no site oficial. Como o António Luís refer, identificando este hobby como uma religião, então posso afirmar que Fairford será um dos
maiores Santuários do mundo, desta nossa religião. Pois é, e o primeiro a ser referenciado foi o Romeno Mig-21, e logo com um flying display o que eu acho que vai ser o máximo. Já tive a oportunidade de o fotografar durante o de 2005, esteve apenas na exposição estática e no "departure day" foi uma das atracções, não é sempre que se tem a oportunidade de fotografar um Mig-21 em full-afterburn. Durante esse ano tive a oportunidade de efectuar uma visita em condições, dada a extrema amabilidade dos pilotos romenos, autorizaram-me uma ida ao cockpit onde pela primeira tive a oportunidade de estar perante tecnologia do lado Russo, foi realmente um dos momentos mais altos do ano de 2005. Curioso foi o facto de terem colocado outro Mig-21 à frente de um Phantom inglês, este apenas para estática, onde consegui um enquadramento que mais parecia um dos muitos que aconteceram no Vietnam durante a guerra, um Mig 21 com um Phantom nas suas 6 horas, exageradamente claro, dado que se tratava apenas de uma exposição estática. Por isso vai ser com grande expectativa que vou aguardar pela demo deste histórico da aviação, considerado como um dos 10 melhores caças de sempre de toda História da Aviação. Relativamente aos temas deste ano, são sempre três, será os 70 anos da Batalha de Inglaterra, os 150 anos do Corpo dos Cadetes e para finalizar será o Treino que é essencial para a preparação para missões futuras. Bem quanto a este tema por agora é tudo, fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 7 de março de 2010

Spotterday Monte Real

Um bom começo nesta nossa Religião, um surpreendente Spotterday logo no inicio do ano. Foi coincidente com um exercício militar, o Real Thaw 2010 e realizou-se na Falcon Town, Monte Real a F16's home base. Fomos excelentemente recebidos pela Força Aérea, na pessoa da Ten. Raquel, das Relações Públicas, cumpridos os formalismos iniciais, colocaram-nos logo no ponto de spotting, dado que as máquinas voadoras estavam prestes a esvoaçar é nossa frente e tínhamos bastante memória para descarregar. Á mistura com as fotos, reinava a boa disposição fruto de uma amena cavaqueira e do sentido de humor existente de cada spotter, e isto também faz parte desta festa a boa disposição. Desta vez íamos também inovar, íamos experiemntar spotting nocturno. Eiii!!! Não se riam! Sim, fotografar á noite, também tem a sua espectacularidade e é claro que precisamos de um treininho para nos ajustarmos a esta nova realidade de combinações de aberturas e velocidades da máquina. Ok! Já sei que dizem que eu parto em vantagem por estar sempre associado ao mau tempo, fraca luminosidade, mas isso de Nuvem Negra, acho que é passado... porque, esteve um lindo dia de sol... e a noite também estava bonita mas sem luminosidade, Ah! Estava a esquecer-me, e um frio de rachar...
Mas o resultado foi deveras positivo, captámos fotos de F-16, nossos e Dinamarqueses, C-295 Persuader, EH-101 Merlin e não esquecendo o voo de um Rookie, onde presenciamos á distancia, o banho habitual dos 2 que foram largados no dia 2 de Fevereiro pertencentes à Esquadra 201 Falcões, memorável sem sombra de dúvidas. Um agradecimento grande á Força Aérea e ao pessoal de BA5 sempre incansáveis connosco. Muito obrigado. Bem pessoal, continuem a aparecer por aqui, fiquem bem. Jorge Ruivo. Ah! e acho que já se fala noutro spotterday por aí algures, eheheh
Um bom começo nesta nossa Religião, um surpreendente Spotterday logo no inicio do ano. Foi coincidente com um exercício militar, o Real Thaw 2010 e realizou-se na Falcon Town, Monte Real a F16's home base. Fomos excelentemente recebidos pela Força Aérea, na pessoa da Ten. Raquel, das Relações Públicas, cumpridos os formalismos iniciais, colocaram-nos logo no ponto de spotting, dado que as máquinas voadoras estavam prestes a esvoaçar é nossa frente e tínhamos bastante memória para descarregar. Á mistura com as fotos, reinava a boa disposição fruto de uma amena cavaqueira e do sentido de humor existente de cada spotter, e isto também faz parte desta festa a boa disposição. Desta vez íamos também inovar, íamos experiemntar spotting nocturno. Eiii!!! Não se riam! Sim, fotografar á noite, também tem a sua espectacularidade e é claro que precisamos de um treininho para nos ajustarmos a esta nova realidade de combinações de aberturas e velocidades da máquina. Ok! Já sei que dizem que eu parto em vantagem por estar sempre associado ao mau tempo, fraca luminosidade, mas isso de Nuvem Negra, acho que é passado... porque, esteve um lindo dia de sol... e a noite também estava bonita mas sem luminosidade, Ah! Estava a esquecer-me, e um frio de rachar...
Mas o resultado foi deveras positivo, captámos fotos de F-16, nossos e Dinamarqueses, C-295 Persuader, EH-101 Merlin e não esquecendo o voo de um Rookie, onde presenciamos á distancia, o banho habitual dos 2 que foram largados no dia 2 de Fevereiro pertencentes à Esquadra 201 Falcões, memorável sem sombra de dúvidas. Um agradecimento grande á Força Aérea e ao pessoal de BA5 sempre incansáveis connosco. Muito obrigado. Bem pessoal, continuem a aparecer por aqui, fiquem bem. Jorge Ruivo. Ah! e acho que já se fala noutro spotterday por aí algures, eheheh

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Voar?

Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Isto foi um sms que eu recebi no sábado. Tenho o privilégio de receber assim uns sms's destes e quando isso acontece quer dizer que uns 20 a 30 minutos depois aí estou eu no éter. É sempre com alguma ansiedade e adrenalina que se abate sobre nós quando nos preparamos para um voo pela redondeza. Peguei na minha canon, bazei para a Gandara e lá estava o autor dos sms's, o meu grande amigo Octávio Novo, á minha espera para irmos para o ar, no Zephyr 2000 vermelho e branco, isto não é nenhuma indirecta para ninguém, mas a realidade ´q que o avião é mesmo vermelho e branco. Feita a inspecção visual, motor aquecido e a respectiva autorização, o Zephyr começa a rolar pela pista a rapidamente subimos suavemente até á altitude desejada. O destino é quase
sempre a linha de costa, S.Pedro de Moel, que é bem bonito visto de cima, seguimos para a Praia da Vieira e Pedrogão ou Pedra do Ouro e Paredes. Posso vos garantir que voar por cima da rebentação é uma sensação incrível, porque temos uma visibilidade de toda a rebentação e não existe turbulência, é mesmo espectacular. O regresso é com passagem pela Marinha Grande, chegamos de novo á Gandara uns treinos de aproximação com uns Low Approach e closes á mistura ( eh eh eh ) e finalmente a aterragem final. Desta vez ainda tentámos um ar-ar com a Piper, mas não foi possível, aqui o menino teve de se contentar com umas passagens baixas já com pouca luminosidade, mas fica para a próxima. Seguem-se os comentários
da praxe sobre o voo, mais 3 dedos de conversa e aí estou eu de regresso, com algumas fotos e a alteração em mim provocada pela sensação espectacular de ter voado. Bem eu agora vou ficar á espera de mais um sms destes, ok Octávio? Sim, é mesmo uma directa para ti, quanto a nós vamo-nos encontrando por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Real Thaw 2010 (2)

Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Terminou no dia 4 de Fevereiro o exercício militar Real Thaw 2010, que durante 2 semanas movimentou pelos nossos céus e por terra, centenas de militares com o objectivo de facultar treino, ao nível táctico, a todas as forças participantes, organizado pela nossa Força Aérea. Seia, Covilhã e especialmente Monte Real, aqui para nós, foram os cenários utilizados com diversas aeronaves, digo F-16's, dinamarqueses, belgas e nossos a passarem mesmo, mesmo a jeito de serem fotografados. Ok, esses foram o grosso da "coluna", mas houve também EH-101 Merlin, C-295 Persuader, Allouette III, F-18 e ainda o E-3 Awacs, este estacionado em Beja. Mas por Monte Real, foi um fartote de missões, digamos antes, barriguinha cheia para os spotters
descarregarem as memórias nas máquinas voadoras, cerca de 15 a 20 aeronaves descolavam em média por cada turno de missões, a juntar a isto os voos nocturnos, sempre bonitos de acompanhar pela panóplia de luzes da pista na fase das aterragens. Esta foi uma boa oportunidade para os nossos amigos habituais da Portela e Sá Carneiro poderem fotografar "algo" mais rápido, respeitando, claro, os gostos de cada um. Reparei que hoje estão cada vez mais spotters a fotografar em Monte Real, é com bom agrado que vejo este aumento de dia para dia, é que durante muitos anos, era só aqui o menino que "parecia" ter a exclusividade. Isto tem a consequência de aparecerem mais fotos nos diversos foruns, blogues e páginas pessoais, da divulgação da nossa Força Aérea por cá e para o estrangeiro, dando nota do que de bom temos por cá, é claro que me refiro á qualidade de fotos e consequentemente dos fotógrafos. Bem malta podemos dizer que começamos o ano de 2010 em grande, e logo com um spotterday (deste evento vou debruçar-me de seguida), e com muuuuiitttooooo sol, sim eu disse sol, ou melhor, o nuvem negra não teve qualquer influencia no tempo que se fez sentir. Só gostava de acrescentar mais um coisa, não tendo a haver com o exercício, mas coincidente com o mesmo, foi o facto de a Esquadra 201 Falcões ter lançado mais 4 pilotos o que enriqueceu e de que maneira as nossas fotos pelas manobras caracteristicas que são o de uma largada em voo solo, bem como toda a fase anterior em bilugares. Para eles aqui ficam os meus votos de bons voos que nós cá estamos para os documentar com os nossos "canhões". Bem vou ficar por aqui, meus caros continuem com as boas fotos habituais. Fiquem bem. Jorge Ruivo