quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Tigermeet 2010

Decorreu entre 4 e 15 de Outubro o 49º Tigermeet, que se realizou na Base Aérea de Volkel , Holanda, e que este ano a Esquadra 313 teve a
honra de organizar. Mais de meia centena de aeronaves evoluíram no espaço aéreo holandês e não só, cuja ligação entre elas é o facto de terem um felino como símbolo das suas esquadras.Trata-se de um exercício militar no âmbito da Nato, anual, em que os pilotos executam missões de treino numa variedade de cenários sobre a terra e o mar. É pois, um palco de treinos essencial para a interligação entre esquadras, troca de
experiências ar-ar, ataque, baixa altitude e missões COMAO, todas elas com baste preparação em briefings e depois em debriefings após cada missão. Paralelamente é também um evento que proporciona aos amantes da aviação, os spotters, a possibilidade de poderem durante estes dias dar largas ao seu hobby, observar e fotografar, em média, cerca de 40 a 50 missões por cada
período de voo. Neste exercício, é tradição cada esquadra decorar pelo menos um avião com uma pintura alusiva ao evento, pintura tigre, que são oportunidades quase únicas de as fotografar, uma vez que após o mesmo, normalmente voltam á sua pintura original. O Próximo Tigermeet está previsto para Cambrai, em França, e será certamente um grande evento, uma vez que se comemorará o seu
50º aniversário. A associação foi criada em 1961, pelo 79 TFS da USAFE, que com o 74º Sqn da RAF e a esquadra 12/01 da Força Aérea Francesa tomaram a iniciativa de se juntarem para troca de experiências militares no âmbito da NATO. Este foi o texto da minha autoria que foi editado na revista Sirius. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Decorreu entre 4 e 15 de Outubro o 49º Tigermeet, que se realizou na Base Aérea de Volkel , Holanda, e que este ano a Esquadra 313 teve a
honra de organizar. Mais de meia centena de aeronaves evoluíram no espaço aéreo holandês e não só, cuja ligação entre elas é o facto de terem um felino como símbolo das suas esquadras.Trata-se de um exercício militar no âmbito da Nato, anual, em que os pilotos executam missões de treino numa variedade de cenários sobre a terra e o mar. É pois, um palco de treinos essencial para a interligação entre esquadras, troca de
experiências ar-ar, ataque, baixa altitude e missões COMAO, todas elas com baste preparação em briefings e depois em debriefings após cada missão. Paralelamente é também um evento que proporciona aos amantes da aviação, os spotters, a possibilidade de poderem durante estes dias dar largas ao seu hobby, observar e fotografar, em média, cerca de 40 a 50 missões por cada
período de voo. Neste exercício, é tradição cada esquadra decorar pelo menos um avião com uma pintura alusiva ao evento, pintura tigre, que são oportunidades quase únicas de as fotografar, uma vez que após o mesmo, normalmente voltam á sua pintura original. O Próximo Tigermeet está previsto para Cambrai, em França, e será certamente um grande evento, uma vez que se comemorará o seu
50º aniversário. A associação foi criada em 1961, pelo 79 TFS da USAFE, que com o 74º Sqn da RAF e a esquadra 12/01 da Força Aérea Francesa tomaram a iniciativa de se juntarem para troca de experiências militares no âmbito da NATO. Este foi o texto da minha autoria que foi editado na revista Sirius. Fiquem bem. Jorge Ruivo

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

FWIT 2010 Air-to-Ground (2)

Estes quinze dias têm sido de uma movimentação de F-16 acima do normal, justificando-se pelo exercício que está a decorrer em Monte Real, o FWIT Air-to-Ground, com cerca de 15 pilotos dos países que compõem a EPAF. As missões estão mais intensificadas durante a noite com a primeira vaga junto das 19:00 e a segunda vaga pelas 22:00 e com o som bastante
audível que atendendo às condições meteorológicas favoráveis à propagação do som, faz parecer que estamos no meio do conflito. Realmente a população tem ando um pouco ao corrente do que se passa, até a Sra. da padaria sabe que está a decorrer um exercício militar com uns estrangeiros que fazem uma barulheira à noite. Para a malta da fotografia estes últimos dias
não têm sido muito favoráveis porque as missões têm decorrido quase todas à noite. Então restam poucas alternativas sendo a mais favorável se estiverem a utilizar a pista 19, ou seja descolarem de norte para sul. Bem, mas agora vou fazer um pequeno intervalo, porque o barulho parou das máquinas aqui por cima e vou até ao melhor local de
spotting aqui em Portugal, apanhar uns quantos a aterrar dado que a pista em uso é a 19. De regresso, com umas quantas fotos e é claro mais uma história para contar. Aqui o rapaz assim que chegou deu cabo do tripé, o que vale é que existem amigos como o Marco, que estão a 3 metros daquele local e prontamente apareceu com outro para que a minha viagem não fosse
em vão. Obrigado Marco, aqui as fotos são dedicadas a ti. Aqui ficam algumas fotos que julgo serem bem ilustrativas do que é fotografar sem a luz do sol. Fiquem bem, Jorge Ruivo.
Estes quinze dias têm sido de uma movimentação de F-16 acima do normal, justificando-se pelo exercício que está a decorrer em Monte Real, o FWIT Air-to-Ground, com cerca de 15 pilotos dos países que compõem a EPAF. As missões estão mais intensificadas durante a noite com a primeira vaga junto das 19:00 e a segunda vaga pelas 22:00 e com o som bastante
audível que atendendo às condições meteorológicas favoráveis à propagação do som, faz parecer que estamos no meio do conflito. Realmente a população tem ando um pouco ao corrente do que se passa, até a Sra. da padaria sabe que está a decorrer um exercício militar com uns estrangeiros que fazem uma barulheira à noite. Para a malta da fotografia estes últimos dias
não têm sido muito favoráveis porque as missões têm decorrido quase todas à noite. Então restam poucas alternativas sendo a mais favorável se estiverem a utilizar a pista 19, ou seja descolarem de norte para sul. Bem, mas agora vou fazer um pequeno intervalo, porque o barulho parou das máquinas aqui por cima e vou até ao melhor local de
spotting aqui em Portugal, apanhar uns quantos a aterrar dado que a pista em uso é a 19. De regresso, com umas quantas fotos e é claro mais uma história para contar. Aqui o rapaz assim que chegou deu cabo do tripé, o que vale é que existem amigos como o Marco, que estão a 3 metros daquele local e prontamente apareceu com outro para que a minha viagem não fosse
em vão. Obrigado Marco, aqui as fotos são dedicadas a ti. Aqui ficam algumas fotos que julgo serem bem ilustrativas do que é fotografar sem a luz do sol. Fiquem bem, Jorge Ruivo.

sábado, 23 de outubro de 2010

FWIT 2010 ( Air-to-Ground)

O FWIT 2010 ( Fighter Weapons Instructor Training ) para pilotos de F-16 está na sua fase 2 ( air-to-ground ) e tem agora lugar na Base Aérea de Monte Real . De 15 Outubro a 26 Novembro, os países que compõem a EPAF ( European Participating Air Forces ), utilizadores de F-16, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega e Portugal vão evoluir pelo nosso espaço aéreo.Trata-se de um treino militar bastante avançado, mesmo comparado ao americano Top Gun, com o objectivo de formar pilotos instrutores para depois passarem esses conhecimentos e experiencioas adquiridas aos outros elementos das suas esquadras. Agora de outra forma, para a malta da fotografia, significa aumento de movimento de aeronaves,mais propriamente de F-16, mesmo como nós gostamos, em quantidade para os fotografar. Como o próprio nome indica, os aviões vão treinar ataque ao solo e vamos ter oportunidade de os fotografar com configurações pouco habituais, relativamete a misseis e bombas. Uma curiosidade é que este FWIT trouxe a Portugal um amigo meu de longa data,Cristian Schrik, é militar na Força Aérea Holandesa e também um excelente fotografo de aviação militar com um site espectacular digno de ser visitado http://www.aimhigh.nl/. Fez recentemente uma reportagem para a Codeone com magnificas fotos ar-ar com F-16 sobre o FWIT. Bem agora tenho mais uns patch's novos e soube o que era a cervejaholandesa bem fresquinha. Por isso aqui fica uma amostra fotográfica do que está a ser este exercício, ah! mas não me estou a referir a esta ultima foto porque até nem sei porque está aqui ahahah, e assim podem fazer uma ideia do que podem esperar caso optem por uma visita a um dos melhores lugares de spotting do mundo. Fiquem bem, Jorge Ruivo
O FWIT 2010 ( Fighter Weapons Instructor Training ) para pilotos de F-16 está na sua fase 2 ( air-to-ground ) e tem agora lugar na Base Aérea de Monte Real . De 15 Outubro a 26 Novembro, os países que compõem a EPAF ( European Participating Air Forces ), utilizadores de F-16, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Noruega e Portugal vão evoluir pelo nosso espaço aéreo.Trata-se de um treino militar bastante avançado, mesmo comparado ao americano Top Gun, com o objectivo de formar pilotos instrutores para depois passarem esses conhecimentos e experiencioas adquiridas aos outros elementos das suas esquadras. Agora de outra forma, para a malta da fotografia, significa aumento de movimento de aeronaves,mais propriamente de F-16, mesmo como nós gostamos, em quantidade para os fotografar. Como o próprio nome indica, os aviões vão treinar ataque ao solo e vamos ter oportunidade de os fotografar com configurações pouco habituais, relativamete a misseis e bombas. Uma curiosidade é que este FWIT trouxe a Portugal um amigo meu de longa data,Cristian Schrik, é militar na Força Aérea Holandesa e também um excelente fotografo de aviação militar com um site espectacular digno de ser visitado http://www.aimhigh.nl/. Fez recentemente uma reportagem para a Codeone com magnificas fotos ar-ar com F-16 sobre o FWIT. Bem agora tenho mais uns patch's novos e soube o que era a cervejaholandesa bem fresquinha. Por isso aqui fica uma amostra fotográfica do que está a ser este exercício, ah! mas não me estou a referir a esta ultima foto porque até nem sei porque está aqui ahahah, e assim podem fazer uma ideia do que podem esperar caso optem por uma visita a um dos melhores lugares de spotting do mundo. Fiquem bem, Jorge Ruivo

sábado, 25 de setembro de 2010

Montijo SpotterNight

Bem, esta foi uma novidade que mexeu com o pessoal. Um momento de spotting nocturno, com as aeronaves com luzes, alguma iluminação, dispostas na placa e deixem os spotteres dar asas á imaginação para fotos espectaculares. Foi a terceira vez que a Base do Montijo organizou mais um evento brutal. A Esquadra 751 faz as honras da casa coadjuvada pelas restantes, 501, 502, 401. Uma vez mais estava perfeito e por ser ao fim do dia teve muita afluência de entusiastas da aviação, acho que o numero chegou quase aos 100. Ainda me lembro no primeiro em 2008, quando o Tex entrou em contacto comigo para ajudar a difundir pelos spotters de forma a arranjar pessoal em quantidade suficiente para dar continuidade nos anos seguintes, fico feliz por já estarmos a pensar no 4º evento para 2011. Foi chegar à Base, uma troca de palavras, pôr a escrita em dia, e seguimos para o jantar,
sim, jantar, porque isto de fotografar com a barriga vazia não me parece bem. Depois desse "pequeno" promenor, seguimos para a placa onde iamos então começar a nossa "batalha", a "disparar" para tudo o que tivesse asas, helices e rotores. Cada um de nós escolheu a sua "presa" e deixou-se levar pelo gosto de ver bem documentado mais um espectacular evento.
Estamos a ficar mal habituados, é isso que eu acho. Tivemos também outra novidade que foi a oportunidade de subirmos á torre de controlo e poder observar a panorâmica com todas as aeronaves, vistas lá de cima. Um cenário muito bonito com um luar que por vezes desarparecia por entre algumas nuvens e também com uma noite de voos que fazia por vezes deixar rastos de luz nas fotos de longa exposição. O tempo ia avançando e o programa a ser cumprido na integra e sem problemas. Eu tinha mandado um mail a pedir, se possivel, para a placa ser molhada que assim iamos fotografar com o efeito espelho, no chão molhado. Então não é que o meu pedido foi concedido. Exacto, caíu uma escardoça daquelas, mesmo no fim, na
altura em que as aeronaves colocaram os motores em marcha e se dirigiram para as suas placas de estacionamento.
Que molha...e nem estava previsto, mas pronto. Ainda houve alguns que fizeram frente ao S.Pedro para conseguirem umas fotos diferentes, seus sortudos, ahahah. Espero que gostem da documentação fotografica. Chuva? Eu? Não vi nada. Fiquem bem. Jorge "Nuvem Negra" Ruivo
Bem, esta foi uma novidade que mexeu com o pessoal. Um momento de spotting nocturno, com as aeronaves com luzes, alguma iluminação, dispostas na placa e deixem os spotteres dar asas á imaginação para fotos espectaculares. Foi a terceira vez que a Base do Montijo organizou mais um evento brutal. A Esquadra 751 faz as honras da casa coadjuvada pelas restantes, 501, 502, 401. Uma vez mais estava perfeito e por ser ao fim do dia teve muita afluência de entusiastas da aviação, acho que o numero chegou quase aos 100. Ainda me lembro no primeiro em 2008, quando o Tex entrou em contacto comigo para ajudar a difundir pelos spotters de forma a arranjar pessoal em quantidade suficiente para dar continuidade nos anos seguintes, fico feliz por já estarmos a pensar no 4º evento para 2011. Foi chegar à Base, uma troca de palavras, pôr a escrita em dia, e seguimos para o jantar,
sim, jantar, porque isto de fotografar com a barriga vazia não me parece bem. Depois desse "pequeno" promenor, seguimos para a placa onde iamos então começar a nossa "batalha", a "disparar" para tudo o que tivesse asas, helices e rotores. Cada um de nós escolheu a sua "presa" e deixou-se levar pelo gosto de ver bem documentado mais um espectacular evento.
Estamos a ficar mal habituados, é isso que eu acho. Tivemos também outra novidade que foi a oportunidade de subirmos á torre de controlo e poder observar a panorâmica com todas as aeronaves, vistas lá de cima. Um cenário muito bonito com um luar que por vezes desarparecia por entre algumas nuvens e também com uma noite de voos que fazia por vezes deixar rastos de luz nas fotos de longa exposição. O tempo ia avançando e o programa a ser cumprido na integra e sem problemas. Eu tinha mandado um mail a pedir, se possivel, para a placa ser molhada que assim iamos fotografar com o efeito espelho, no chão molhado. Então não é que o meu pedido foi concedido. Exacto, caíu uma escardoça daquelas, mesmo no fim, na
altura em que as aeronaves colocaram os motores em marcha e se dirigiram para as suas placas de estacionamento.
Que molha...e nem estava previsto, mas pronto. Ainda houve alguns que fizeram frente ao S.Pedro para conseguirem umas fotos diferentes, seus sortudos, ahahah. Espero que gostem da documentação fotografica. Chuva? Eu? Não vi nada. Fiquem bem. Jorge "Nuvem Negra" Ruivo

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Algo diferente desta vez

Acabei de receber hoje em casa uma encomenda, com uma certa dimensão e fiquei bastante surpreso com o facto. Tentei lembrar-me o que é que eu tinha comprado e que não me lembrava. O remetente era da Alemanha, mas que raio de coisa. Não me lembrava de nada assim de repente. A caixa era leve e com certeza que não era nada que fosse explodir, então comecei a abrir e o que estava dentro estava bem acondicionado,mas nada de me aperceber do que era. Entretanto deparei-me com duas caixas pequenas e referiam escala 1/200, logo seria uma miniatura e depois sim, lembrei-me malta! O prometido é devido. Já nem me lembrava que em Abril/Maio deste ano fui contactado por uma empresa alemã que fabrica miniaturas de aviões, e pretendia fazer uma miniatura de um avião egostariam da minha autorização para utilizarem uma foto minha para a caixa de um Panavia Tornado com uma pintura especial, Black Panther, pertencente à esquadra 50 Stormo, 155 Grupo ETS, da Força Aérea Italiana, que eu fotografei durante o 50º Aniversário da Força Aérea e coincidente também com o Tigermeet em Beja no ano de 2002. Realmente é algo de diferente, estou habituado a ver as minhasfotos publicadas em livros ou revistas, mas agora numa caixa de uma miniatura ver duas fotos minhas, só posso arrecadar mais este "troféu". Antigamente eu coleccionava os kit's (aviões de plástico) da escala 1/72, depois evolui para a 1/48 devido aos promenores dos aviões mas devo confessar que gostei bastante deste da escala 1/200, pequeno mas muito perfeito. Está espectacular...mas sou suspeito. Fiquem bem que eu vou continuar a admirar esta pequena maravilha. Jorge Ruivo
Acabei de receber hoje em casa uma encomenda, com uma certa dimensão e fiquei bastante surpreso com o facto. Tentei lembrar-me o que é que eu tinha comprado e que não me lembrava. O remetente era da Alemanha, mas que raio de coisa. Não me lembrava de nada assim de repente. A caixa era leve e com certeza que não era nada que fosse explodir, então comecei a abrir e o que estava dentro estava bem acondicionado,mas nada de me aperceber do que era. Entretanto deparei-me com duas caixas pequenas e referiam escala 1/200, logo seria uma miniatura e depois sim, lembrei-me malta! O prometido é devido. Já nem me lembrava que em Abril/Maio deste ano fui contactado por uma empresa alemã que fabrica miniaturas de aviões, e pretendia fazer uma miniatura de um avião egostariam da minha autorização para utilizarem uma foto minha para a caixa de um Panavia Tornado com uma pintura especial, Black Panther, pertencente à esquadra 50 Stormo, 155 Grupo ETS, da Força Aérea Italiana, que eu fotografei durante o 50º Aniversário da Força Aérea e coincidente também com o Tigermeet em Beja no ano de 2002. Realmente é algo de diferente, estou habituado a ver as minhasfotos publicadas em livros ou revistas, mas agora numa caixa de uma miniatura ver duas fotos minhas, só posso arrecadar mais este "troféu". Antigamente eu coleccionava os kit's (aviões de plástico) da escala 1/72, depois evolui para a 1/48 devido aos promenores dos aviões mas devo confessar que gostei bastante deste da escala 1/200, pequeno mas muito perfeito. Está espectacular...mas sou suspeito. Fiquem bem que eu vou continuar a admirar esta pequena maravilha. Jorge Ruivo

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

RNLAF F-16 Demo Team

Esta equipe de demonstração aérea da Royal Netherland Air Force é uma das minhas preferidas, sem contar com os nossos vipers, evidentemente. Formada em Setembro de 1979, mais propriamente no dia 15, durante um open day na Base de Twenthe, o Capitão Sneek no J-213 efectuou a primeira demonstração iniciando assim aquela que será uma das representantes mais importantes da Royal Netherland AF. Realmente tenho acompanhado esta equipa com alguma frequência desde 2005 iniciada com uma ida a Salamanca e depois nos diversos RIAT, isto para não falar nos longínquos aniversários da FAP no Montijo em 1994 e Ovar em 1997 se as data não me atraiçoam. O F-16 para mim já é um avião marcante, como sabem, mas ter a oportunidade de apreciar as suas performances através de uma Demo é realmente espectacular. A Demo é quase toda a acompanhada com dispositivos de fumos nas pontas das asas, criando assim um efeito bonito e para melhor visualizarmos a beleza de todas as manobras. Do ponto de vista fotográfico, a pintura actual está muito bem conseguida e contrasta bem com um céu azulinho, o que para mim é raro, não é malta? Pois é. A anterior pintura não era muito favorável aos fotógrafos pela cor da mesma, que sendo cinza claro e prateado, não querendo com isto dizer que não fosse bonita, mas constantemente havia reflexos de sol por todo o lado o que estragava muitas fotos. Já sei, uma pintura especialmente feita para o Jorge "Nuvem Negra" Ruivo, certo? Só dava bem sem sol, eh eh eh eh. Por isso, para a maior parte dos actuais spotters e entusiastas tiveram uma oportunidade de ouro de o ver actuar, estou certo que nos encheu as medidas. Deixo já um conselho, estudar as manobras. Para quê? Para não sermos surpreendidos e apercebermo-nos bem da sua dimensão, trata-se de equipa que faz uma média de 30 shows por época. “One Team, One Mission” é o lema da Força Aérea que também se aplica à Demo Team, este ano composta por elementos da Esquadra 322 e 323 baseada em Leeuwarden cujo piloto é o Cap “Hitec” Schutte. As manobras utilizadas e coreografadas são
manobras normais de missões operacionais, sendo efectuadas a altitudes baixas para poderem ser observadas pelo público, proporcionando assim um espectáculo diferente do que estamos habituados.
Tivemos a oportunidade de o ver em acção no dia 23 Maio e eu mais duas vezes em Inglaterra durante o RIAT em Fairford. Jorge Ruivo. Ah! Recorri ao website desta equipa para colocar as notas mais importantes http://www.f16demoteam.nl , digno de ser colocado nos favoritos.
Esta equipe de demonstração aérea da Royal Netherland Air Force é uma das minhas preferidas, sem contar com os nossos vipers, evidentemente. Formada em Setembro de 1979, mais propriamente no dia 15, durante um open day na Base de Twenthe, o Capitão Sneek no J-213 efectuou a primeira demonstração iniciando assim aquela que será uma das representantes mais importantes da Royal Netherland AF. Realmente tenho acompanhado esta equipa com alguma frequência desde 2005 iniciada com uma ida a Salamanca e depois nos diversos RIAT, isto para não falar nos longínquos aniversários da FAP no Montijo em 1994 e Ovar em 1997 se as data não me atraiçoam. O F-16 para mim já é um avião marcante, como sabem, mas ter a oportunidade de apreciar as suas performances através de uma Demo é realmente espectacular. A Demo é quase toda a acompanhada com dispositivos de fumos nas pontas das asas, criando assim um efeito bonito e para melhor visualizarmos a beleza de todas as manobras. Do ponto de vista fotográfico, a pintura actual está muito bem conseguida e contrasta bem com um céu azulinho, o que para mim é raro, não é malta? Pois é. A anterior pintura não era muito favorável aos fotógrafos pela cor da mesma, que sendo cinza claro e prateado, não querendo com isto dizer que não fosse bonita, mas constantemente havia reflexos de sol por todo o lado o que estragava muitas fotos. Já sei, uma pintura especialmente feita para o Jorge "Nuvem Negra" Ruivo, certo? Só dava bem sem sol, eh eh eh eh. Por isso, para a maior parte dos actuais spotters e entusiastas tiveram uma oportunidade de ouro de o ver actuar, estou certo que nos encheu as medidas. Deixo já um conselho, estudar as manobras. Para quê? Para não sermos surpreendidos e apercebermo-nos bem da sua dimensão, trata-se de equipa que faz uma média de 30 shows por época. “One Team, One Mission” é o lema da Força Aérea que também se aplica à Demo Team, este ano composta por elementos da Esquadra 322 e 323 baseada em Leeuwarden cujo piloto é o Cap “Hitec” Schutte. As manobras utilizadas e coreografadas são
manobras normais de missões operacionais, sendo efectuadas a altitudes baixas para poderem ser observadas pelo público, proporcionando assim um espectáculo diferente do que estamos habituados.
Tivemos a oportunidade de o ver em acção no dia 23 Maio e eu mais duas vezes em Inglaterra durante o RIAT em Fairford. Jorge Ruivo. Ah! Recorri ao website desta equipa para colocar as notas mais importantes http://www.f16demoteam.nl , digno de ser colocado nos favoritos.

domingo, 8 de agosto de 2010

Base Aberta - Monte Real

E após a vinda de Sintra, foi só alimentar-me rapidamente que a tarde estava destinada a Monte Real. Previa umas fotos espectaculares e foi o que veio a acontecer. Dia de Base Aberta mas em simultâneo era também o dia da família ao qual eu tive o privilégio de ser convidado. A tarde iniciou-se com um café nos Falcões. Fiquei surpreendido com o que vi á entrada do bar da Esquadra, um placar com o titulo "MLU as novas garras dos Falcões" é um tema actual, de mudança como sabem de OCU para MLU e logo numa foto da minha autoria. Bem, é espectacular, e é uma honra para mim sempre que tal acontece. Ah! E não podia deixar passar, é que o piloto da foto estava lá, o Vegas, tive de registar o momento, o piloto, o fotografo e a fotografia. Depois de 5 dedos de conversa, fui até á zona dos hangares onde estava patente a habitual exposição das diversas áreas da Base Aérea. Ali podemo-nos aperceber como funcionam as outras areas necessárias à prontidão dos F-16, é que para tirarmos uma foto de F-16 em voo, existem estas secções ligadas directamente mas que não ficam registadas na fotografia. A eles o meu reconhecimento da importancia que têm para eu fotografar um F-16 no ar. Um baptismozinho num C-295 e segui com o Sr João e a D. Rosa para um dos melhores locais de spotting do mundo para vermos a chegada da parelha de F-16 que tinha descolado. Foi mais um momento alto na recolha de fotos, simplesmente espectacular e a luminosidade estava no ponto ideal.
Depois de toda a actividade, seguiu-se então outro momento alto que foi a confraternização das famílias, estava do melhor e ainda tivemos um show de musica dado por uma militar da unidade. Realmente um dia em cheio e não podia deixar de ficar registado. Um pouco tarde mas mais vale tarde do que nunca. Fiquem bem, Jorge Ruivo
E após a vinda de Sintra, foi só alimentar-me rapidamente que a tarde estava destinada a Monte Real. Previa umas fotos espectaculares e foi o que veio a acontecer. Dia de Base Aberta mas em simultâneo era também o dia da família ao qual eu tive o privilégio de ser convidado. A tarde iniciou-se com um café nos Falcões. Fiquei surpreendido com o que vi á entrada do bar da Esquadra, um placar com o titulo "MLU as novas garras dos Falcões" é um tema actual, de mudança como sabem de OCU para MLU e logo numa foto da minha autoria. Bem, é espectacular, e é uma honra para mim sempre que tal acontece. Ah! E não podia deixar passar, é que o piloto da foto estava lá, o Vegas, tive de registar o momento, o piloto, o fotografo e a fotografia. Depois de 5 dedos de conversa, fui até á zona dos hangares onde estava patente a habitual exposição das diversas áreas da Base Aérea. Ali podemo-nos aperceber como funcionam as outras areas necessárias à prontidão dos F-16, é que para tirarmos uma foto de F-16 em voo, existem estas secções ligadas directamente mas que não ficam registadas na fotografia. A eles o meu reconhecimento da importancia que têm para eu fotografar um F-16 no ar. Um baptismozinho num C-295 e segui com o Sr João e a D. Rosa para um dos melhores locais de spotting do mundo para vermos a chegada da parelha de F-16 que tinha descolado. Foi mais um momento alto na recolha de fotos, simplesmente espectacular e a luminosidade estava no ponto ideal.
Depois de toda a actividade, seguiu-se então outro momento alto que foi a confraternização das famílias, estava do melhor e ainda tivemos um show de musica dado por uma militar da unidade. Realmente um dia em cheio e não podia deixar de ficar registado. Um pouco tarde mas mais vale tarde do que nunca. Fiquem bem, Jorge Ruivo