quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Koksijde Air Show 1 - Patrulhas Acrobáticas

Este ano seleccionei Koksijde. Local das comemorações dos 65 anos da Força Aérea Belga. Começo no inicio do ano a procurar os eventos de eleição, aqueles que são potenciais de boas atracções aéronauticas. Em anos anteriores procurava quantidade, mas agora a qualidade é factor determinante nas minhas decisões, deve ser da idade eheh. Com a vinda este ano dos Thunderbirds à Europa, teria de ser sem sombra de duvidas, um dos locais onde eles se iriam exibir. Depois de muitas pesquisas nos eventos de anos anteriores, por não ser possível optar pela Turquia, Koksijde acabou por ser o Airshow eleito, onde se iria comemorar os 65 anos da Força Aérea Belga. Foi mesmo uma boa escolha porque também se proporcionou fazer fotografia ar-ar, algo que é o topo de quem tem como hobby a fotografia de aviões. Ar-ar com warbirds, jactos antigos, jactos modernos, uma vez mais com F-16 e logo o "Orange Lion" (por compromissos assumidos ainda não é a altura oportuna para partilhar essas fotos). Mas voltando ao Airshow, foi concretizado o objectivo Thunderbirds. E neste post, vou deixar umas fotos das Patarulhas Acrobáticas presentes, como os Saudi Hawks da Arábia Saudita, raros por estas bandas, os ingleses Red Arrows, Patruille de France e ainda os polacos do Team Iskry. Ainda várias demo de F-16 ( belga e holandês ), o Apache, F-18 Suiço, Alphajet e alguns jactos mais antigos como o Hunter, o Fouga e o Meteor. A somar a isto tudo, todas as aeronaves da Força Aérea Belga, onde este ano foi reactivada a celebre patrulha acrobática "Red Devil" onde outrora evoluíam os Fouga Magister, passando depois para o Hunter e onde agora os Siai Marchetti SF.260 de treino mantém vivo o espírito Red Devil nos céus por onde se exibem. O tempo como é habito com a minha presença, foi misto, ouseja, com sol, chuva, nuvens bem negras que até proporcionaram um cenário diferente do normal, isto é, para mim é habitual. Foi sem duvida uma boa escolha este ano ter-me deslocado à Bélgica, onde trouxe vários GB de fotografias, onde figuram das melhores que alguma vez tirei. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Este ano seleccionei Koksijde. Local das comemorações dos 65 anos da Força Aérea Belga. Começo no inicio do ano a procurar os eventos de eleição, aqueles que são potenciais de boas atracções aéronauticas. Em anos anteriores procurava quantidade, mas agora a qualidade é factor determinante nas minhas decisões, deve ser da idade eheh. Com a vinda este ano dos Thunderbirds à Europa, teria de ser sem sombra de duvidas, um dos locais onde eles se iriam exibir. Depois de muitas pesquisas nos eventos de anos anteriores, por não ser possível optar pela Turquia, Koksijde acabou por ser o Airshow eleito, onde se iria comemorar os 65 anos da Força Aérea Belga. Foi mesmo uma boa escolha porque também se proporcionou fazer fotografia ar-ar, algo que é o topo de quem tem como hobby a fotografia de aviões. Ar-ar com warbirds, jactos antigos, jactos modernos, uma vez mais com F-16 e logo o "Orange Lion" (por compromissos assumidos ainda não é a altura oportuna para partilhar essas fotos). Mas voltando ao Airshow, foi concretizado o objectivo Thunderbirds. E neste post, vou deixar umas fotos das Patarulhas Acrobáticas presentes, como os Saudi Hawks da Arábia Saudita, raros por estas bandas, os ingleses Red Arrows, Patruille de France e ainda os polacos do Team Iskry. Ainda várias demo de F-16 ( belga e holandês ), o Apache, F-18 Suiço, Alphajet e alguns jactos mais antigos como o Hunter, o Fouga e o Meteor. A somar a isto tudo, todas as aeronaves da Força Aérea Belga, onde este ano foi reactivada a celebre patrulha acrobática "Red Devil" onde outrora evoluíam os Fouga Magister, passando depois para o Hunter e onde agora os Siai Marchetti SF.260 de treino mantém vivo o espírito Red Devil nos céus por onde se exibem. O tempo como é habito com a minha presença, foi misto, ouseja, com sol, chuva, nuvens bem negras que até proporcionaram um cenário diferente do normal, isto é, para mim é habitual. Foi sem duvida uma boa escolha este ano ter-me deslocado à Bélgica, onde trouxe vários GB de fotografias, onde figuram das melhores que alguma vez tirei. Fiquem bem, Jorge Ruivo

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Singapura - 65th visitor

De Singapura veio o novo visitante do CannonTwo, fico satisfeito que da outra parte do globo este blog esteja a ser divulgado. Após uma pesquisas eis aqui um pouco de história. Singapura é um país no sudeste da Ásia com cerca de 4 milhões de habitantes. A república é composta pela ilha principal de Singapura e 58 outras ilhas, das quais cerca de metade está ocupada. Jurong, Pulau Tekong, Pulau Ubin e Sentosa são outras das ilhas principais. Geograficamente Singapura está entre os países Tailândia, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas, é separada destes países através do estreito de Johore, o Estreito de Singapura e do Mar da China Meridional. Nas suas origens, e graças à localização privilegiada junto ao estreito de Malaca, foi ocupada sucessivamente por hindus e javaneses, até ficar sob o domínio do Reino de Srivijaya, que, por sua vez, se tornou vassalo do império javanês dos Majapahit. No século XVI a cidade esteve nas mãos do sultão do Johore, e foi nessa época que Singapura caiu numa era de acentuada decadência enquanto a vizinha Malaca enriquecia graças à presença de portugueses e holandeses. Em 1819,a ilha foi reivindicada como porto franco britânico, circunstância que permitiu o seu desenvolvimento, surgiu a mítica figura de Sir Stamford Raffles. Este, agindo em representação da Companhia Inglesa das Índias Orientais, ousou comprar o porto comercial de Singapura ao sultão de Johore, em 1819, e, posteriormente, em 1824, toda a ilha. A partir dessa data Singapura passou a ser a cidade britânica de referência em todo o Sudeste Asiático, o porto mais importante para o comércio inglês na Ásia e a porta de acesso ao Extremo Oriente. Durante a Segunda Guerra Mundial o território foi ocupado pelas tropas japoneses, mas, em 1946, voltou ao domínio britânico. A partir desta data começou a desenvolver-se um sentimento separatista que deu os seus frutos em 1963, quando Singapura proclamou a independência e se integrou na Federação da Malásia. No entanto, só permaneceu um par de anos na Federação, tendo obtido o seu estatuto definitivo como República Independente de Singapura em 1965. Aeronauticamente falando a Força Aérea detém das mais modernas aeronaves como o F-15 e F-16, é composta ainda por F-5, helicópteros entre os quais o Apache, Chinook, aviões de treino Pilatus e de transporte como o C-130 e ainda aviões tanque como o KC-135. Tudo este arsenal em 4 bases no país, bem como algumas unidades em diversas Base americanas e uma em França. Bem isto já está a ficar extenso, fiquem bem. Jorge Ruivo
De Singapura veio o novo visitante do CannonTwo, fico satisfeito que da outra parte do globo este blog esteja a ser divulgado. Após uma pesquisas eis aqui um pouco de história. Singapura é um país no sudeste da Ásia com cerca de 4 milhões de habitantes. A república é composta pela ilha principal de Singapura e 58 outras ilhas, das quais cerca de metade está ocupada. Jurong, Pulau Tekong, Pulau Ubin e Sentosa são outras das ilhas principais. Geograficamente Singapura está entre os países Tailândia, Malásia, Brunei, Indonésia e Filipinas, é separada destes países através do estreito de Johore, o Estreito de Singapura e do Mar da China Meridional. Nas suas origens, e graças à localização privilegiada junto ao estreito de Malaca, foi ocupada sucessivamente por hindus e javaneses, até ficar sob o domínio do Reino de Srivijaya, que, por sua vez, se tornou vassalo do império javanês dos Majapahit. No século XVI a cidade esteve nas mãos do sultão do Johore, e foi nessa época que Singapura caiu numa era de acentuada decadência enquanto a vizinha Malaca enriquecia graças à presença de portugueses e holandeses. Em 1819,a ilha foi reivindicada como porto franco britânico, circunstância que permitiu o seu desenvolvimento, surgiu a mítica figura de Sir Stamford Raffles. Este, agindo em representação da Companhia Inglesa das Índias Orientais, ousou comprar o porto comercial de Singapura ao sultão de Johore, em 1819, e, posteriormente, em 1824, toda a ilha. A partir dessa data Singapura passou a ser a cidade britânica de referência em todo o Sudeste Asiático, o porto mais importante para o comércio inglês na Ásia e a porta de acesso ao Extremo Oriente. Durante a Segunda Guerra Mundial o território foi ocupado pelas tropas japoneses, mas, em 1946, voltou ao domínio britânico. A partir desta data começou a desenvolver-se um sentimento separatista que deu os seus frutos em 1963, quando Singapura proclamou a independência e se integrou na Federação da Malásia. No entanto, só permaneceu um par de anos na Federação, tendo obtido o seu estatuto definitivo como República Independente de Singapura em 1965. Aeronauticamente falando a Força Aérea detém das mais modernas aeronaves como o F-15 e F-16, é composta ainda por F-5, helicópteros entre os quais o Apache, Chinook, aviões de treino Pilatus e de transporte como o C-130 e ainda aviões tanque como o KC-135. Tudo este arsenal em 4 bases no país, bem como algumas unidades em diversas Base americanas e uma em França. Bem isto já está a ficar extenso, fiquem bem. Jorge Ruivo

domingo, 17 de julho de 2011

59º Aniversário - Força Aérea Portuguesa

1 Julho. Mais um aniversário da minha força militar preferida. É que isto de aviões é difícil de explicar, já o referi anteriormente que isto é mesmo uma Religião. Também já o tenho referido que um dos meus objectivos com a fotografia é "mostrar" a nossa Força Aérea através de fotos cada vez de maior qualidade ou talvez essas fotos sejam mesmo como eu vejo a nossa Força Aérea. Não tive a oportunidade de estar em Sintra onde se realizaram as cerimónias oficiais, na Base Aérea nº1, local onde está aberto ao público Museu do Ar que está a melhorar de dia para dia. É de tirar o chapéu. Sem duvida um local a ser visitado com regularidade tal são as novidades constantes bem como um facto que tenho constatado, que começa a ser falado no estrangeiro como pude comprovar este ano. Acabei por ficar perto de casa, na Base Aérea 5 de Monte Real, onde pouco se falou mas foram atingidas as 60.000 horas de voo de F-16. Um marco digno de registo, todos os militares estão de parabéns por serem responsáveis deste feito enorme. Trata-se de uma grande equipa e também uma grande família. O muito obrigado à Força Aérea por uma vez mais nos permitir, no nosso hobby preferido, estarmos tão próximo das aeronaves num dia normal de actividade militar. Um dia em cheio onde pudemos registar fotograficamente a preparação das aeronaves para as missões, as descolagens, as aterragens, visita à Esquadra 301 onde está o troféu do 50º Tigermeet e quando damos por ela, o dia chegou ao fim tão rapidamente. Depois de nos ter sido permitido tudo o que pedimos, só resta mesmo agradecer à FAP e ao staff de Monte Real por nos terem tratado tão bem. Para o ano que vem, 2012, será o 60º aniversário, uma idade digna de ser comemorada em grande, mas atendendo aos actuais restrições orçamentais, vamos esperar para ver se voltamos a ter em Portugal umas comemorações diferentes do habitual.Fiquem bem, Jorge Ruivo.
1 Julho. Mais um aniversário da minha força militar preferida. É que isto de aviões é difícil de explicar, já o referi anteriormente que isto é mesmo uma Religião. Também já o tenho referido que um dos meus objectivos com a fotografia é "mostrar" a nossa Força Aérea através de fotos cada vez de maior qualidade ou talvez essas fotos sejam mesmo como eu vejo a nossa Força Aérea. Não tive a oportunidade de estar em Sintra onde se realizaram as cerimónias oficiais, na Base Aérea nº1, local onde está aberto ao público Museu do Ar que está a melhorar de dia para dia. É de tirar o chapéu. Sem duvida um local a ser visitado com regularidade tal são as novidades constantes bem como um facto que tenho constatado, que começa a ser falado no estrangeiro como pude comprovar este ano. Acabei por ficar perto de casa, na Base Aérea 5 de Monte Real, onde pouco se falou mas foram atingidas as 60.000 horas de voo de F-16. Um marco digno de registo, todos os militares estão de parabéns por serem responsáveis deste feito enorme. Trata-se de uma grande equipa e também uma grande família. O muito obrigado à Força Aérea por uma vez mais nos permitir, no nosso hobby preferido, estarmos tão próximo das aeronaves num dia normal de actividade militar. Um dia em cheio onde pudemos registar fotograficamente a preparação das aeronaves para as missões, as descolagens, as aterragens, visita à Esquadra 301 onde está o troféu do 50º Tigermeet e quando damos por ela, o dia chegou ao fim tão rapidamente. Depois de nos ter sido permitido tudo o que pedimos, só resta mesmo agradecer à FAP e ao staff de Monte Real por nos terem tratado tão bem. Para o ano que vem, 2012, será o 60º aniversário, uma idade digna de ser comemorada em grande, mas atendendo aos actuais restrições orçamentais, vamos esperar para ver se voltamos a ter em Portugal umas comemorações diferentes do habitual.Fiquem bem, Jorge Ruivo.

domingo, 10 de julho de 2011

Eslováquia - 64º

Mais um novo visitante, agora da Eslováquia. A República Eslovaca tornou-se independente em Janeiro de 1993, após a separação da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes. A Eslováquia situa-se no centro da Europa. A capital, Brastilava, é banhada pelo Danúbio, que constitui uma fronteira natural e a zona norte do país é dominada pelos montes Cárpatos. É na região que ficam os Montes Tatras, conhecidos pelas suas estações de esqui e pelo seu pico mais elevado, o Gerlachovsky, com 2655 m. As terras da planície do Danúbio formam uma região fértil, onde é produzido trigo, centeio, batata, beterraba sacarina, fruta, tabaco e vinha. Da Eslováquia é a 1ª Esquadra baseada em Sliac que opera o Mig-29, é membro honorario do Tigermeet. Este ano tive a oportunidade de os poder fotografar durante o Meeting Aerien de Cambrai onde o Mig 29 UB fez uma demonstração a solo e também durante o spotterday do Tigermeet. Aqui fica a minha homenagem aos visitantes da Eslováquia que eu fico satisfeito por me visitarem e também à 1º Esquadra que este ano fotografei pela primeira vez. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Mais um novo visitante, agora da Eslováquia. A República Eslovaca tornou-se independente em Janeiro de 1993, após a separação da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes. A Eslováquia situa-se no centro da Europa. A capital, Brastilava, é banhada pelo Danúbio, que constitui uma fronteira natural e a zona norte do país é dominada pelos montes Cárpatos. É na região que ficam os Montes Tatras, conhecidos pelas suas estações de esqui e pelo seu pico mais elevado, o Gerlachovsky, com 2655 m. As terras da planície do Danúbio formam uma região fértil, onde é produzido trigo, centeio, batata, beterraba sacarina, fruta, tabaco e vinha. Da Eslováquia é a 1ª Esquadra baseada em Sliac que opera o Mig-29, é membro honorario do Tigermeet. Este ano tive a oportunidade de os poder fotografar durante o Meeting Aerien de Cambrai onde o Mig 29 UB fez uma demonstração a solo e também durante o spotterday do Tigermeet. Aqui fica a minha homenagem aos visitantes da Eslováquia que eu fico satisfeito por me visitarem e também à 1º Esquadra que este ano fotografei pela primeira vez. Fiquem bem, Jorge Ruivo

domingo, 3 de julho de 2011

Montijo Spotterday - 22 Junho 2011

Superiormente organizado como é habito, realizou-se mais um spotterday na Base Aérea do Montijo. A Esquadra 751 foi novamente a anfitriã da organização com participação de militares de todas as outras esquadras da BA6. Após o briefing e passarmos pelas guloseimas, seguimos para o local de spot onde fomos brindados com uns low passes de Chipmunk, aeronave com a bonita idade de 60 anos e ainda nos proporciona bons momentos para fotografarmos. Oportunidade ainda para ver evoluir um Aviocar, aeronave que está a findar a sua nobre missão na Força Aérea Portuguesa e
poderá ter sido uma das ultimas. Da parte da tarde que foi o período maior numero de participações, começámos com a chegada de um C-130 que nas manobras de aterragem nos proporcionou fantásticos momentos fotográficos. Tempo ainda para uma passagem baixa de uma
parelha de F-16 liderada pelo Jaguar 06. O C-295, a nova coqueluche da FA também não deixou os créditos por mãos alheias e por fim uma referencia ao EH-101 da Esquadra 751 cujo lema é "Para que outros vivam" e onde pudemos registar as manobras de treino, da Esquadra que em terra ou na água aparecem
dos céus para chegar a quem precisa. O agradecimento à Força Aérea por mais uma vez, nos permitir estarmos tão próximos de um dia normal de trabalho militar para darmos gosto ao nosso hobby preferido, fotografar aeronaves militares. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Superiormente organizado como é habito, realizou-se mais um spotterday na Base Aérea do Montijo. A Esquadra 751 foi novamente a anfitriã da organização com participação de militares de todas as outras esquadras da BA6. Após o briefing e passarmos pelas guloseimas, seguimos para o local de spot onde fomos brindados com uns low passes de Chipmunk, aeronave com a bonita idade de 60 anos e ainda nos proporciona bons momentos para fotografarmos. Oportunidade ainda para ver evoluir um Aviocar, aeronave que está a findar a sua nobre missão na Força Aérea Portuguesa e
poderá ter sido uma das ultimas. Da parte da tarde que foi o período maior numero de participações, começámos com a chegada de um C-130 que nas manobras de aterragem nos proporcionou fantásticos momentos fotográficos. Tempo ainda para uma passagem baixa de uma
parelha de F-16 liderada pelo Jaguar 06. O C-295, a nova coqueluche da FA também não deixou os créditos por mãos alheias e por fim uma referencia ao EH-101 da Esquadra 751 cujo lema é "Para que outros vivam" e onde pudemos registar as manobras de treino, da Esquadra que em terra ou na água aparecem
dos céus para chegar a quem precisa. O agradecimento à Força Aérea por mais uma vez, nos permitir estarmos tão próximos de um dia normal de trabalho militar para darmos gosto ao nosso hobby preferido, fotografar aeronaves militares. Fiquem bem, Jorge Ruivo

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Namíbia - 63º

O mais recente visitante veio da Namibia, um país encaixado entre Angola
e a África do Sul que é conhecido pelos seus belos parques naturais
e por paisagens tão inóspitas. Todos nós temos desde pequenos a imaginação ou mesmo o sonho de ir a Africa observar a vida selvagem dos leões, girafas, elefantes, hipopótamos e das zebras, os animais que na primária apenas os víamos nos livros da escola ou os mais afortunados já tinham visitado o Zoo de Lisboa. Aqui podem tornar realidade esse sonho. Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os navegadores portugueses Diogo Cão em 1485 e Bartolomeu Dias em 1486, mas a região não foi reclamada pela coroa portuguesa. A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 1990. Mas fico satisfeito por haver também por lá entusiastas da aviação espero que gostem do que viram e voltem. Obrigado. Jorge Ruivo
O mais recente visitante veio da Namibia, um país encaixado entre Angola
e a África do Sul que é conhecido pelos seus belos parques naturais
e por paisagens tão inóspitas. Todos nós temos desde pequenos a imaginação ou mesmo o sonho de ir a Africa observar a vida selvagem dos leões, girafas, elefantes, hipopótamos e das zebras, os animais que na primária apenas os víamos nos livros da escola ou os mais afortunados já tinham visitado o Zoo de Lisboa. Aqui podem tornar realidade esse sonho. Os primeiros europeus a desembarcarem e explorarem as suas costas foram os navegadores portugueses Diogo Cão em 1485 e Bartolomeu Dias em 1486, mas a região não foi reclamada pela coroa portuguesa. A Namíbia tornou-se independente da África do Sul em 1990. Mas fico satisfeito por haver também por lá entusiastas da aviação espero que gostem do que viram e voltem. Obrigado. Jorge Ruivo

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tigermeet 2011 - Tiger Tails

Antes de iniciar propriamente mais este tema, a primeira foto ilustra as compras que efectuei em Cambrai, o livro dos 50 anos, um documento imprescindivel a qualquer entusiasta da aviação e finalmente o lenço tigre, algo que eu já andava a trás e ainda não tinha tido oportunidade de o adquirir. Não há duvida que uma das atracções de um Tigermeet são as pinturas tiger que cada Esquadra decora o seu avião, para este magnifico evento. Tratam-se de decorações ou pinturas únicas para o momento, e que dificilmente voltamos o poder observar. Algumas Esquadras mantém as pinturas para o ano seguinte e apresentam 2 aeronaves espectacularmente decoradas, com as cores Tigre. Este ano por ter sido o cinquagésimo Tigermeet, houve um numero acima do normal de pinturas, isto porque todos quiseram marcar presença neste que foi um dos melhores Tigermeets de sempre.
No campo das repetições, talvez por ter sido a vencedora do ano passado da melhor pintura tigre, em Volkel, a 192 Filo da Turquia manteve as duas pinturas nos seus F-16; A Esquadra 321 Alemã, manteve o Tornado digital, o "Lego", e levou outro com uma pintura nova alusiva aos 50 anos; A Bélgica apenas para os spotterdays, um F-16 superiormente decorado, na minha opinião um dos mais bonitos; A nossa Esquadra 301 Jaguares fez-se representar com uma cauda da autoria do Miguel Amaral, que já nos habituou a manter a fasquia bastante elevada, desde já os meus parabéns; A França preparou 3 Mirages 2000 das duas Esquadras, sempre bonitos de fotografar; A Suiça com os seus F-18; A Austria com o Saab 105 laranja; sem esquecer os Grippen da Rep. Checa com 2 Grippen também muito bonitos. Foram estas as Esquadras mais coloridas, as outras limitaram-se a colocar efeitos mais discretos. Espero que as presenças da Grécia e Polónia por serem recentes no ambiente tigre, leve com que nos surpreendam no próximo que será em Portugal. Por agora é tudo, fiquem bem, Jorge Ruivo
Antes de iniciar propriamente mais este tema, a primeira foto ilustra as compras que efectuei em Cambrai, o livro dos 50 anos, um documento imprescindivel a qualquer entusiasta da aviação e finalmente o lenço tigre, algo que eu já andava a trás e ainda não tinha tido oportunidade de o adquirir. Não há duvida que uma das atracções de um Tigermeet são as pinturas tiger que cada Esquadra decora o seu avião, para este magnifico evento. Tratam-se de decorações ou pinturas únicas para o momento, e que dificilmente voltamos o poder observar. Algumas Esquadras mantém as pinturas para o ano seguinte e apresentam 2 aeronaves espectacularmente decoradas, com as cores Tigre. Este ano por ter sido o cinquagésimo Tigermeet, houve um numero acima do normal de pinturas, isto porque todos quiseram marcar presença neste que foi um dos melhores Tigermeets de sempre.
No campo das repetições, talvez por ter sido a vencedora do ano passado da melhor pintura tigre, em Volkel, a 192 Filo da Turquia manteve as duas pinturas nos seus F-16; A Esquadra 321 Alemã, manteve o Tornado digital, o "Lego", e levou outro com uma pintura nova alusiva aos 50 anos; A Bélgica apenas para os spotterdays, um F-16 superiormente decorado, na minha opinião um dos mais bonitos; A nossa Esquadra 301 Jaguares fez-se representar com uma cauda da autoria do Miguel Amaral, que já nos habituou a manter a fasquia bastante elevada, desde já os meus parabéns; A França preparou 3 Mirages 2000 das duas Esquadras, sempre bonitos de fotografar; A Suiça com os seus F-18; A Austria com o Saab 105 laranja; sem esquecer os Grippen da Rep. Checa com 2 Grippen também muito bonitos. Foram estas as Esquadras mais coloridas, as outras limitaram-se a colocar efeitos mais discretos. Espero que as presenças da Grécia e Polónia por serem recentes no ambiente tigre, leve com que nos surpreendam no próximo que será em Portugal. Por agora é tudo, fiquem bem, Jorge Ruivo