terça-feira, 1 de março de 2022

Early Operational Assessment (EOA) - “S2.3” para o F16 MLU

 

Decorreu, no mês de fevereiro, o Early Operational Assessment (EOA), uma campanha de voos de teste do próximo software “S2.3” para o F16 MLU. Sob direção belga, o exercício decorreu simultaneamente na Bélgica, Portugal, Holanda e Dinamarca.

Além da equipa de técnicos e pilotos de teste da BA5, estiveram ainda presentes na BA5 uma equipa de engenheiros americanos da 309th Software Maintenance Group.

Durante uma semana foram executados 42 voos de treino de combate Ar-Ar e ataque Ar-Solo, totalizando 62 horas de voo, sendo mais de metade das quais realizadas em ambiente noturno, contribuindo também para a manutenção das qualificações operacionais dos pilotos das esquadras de voo 201 ‘Falcões’ e 301 ‘Jaguares’.

O “S2.3” vem otimizar capacidades de emprego tático, tanto em missões de luta aérea, como em missões de ataque ao solo, permitindo uma maior flexibilidade de uso dos sensores a bordo por parte do piloto.

Este novo software "S2.3" deverá ter um teste final e implementação ainda este ano, garantindo desta forma uma capacidade operacional mais relevante nos teatros de operações modernos.

Fonte: Base Aérea 5






















































 

Decorreu, no mês de fevereiro, o Early Operational Assessment (EOA), uma campanha de voos de teste do próximo software “S2.3” para o F16 MLU. Sob direção belga, o exercício decorreu simultaneamente na Bélgica, Portugal, Holanda e Dinamarca.

Além da equipa de técnicos e pilotos de teste da BA5, estiveram ainda presentes na BA5 uma equipa de engenheiros americanos da 309th Software Maintenance Group.

Durante uma semana foram executados 42 voos de treino de combate Ar-Ar e ataque Ar-Solo, totalizando 62 horas de voo, sendo mais de metade das quais realizadas em ambiente noturno, contribuindo também para a manutenção das qualificações operacionais dos pilotos das esquadras de voo 201 ‘Falcões’ e 301 ‘Jaguares’.

O “S2.3” vem otimizar capacidades de emprego tático, tanto em missões de luta aérea, como em missões de ataque ao solo, permitindo uma maior flexibilidade de uso dos sensores a bordo por parte do piloto.

Este novo software "S2.3" deverá ter um teste final e implementação ainda este ano, garantindo desta forma uma capacidade operacional mais relevante nos teatros de operações modernos.

Fonte: Base Aérea 5






















































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