quinta-feira, 11 de dezembro de 2025

Força Aérea Portuguesa apoia Áustria na transição para o C-390

A Força Aérea Portuguesa vai assegurar capacidades de transporte aéreo militar à Força Aérea Austríaca durante o período de transição em que a Áustria está a retirar de serviço a sua frota de C-130K Hercules. A decisão surge após o país centro-europeu ter iniciado, a 20 de novembro, o processo de retirada do primeiro de três C-130K, reduzindo temporariamente a sua capacidade de projeção e transporte estratégico. Até à chegada dos novos Embraer C-390 Millennium, cuja entrega está prevista para ocorrer entre 2027 e 2030, a Áustria ficará apenas com duas aeronaves Hercules operacionais. Para evitar uma quebra na sua capacidade logística e garantir o cumprimento de missões internacionais, recorreu à Força Aérea Portuguesa, que irá disponibilizar meios tanto da sua frota modernizada de C-130H como dos modernos KC-390 já ao serviço da Esquadra 506.

A substituição dos C-130K pelo C-390 Millennium representa uma mudança estrutural na mobilidade aérea do país. A encomenda de quatro aeronaves Embraer destina-se a garantir um salto tecnológico significativo, mas o processo de produção, entrega, certificação e plena integração operacional estende-se até 2030. Durante este período, a Áustria verá reduzida a sua capacidade de transporte estratégico, um elemento vital para missões militares, operações internacionais, repatriamentos e respostas humanitárias. É precisamente para evitar esta lacuna que a cooperação com Portugal foi considerada essencial, permitindo ao país manter níveis adequados de prontidão e cumprimento de obrigações internacionais. Esta solução também decorre da proximidade operacional criada pelo facto de ambos os países operarem, ou virem a operar, o C-390, o que facilita a convergência de procedimentos, formação e logística.

O crescente investimento português na modernização das suas capacidades de transporte, reforçado pela aquisição de uma sexta aeronave KC-390 em 2025 e opções para expandir a frota, permitiu à FAP posicionar-se como um parceiro relevante no apoio a aliados europeus. A flexibilidade da frota portuguesa e a interoperabilidade com aeronaves da próxima geração tornam o apoio a missões internacionais mais eficiente, nomeadamente durante processos de transição como o que a Áustria atravessa. Esta cooperação enquadra-se no esforço europeu de otimização de recursos no domínio da defesa, permitindo ao país austríaco assegurar as suas operações sem custos adicionais significativos até à total integração da sua futura frota C-390. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Austrian Defence.

























A Força Aérea Portuguesa vai assegurar capacidades de transporte aéreo militar à Força Aérea Austríaca durante o período de transição em que a Áustria está a retirar de serviço a sua frota de C-130K Hercules. A decisão surge após o país centro-europeu ter iniciado, a 20 de novembro, o processo de retirada do primeiro de três C-130K, reduzindo temporariamente a sua capacidade de projeção e transporte estratégico. Até à chegada dos novos Embraer C-390 Millennium, cuja entrega está prevista para ocorrer entre 2027 e 2030, a Áustria ficará apenas com duas aeronaves Hercules operacionais. Para evitar uma quebra na sua capacidade logística e garantir o cumprimento de missões internacionais, recorreu à Força Aérea Portuguesa, que irá disponibilizar meios tanto da sua frota modernizada de C-130H como dos modernos KC-390 já ao serviço da Esquadra 506.

A substituição dos C-130K pelo C-390 Millennium representa uma mudança estrutural na mobilidade aérea do país. A encomenda de quatro aeronaves Embraer destina-se a garantir um salto tecnológico significativo, mas o processo de produção, entrega, certificação e plena integração operacional estende-se até 2030. Durante este período, a Áustria verá reduzida a sua capacidade de transporte estratégico, um elemento vital para missões militares, operações internacionais, repatriamentos e respostas humanitárias. É precisamente para evitar esta lacuna que a cooperação com Portugal foi considerada essencial, permitindo ao país manter níveis adequados de prontidão e cumprimento de obrigações internacionais. Esta solução também decorre da proximidade operacional criada pelo facto de ambos os países operarem, ou virem a operar, o C-390, o que facilita a convergência de procedimentos, formação e logística.

O crescente investimento português na modernização das suas capacidades de transporte, reforçado pela aquisição de uma sexta aeronave KC-390 em 2025 e opções para expandir a frota, permitiu à FAP posicionar-se como um parceiro relevante no apoio a aliados europeus. A flexibilidade da frota portuguesa e a interoperabilidade com aeronaves da próxima geração tornam o apoio a missões internacionais mais eficiente, nomeadamente durante processos de transição como o que a Áustria atravessa. Esta cooperação enquadra-se no esforço europeu de otimização de recursos no domínio da defesa, permitindo ao país austríaco assegurar as suas operações sem custos adicionais significativos até à total integração da sua futura frota C-390. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte: Austrian Defence.

























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