quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Esquadra 103 Caracóis

Esquadra 103 Caracóis. Historicamente remonta ao ano de 1953, com a entrada em serviço do T-33A Shooting Star a operar a partir da Base Aérea nº2 da Ota, com a missão primária de voo por instrumentos, servia para treinar os pilotos com destino aos caças de então, o F-84G. Em 1957 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº3 Tancos e em 1958 passa a designar-se como Esquadra de Instrução Complementar de pilotagem em Aviões de Combate (EICPAC), mantendo-se ainda nos dias de hoje.


Em 1974 a esquadra depois de passar uma vez mais pela Base da Ota, é transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e em 1977 é designada por Esquadra 103. Em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon, operando então com os dois tipos de aeronave de treino. Em 1987 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, o T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que foram substituídos pelo Alphajet de origem alemã a operar ainda nos dias de hoje.



Durante alguns anos, inesquecíveis por sinal, a Esquadra foi responsável por voltar aos céus uma esquadra acrobática, eram eles os Asas de Portugal durante os anos de 2005 e 2010. Hoje orgulho-me de ter vários amigos que fazem parte deste nobre Esquadra de Instrução Avançada de Pilotagem  e conversão operacional para aviões de combate F-16 estacionados na Base Aérea de Monte Real. A todos os Caracóis o Meu Bem Haja. 
Fotos: Esquadra 103 ( primeira ) e Luis Rosa ( 2 fotos com os 5 Alphajet - simplesmente brutais )



Fiquem bem. Jorge Ruivo



Esquadra 103 Caracóis. Historicamente remonta ao ano de 1953, com a entrada em serviço do T-33A Shooting Star a operar a partir da Base Aérea nº2 da Ota, com a missão primária de voo por instrumentos, servia para treinar os pilotos com destino aos caças de então, o F-84G. Em 1957 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº3 Tancos e em 1958 passa a designar-se como Esquadra de Instrução Complementar de pilotagem em Aviões de Combate (EICPAC), mantendo-se ainda nos dias de hoje.


Em 1974 a esquadra depois de passar uma vez mais pela Base da Ota, é transferida para a Base Aérea nº5 de Monte Real e em 1977 é designada por Esquadra 103. Em 1980 recebe os elegantes T-38 Talon, operando então com os dois tipos de aeronave de treino. Em 1987 a esquadra é transferida para a Base Aérea nº11 de Beja, o T-33 começou progressivamente a ser desactivado em 1988 e o T-38 terminou definitivamente a sua missão em 1993, ano em que foram substituídos pelo Alphajet de origem alemã a operar ainda nos dias de hoje.



Durante alguns anos, inesquecíveis por sinal, a Esquadra foi responsável por voltar aos céus uma esquadra acrobática, eram eles os Asas de Portugal durante os anos de 2005 e 2010. Hoje orgulho-me de ter vários amigos que fazem parte deste nobre Esquadra de Instrução Avançada de Pilotagem  e conversão operacional para aviões de combate F-16 estacionados na Base Aérea de Monte Real. A todos os Caracóis o Meu Bem Haja. 
Fotos: Esquadra 103 ( primeira ) e Luis Rosa ( 2 fotos com os 5 Alphajet - simplesmente brutais )



Fiquem bem. Jorge Ruivo



Sem comentários:

Enviar um comentário