No dia 14 de agosto de 2025, a Força Aérea Portuguesa recebeu oficialmente o terceiro C-130H modernizado, em cerimónia realizada na Base Aérea Nº 6, no Montijo. A entrega marca um marco importante no processo de requalificação da frota da Esquadra 501 “Bisontes”. O HERKY31 (16803) efectuou um voo de nove minutos de Alverca até à Base do Montijo ( adsb exchange ).
Contexto e programa de modernização
No âmbito de um ambicioso programa de atualização de quatro aeronaves C-130H (Hercules), a OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, S.A., procedeu à modernização profunda destas aeronaves na unidade de Alverca. Essa intervenção incluiu modificações estruturais e a atualização completa dos sistemas aviónicos, integrando novos equipamentos, sistemas de navegação e comunicação, conferindo ao cockpit tecnologia de ponta comparável às melhores práticas mundiais.
O programa está inserido no contexto do SESAR – Single European Sky ATM Research, iniciativa europeia que visa modernizar o espaço aéreo, aumentando a segurança, capacidade e eficiência do tráfego aéreo, reduzindo custos e impactos ambientais.
O que mudou tecnicamente no C-130H
A modernização da frota portuguesa de C-130H assenta no
suite Collins Aerospace Flight2 (integrada pela OGMA), que
substitui a cabina analógica por um glass cockpit e atualiza
comunicações, navegação e vigilância para cumprir os requisitos CNS/ATM atuais
na Europa. Em termos práticos, isto traduz-se em:
- Cabina
digital com múltiplos MFDs (displays
multifunção) e instrumentação de motor digital, reorganizando
a apresentação de parâmetros de voo e sistemas, reduzindo carga de
trabalho e melhorando a consciência situacional.
- Novo
sistema de gestão de voo (FMS), piloto-automático modernizado
e espinha dorsal digital (data buses), que permitem
perfis de navegação mais precisos (RNP), integração de sensores e maior
fiabilidade.
- Atualização
CNS: capacidades de ADS-B Out / Mode S, TCAS II (evitamento
de colisões) e TAWS/EGPWS (alerta de terreno), elementos
típicos dos retrofits Flight2 para acesso irrestrito ao espaço aéreo
controlado. Navegação e aproximações de precisão via GNSS
(capacidade para perfis RNAV/LPV quando equipados), alinhadas com o
quadro SESAR que rege a harmonização do espaço aéreo
europeu.
- Comunicações renovadas (VHF/HF/UHF, intercom, e possibilidade de SATCOM quando configurado), assegurando interoperabilidade OTAN e conformidade regulatória.
Em síntese: o Flight2 dá ao Hercules português um cockpit e uma arquitetura de sistemas de geração atual, trazendo ganhos de segurança, interoperabilidade e disponibilidade – exatamente o que a FAP descreve no enquadramento do programa inserido no SESAR.
Estes avanços permitem à Esquadra 501 continuar a cumprir eficazmente a sua missão de executar operações de mobilidade aérea, tanto em contexto militar como de interesse público, nomeadamente Operações de transporte aéreo logístico intra-teatro e inter-teatro; Operações aerotransportadas; Apoio a operações aéreas especiais; Operações de evacuação sanitária; Operações de busca e salvamento.
Relativamente ao andamento do 4.º (e último) C-130H, atendendo ao facto de que o 3.º ter sido entregue a 14 de agosto e considerando a previsão pública de concluir em 2025, é plausível que a entrega do último decorra no 4.º trimestre de 2025


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