quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

O Alouete III fez 65 anos

 

A primeira versão do Alouette III, o protótipo SE-3160, voou pela primeira vez em 28 de Fevereiro de 1959. A sua produção foi iniciada em 1968, mantendo-se até 1968, SE-3160/ SA-316A Alouette III e em 1968 começou a ser produzida a versão SA-316B.

o primeiro Alouette III de série levantou voo em julho de 1961, ano em que são entregues os primeiros exemplares a utilizadores militares. Esta versão passou a designar-se SA-316A a partir de 1968;

A Força Aérea Portuguesa adquiriu os SE-3160 Alouette III (ALIII) a partir de abril de 1963 como complemento aos poucos aparelhos Alouette II já em serviço, para actuarem nas operações militares da Guerra Colonial, a decorrer em Angola, Guiné Portuguesa e Moçambique. O Alouette III tornou-se num dos principais ícones da guerra, ficando famosas as imagens dos Paraquedistas e Comandos a saltar dos aparelhos, enquanto estes pairavam a cerca de 3 metros do solo, durante as operações de heli-assalto.

Portugal teve também uma patrulha acrobática constituída por Alouette III que foram os famosos Rotores de Portugal que nos deliciaram com as suas exibições em diversos eventos e festivais aéreos.


A Força Aérea Portuguesa adquiriu um total de 142 Alouette III, o segundo maior número de um único modelo de aeronave ao serviço de Portugal, logo a seguir ao North-American T-6. Os aparelhos remanescentes foram utilizados na Base Aérea de Beja (BA 11), essencialmente para instrução e como utilitários, até ao início da sua substituição pelos Koala, em 2019.

O último voo ao serviço da FAP foi levado a cabo em 16 de junho de 2020, na BA 11. Este voo, no qual participou o Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho, assinalou o final de 57 anos de serviço do aparelho (18 de junho de 1963 a 16 de junho de 2020) com as cores nacionais, numa cerimónia que marcou oficialmente a retirada de serviço da aeronave. Fiquem bem, Jorge Ruivo

































 

A primeira versão do Alouette III, o protótipo SE-3160, voou pela primeira vez em 28 de Fevereiro de 1959. A sua produção foi iniciada em 1968, mantendo-se até 1968, SE-3160/ SA-316A Alouette III e em 1968 começou a ser produzida a versão SA-316B.

o primeiro Alouette III de série levantou voo em julho de 1961, ano em que são entregues os primeiros exemplares a utilizadores militares. Esta versão passou a designar-se SA-316A a partir de 1968;

A Força Aérea Portuguesa adquiriu os SE-3160 Alouette III (ALIII) a partir de abril de 1963 como complemento aos poucos aparelhos Alouette II já em serviço, para actuarem nas operações militares da Guerra Colonial, a decorrer em Angola, Guiné Portuguesa e Moçambique. O Alouette III tornou-se num dos principais ícones da guerra, ficando famosas as imagens dos Paraquedistas e Comandos a saltar dos aparelhos, enquanto estes pairavam a cerca de 3 metros do solo, durante as operações de heli-assalto.

Portugal teve também uma patrulha acrobática constituída por Alouette III que foram os famosos Rotores de Portugal que nos deliciaram com as suas exibições em diversos eventos e festivais aéreos.


A Força Aérea Portuguesa adquiriu um total de 142 Alouette III, o segundo maior número de um único modelo de aeronave ao serviço de Portugal, logo a seguir ao North-American T-6. Os aparelhos remanescentes foram utilizados na Base Aérea de Beja (BA 11), essencialmente para instrução e como utilitários, até ao início da sua substituição pelos Koala, em 2019.

O último voo ao serviço da FAP foi levado a cabo em 16 de junho de 2020, na BA 11. Este voo, no qual participou o Ministro da Defesa Nacional João Gomes Cravinho, assinalou o final de 57 anos de serviço do aparelho (18 de junho de 1963 a 16 de junho de 2020) com as cores nacionais, numa cerimónia que marcou oficialmente a retirada de serviço da aeronave. Fiquem bem, Jorge Ruivo

































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