Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o
símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 65 anos, a Esquadra 50 tendo como
primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958. Em setembro
desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi
a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada
para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo
piloto, pela primeira vez em Portugal.
Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação
Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte
Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões
operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201,
onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de
60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde
presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a
designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas
de voo.
No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a
Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à
nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra
201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no
âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total
de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas
missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos
para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos.
Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a
plataforma F-16 MLU. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de
referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que
operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude
profissional, competente e dedicada dos seus elementos.
Com o lema "Guerra ou Paz Tanto Nos Faz" e o
símbolo do Falcão Peregrino, nasceu faz hoje 65 anos, a Esquadra 50 tendo como
primeiro comandante o Capitão Moura Pinto, decorria o ano de 1958. Em setembro
desse mesmo ano é feito o primeiro voo de um piloto português no F-86F que foi
a primeira aeronave a equipar a esquadra e nessa altura já tinha sido alterada
para Esquadra 51. Uns dias depois é ultrapassada a barreira do som pelo mesmo
piloto, pela primeira vez em Portugal.
Em 1961 foi desencadeada pela Força Aérea a "Operação
Atlas" que consistiu num destacamento de 8 F-86F da Base Aérea de Monte
Real para a Guiné-Bissau que durou até 1963 cumprindo cerca de 577 missões
operacionais. Em 1978 os Falcões foram renomeados e para "Esquadra 201,
onde continuaram a operar o F-86F até 30 de junho de 1980, somando um total de
60.000 horas. Com a chegada dos A-7P Corsair II em dezembro de 1981, onde
presenciei a chegada dos primeiros 9. Nessa data os Falcões passaram a
designar-se Esquadra 302 e ao longo de 15 anos efetuaram cerca de 30.000 horas
de voo.
No dia 4 de outubro de 1993, com a aquisição dos F-16 A/B a
Força Aérea Portuguesa decide renomear os Falcões como Esquadra 201, voltando à
nomenclatura original relacionada com a missão de Defesa Aérea. Desde então a Esquadra
201 tem integrado missões importantes conjuntamente com os países aliados no
âmbito da NATO, como a operação "Allied Force" onde realizou um total
de 270 missões operacionais no Kosovo, participou no Red Flag de 2000, diversas
missões de Defesa Aérea em eventos de alta visibilidade, efetuou destacamentos
para execução da missão de Policiamento Aéreo da NATO sobre os Países Bálticos.
Desde 26 de Maio de 2011, a Esquadra 201 passou a operar a
plataforma F-16 MLU. Historicamente, os “Falcões” são uma Esquadra de
referência para a Força Aérea Portuguesa e para a Nação, não só pelos meios que
operam, mas também na vanguarda em termos tecnológicos, pela atitude
profissional, competente e dedicada dos seus elementos.
Tenho a honra de ter sido mecanico (MTU) destes aviões F 86, em Monte Real em 1962/63.
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