Decorria o dia 20 de janeiro de 1974 na Base Aérea de
Eduards quando Oestricher fez o que desde então passou a ser chamado de "o
primeiro voo não intencional" com o protótipo do F-16 Fighting Falcon, o
YF-16.
O que estava planeado para 20 de Janeiro era apenas taxiar a
alta velocidade na Base Aérea de Eduards. Oestricher, que dividiria os voos no
programa de testes inicial com o colega piloto do GD Anderson, tinha um teste
para taxiar o YF-16 até 135 nós e depois pará-lo com segurança após verificar
as características da pré-descolagem. O primeiro voo só estaria programado para
2 de Fevereiro.
A partir daqui a história tende a diferir, dependendo de
quem a conta e da versão ouvida. O facto é que o taxiar em alta velocidade implicou
uma série dramática de oscilações de rotação que fez com que o estabilizador
horizontal direito tocasse na pista e foi nesse momento que Oestricher elevou o
avião para evitar a sua destruição.
Assim, o taxiar em alta velocidade tornou-se num primeiro
voo altamente inesperado e o YF-16 juntou-se à lista dos aviões reais que
realmente descolaram. Oestricher tornou-se o Homem do Dia por salvar a melhor
esperança da General Dynamics para o futuro, o primeiro avião de um programa
que traria à empresa um dos mais longos períodos de crescimento na história da
indústria aeroespacial.
E esta é a história do primeiro voo do F-16 que não era para
ser, originado por um taxiar rápido na pista. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Fonte e fotos: Lockheed Martin
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