sábado, 20 de janeiro de 2024

F-16 50 anos - A história do "primeiro voo não intencional"

 

Decorria o dia 20 de janeiro de 1974 na Base Aérea de Eduards quando Oestricher fez o que desde então passou a ser chamado de "o primeiro voo não intencional" com o protótipo do F-16 Fighting Falcon, o YF-16.

O que estava planeado para 20 de Janeiro era apenas taxiar a alta velocidade na Base Aérea de Eduards. Oestricher, que dividiria os voos no programa de testes inicial com o colega piloto do GD Anderson, tinha um teste para taxiar o YF-16 até 135 nós e depois pará-lo com segurança após verificar as características da pré-descolagem. O primeiro voo só estaria programado para 2 de Fevereiro.

A partir daqui a história tende a diferir, dependendo de quem a conta e da versão ouvida. O facto é que o taxiar em alta velocidade implicou uma série dramática de oscilações de rotação que fez com que o estabilizador horizontal direito tocasse na pista e foi nesse momento que Oestricher elevou o avião para evitar a sua destruição.

Assim, o taxiar em alta velocidade tornou-se num primeiro voo altamente inesperado e o YF-16 juntou-se à lista dos aviões reais que realmente descolaram. Oestricher tornou-se o Homem do Dia por salvar a melhor esperança da General Dynamics para o futuro, o primeiro avião de um programa que traria à empresa um dos mais longos períodos de crescimento na história da indústria aeroespacial.

E esta é a história do primeiro voo do F-16 que não era para ser, originado por um taxiar rápido na pista. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte e fotos: Lockheed Martin


























 

Decorria o dia 20 de janeiro de 1974 na Base Aérea de Eduards quando Oestricher fez o que desde então passou a ser chamado de "o primeiro voo não intencional" com o protótipo do F-16 Fighting Falcon, o YF-16.

O que estava planeado para 20 de Janeiro era apenas taxiar a alta velocidade na Base Aérea de Eduards. Oestricher, que dividiria os voos no programa de testes inicial com o colega piloto do GD Anderson, tinha um teste para taxiar o YF-16 até 135 nós e depois pará-lo com segurança após verificar as características da pré-descolagem. O primeiro voo só estaria programado para 2 de Fevereiro.

A partir daqui a história tende a diferir, dependendo de quem a conta e da versão ouvida. O facto é que o taxiar em alta velocidade implicou uma série dramática de oscilações de rotação que fez com que o estabilizador horizontal direito tocasse na pista e foi nesse momento que Oestricher elevou o avião para evitar a sua destruição.

Assim, o taxiar em alta velocidade tornou-se num primeiro voo altamente inesperado e o YF-16 juntou-se à lista dos aviões reais que realmente descolaram. Oestricher tornou-se o Homem do Dia por salvar a melhor esperança da General Dynamics para o futuro, o primeiro avião de um programa que traria à empresa um dos mais longos períodos de crescimento na história da indústria aeroespacial.

E esta é a história do primeiro voo do F-16 que não era para ser, originado por um taxiar rápido na pista. Fiquem bem, Jorge Ruivo

Fonte e fotos: Lockheed Martin


























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