Depois de mais de cinco décadas, a linha de produção do
Boeing 747 terminou. O último modelo registrado com o número de série do fabricante
(MSN) 67150 e registo N863GT saiu da fábrica da empresa em Everett e será
entregue à transportadora de carga Atlas Air para entrar em serviço no início de
2023.
O primeiro voo de teste da “Rainha dos Céus” foi em 9 de
fevereiro de 1969, e sua entrada em serviço comercial foi através da Companhia Pan
Am em 22 de janeiro de 1970 sendo a primeira rota de longa distância do Boeing
747 foi um voo entre Nova York ( JFK) e Londres – Heathrow (LHR).
No final da década de 1980, a Boeing construiu a variante de
maior sucesso do programa, o 747-400, onde mais de 600 unidades foram
construídas nas versões de passageiros, carga e combi. Com o 747-400, as
companhias aéreas começaram a expandir suas operações sem escalas entre a
Ásia-Pacífico e a América do Norte, dando início a uma das primeiras eras de
voos mais longos do mundo.
A última variante da “Rainha dos Céus” foi o 747-8, que foi
construído para aproveitar os novos motores e a tecnologia mais moderna desenvolvida
para o programa 787 Dreamliner, que iniciou em 2004. A empresa esperava vender
cerca de 300 unidades entre passageiros e versões de carga, mas apenas 153
foram vendidos, sendo o modelo de carga o mais popular.
Entre as maiores operadoras de Boeing 747 da história estão
Japan Airlines, United Airlines, Lufthansa, British Airways, Qantas, Singapore
Airlines, Pan Am, Northwest Airlines e Air France.
Fonte e Fotos: Boeing
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