Desenhado para suceder ao
Tiger Moth, o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto no dia 22
de maio de 1946. Embora o desigh tenha sido desenvolvido pela De Havilland
Aircraft of Canadá Ltd, o seu principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk.
O protótipo tinha um motor de 108 Kw ( 145 hp ) De Havilland Gipsy Major 1C.
Foto Paulo Antunes (c)
Em Portugal, com o
objectivo de modernizar a instrução de voo a aeronáutica militar substitui os
velhos Tiger Moth por 10 Chipmunks que vieram para Portugal em 1951 e em 1952
com o nascimento da FAP, os Chipmunk fazem a transição para a Força Aérea
Portuguesa. Também em 1952 as OGMA começam sob licença a construção de 66
unidades em que a ultima saiu da linha de montagem em 13 de Fevereiro de 1961.
Em 1956 os Chipmunk são
transferidos para São Jacinto para a Esquadra de Pilotagem onde mantém a missão
até 1989, no entanto entre estas datas alguns foram colocados em diversas Base
Aéreas em Portugal para em 1989 serem transferidos para a BA1 Sintra onde foram
desactivados entrando ao serviço os actuais Epsilon. Alguns foram cedidos a
vários Aeroclubes e 7 foram entregues à Academia da Força Aérea com o objectivo
de rebocar planadores e estes 7 foram recentemente remotorizados com motores
Lycoming de 180 cv com 4 cilindros horizontais arrefecidos a ar.
Os Chipmunks mais
conhecidos em Portugal são o CS-AZX do Museu Aéro Fénix, pertence ao Cmdt J.
Munkelt Gonçalves e o G-CHPI que pertence ao Cmdt José Costa. Ambas as
aeronaves são presença em festivais aéreos onde nos deliciam com as suas
capacidades de performance e demonstração aérea. Tive o privilégio de por mais
do que uma vez efectuar uns voos nestas máquinas fantásticas por Santarém e que
eu com este contributo pretendo também aqui homenagear e agradecer. Muito mais haveria
para dizer sobre o Chipmunk, mas vou ficar por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo.
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