A Esquadra 506 "Rinocerontes" foi criada em 20 de maio de 2023, através do Despacho N.º 39/2023 do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA).
Sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, a Esquadra 506 opera o avião KC-390 e tem como missões operações de Transporte Aéreo, Reabastecimento Aéreo e Combate a Incêndios.
A origem da Esquadra remonta à Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019, de 11 de julho, que autorizou a despesa com a aquisição de aeronaves KC-390 e simulador de voo, dando forma mais tarde à criação da Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, através do Despacho n.º 11861/2019, de 26 de novembro, do Ministro da Defesa Nacional. A MAF assegurou a execução de todos os contractos associados e, concomitantemente, conduziu as necessárias ações ligadas à edificação desta nova capacidade na Força Aérea, designadamente a Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade.
A Esquadra 506 Rinocerontes foi ativada em 20 de maio, recordando a chegada a território português do primeiro rinoceronte-indiano, em 1515, como uma oferta do Vice-Rei da Índia ao Rei D. Manuel I.
Desde o início de suas operações na Força Aérea, em 19 de
outubro, o KC-390 Millenium já participou em momentos marcantes na história
recente da Esquadra. Entre outras destaca-se o transporte dos dois helicópteros
UH-60 Blackhawk, missões de projeção e sustentação do destacamento do Enhanced
Air Policing na Lituânia, apoio ao P-3 no Canadá e Nodshldtz na Alemanha, e o
retorno do destacamento da Esquadra 601 desde o golfo da Guiné. Além disso, o
KC-390 também realizou o primeiro transporte aeromédico, de grande importância,
ao transportar um bebé com apenas quatro dias de vida.
"Só pode o que impossível parecia" é o lema dos
Rinocerontes, recuperado da Estância 29 do Canto VIII da obra "Os
Lusíadas".
Fonte: FAP
Sem comentários:
Enviar um comentário