É sempre com tristeza que recebemos a noticia de que uma aeronave deixa de estar operacional numa força aérea. Aconteceu agora com os Mirage F1M da Ala 14 estacionados em Albacete, uma esquadra que pertence à associação Tigermeet, onde os vi por diversas vezes, a e
squadra 142. Apenas vou referir que desde 1975 cerca de 45 F1C, 22 F1E e 6 F1B estes ultimo bilugar, estiveram operacionais Ala 14 baseada em Albacete.
Não me vou iniciar sequer nos pormenores técnicos nem capacidades da aeronave mas sim referir apenas a minha experiência onde os vi em diversos eventos militares. Acho que a primeira vez que estive perto de um pássaro destes foi no festival aéreo do Montijo, lá por 1994, não deu para grandes fotos porque o ca
lor era tanto que quem assistia ao festival aéreo estava debaixo das asas, que era dos poucos locais com sombra. A sério a sério foi em 2004 no meu primeiro Tigermeet fora de portas, que decorreu em Schleswig na Alemanha o meu ultimo evento da era analógica, pena que essa decisão não tenha sido tomada um mesito antes e tinha umas fotos de melhor qualidade e com o factor rolo ser substituído por cartão de memória.
Depois seguiram-se os anos de 2006, 2009 e 2011 onde pude captar excelentes momentos aeronáuticos
desta elegante aeronave de origem francesa, pena que comecem a ser uma raridade como consequência da sua idade e dos cortes orçamentais que acabam por estar sujeitos. 2013 vai ser um ano fértil em voos finais de grandes aviões com enorme tradição aéronautica, lembro apenas que F4 Phantom alemão também vai dar por terminada a sua missão junto da Força Aérea Alemã. Meus caros amigos comecem a direccionarem as vossa cameras para as relíquias do passado, para os War Birds que por essa Europa fora grupo mais "afortunados" os mantém em optimas condições de voo para nós, entusiastas da aviação, continuarmos a manter a nossa paixão por estas máquinas voadoras. A diversidade de jactos actuais está a diminuir em larga escala motivado pelos cortes que todos os países têm de efectuar nas suas despesas e acho que o nosso gostinho por máquinas antigas vai aumentar na proporção inversa. Deixo-vos com algumas fotos deste, como já disse, elegante Mirage que é uma pena deixar de ver voar, mas ainda é possivel em França pelo menos até 2014 depois então temos de nos virar para países fora da Europa como Marrocos, Líbia, Gabão e Irão,,,. Aqui fica o meu contributo ao Mirage F1M da Ala 14. Fiquem bem, Jorge Ruivo
É sempre com tristeza que recebemos a noticia de que uma aeronave deixa de estar operacional numa força aérea. Aconteceu agora com os Mirage F1M da Ala 14 estacionados em Albacete, uma esquadra que pertence à associação Tigermeet, onde os vi por diversas vezes, a e
squadra 142. Apenas vou referir que desde 1975 cerca de 45 F1C, 22 F1E e 6 F1B estes ultimo bilugar, estiveram operacionais Ala 14 baseada em Albacete.
Não me vou iniciar sequer nos pormenores técnicos nem capacidades da aeronave mas sim referir apenas a minha experiência onde os vi em diversos eventos militares. Acho que a primeira vez que estive perto de um pássaro destes foi no festival aéreo do Montijo, lá por 1994, não deu para grandes fotos porque o ca
lor era tanto que quem assistia ao festival aéreo estava debaixo das asas, que era dos poucos locais com sombra. A sério a sério foi em 2004 no meu primeiro Tigermeet fora de portas, que decorreu em Schleswig na Alemanha o meu ultimo evento da era analógica, pena que essa decisão não tenha sido tomada um mesito antes e tinha umas fotos de melhor qualidade e com o factor rolo ser substituído por cartão de memória.
Depois seguiram-se os anos de 2006, 2009 e 2011 onde pude captar excelentes momentos aeronáuticos
desta elegante aeronave de origem francesa, pena que comecem a ser uma raridade como consequência da sua idade e dos cortes orçamentais que acabam por estar sujeitos. 2013 vai ser um ano fértil em voos finais de grandes aviões com enorme tradição aéronautica, lembro apenas que F4 Phantom alemão também vai dar por terminada a sua missão junto da Força Aérea Alemã. Meus caros amigos comecem a direccionarem as vossa cameras para as relíquias do passado, para os War Birds que por essa Europa fora grupo mais "afortunados" os mantém em optimas condições de voo para nós, entusiastas da aviação, continuarmos a manter a nossa paixão por estas máquinas voadoras. A diversidade de jactos actuais está a diminuir em larga escala motivado pelos cortes que todos os países têm de efectuar nas suas despesas e acho que o nosso gostinho por máquinas antigas vai aumentar na proporção inversa. Deixo-vos com algumas fotos deste, como já disse, elegante Mirage que é uma pena deixar de ver voar, mas ainda é possivel em França pelo menos até 2014 depois então temos de nos virar para países fora da Europa como Marrocos, Líbia, Gabão e Irão,,,. Aqui fica o meu contributo ao Mirage F1M da Ala 14. Fiquem bem, Jorge Ruivo
Sem comentários:
Enviar um comentário