domingo, 20 de dezembro de 2009

Spotter - 30 Anos

O final do ano de 2009 caminha a passos largos para o seu fim e hoje vou falar-vos do meu inicio, à 30 anos atrás em 1979. Os tempos eram outros, eu ia de bicicleta até Monte Real, normalmente ás quartas-feiras, por não haver aulas de tarde. Nessa altura, de vez em quando e com alguma sorte o meu pai deixava-me levar o maquinão dele, uma Agfa com rolos a preto e branco que era só disparar, nada de focagens, não era preciso. Vou vos contar uma, a nossa irresponsabilidade. Durante a hora de almoço, enquanto aguardava-mos pelas missões da tarde e depois de morfarmos as sandochas e os sumos (nada de minis), íamos jogar á apanhada de bicicleta para a pista 19. Como é que pode? primeiro porque éramos loucos e segundo porque não havia arame farpado ou rede para não nos deixar entrar, como existe hoje. Bem isto aconteceu diversas veses e nunca ouve qualquer problema. A malta tinha uns 13/14 anos, putos rufias, mas já com gosto pela aviação, e a curiosidade é que ainda mantenho esses amigos, refiro-me aqueles que eram os precistentes, ou os habituais, é que no grupo ia sempre mais 1 ou dois, mas já não voltavam a ir, pudera tinham de pedalar tanto. Mais histórias engraçadas? Desde termos de desviar rapidamente a fazer corta mato pelo pinhal para não apanharmos a policia, ribanceira abaixo, brutais trambolhões, mas nessa altura éramos feitos de borracha, nada nos parava, até irmos de manhã no Inverno, as mãos ficavam tão geladas que as tínhamos de colocar "entre pernas", sim aí mesmo onde estão a pensar (bem lembrado Paulo, no teu comentário do primeiro post). Ah! pormenor importante... a minha bicicleta era vermelha, não sei porquê. Bem mas voltamos ao que interessa, fotos, essa a preto e branco, claro e para referir que os aviões operacionais em Monte Real eram os T-33 da esquadra 103 Caracóis e os F-86F e T-38 da esquadra 201 Falcões. Ah ia-me esquecendo, ainda guardo religiosamente essa máquina fotográfica como podem ver na última foto. E por fim e relativo á reportagem fotográfica, as fotos foram tiras no topo norte, pista em uso a 19 e como não havia vedação, eu ia de moita em moita e a aproximar-me cada vez mais, a prova disso é a ultima foto como podem ver o risco branco da extremidade da pista... aí sim, fui apanhado. O piloto transmitiu via rádio, eu tirei a foto, fugi para o pinhal, escondi a máquina, voltei ao local e o jipe da PA a chegar... "Ei míudos, não podem estar aqui!!! "ok, não sabíamos, como não tinha rede... pensávamos... não podemos passar daqui?? ok está bem." eh eh eh ( mas a foto já cá cantava ). A terminar não podia deixar de referir o orgulho que tenho pelo facto de no ultimo mês do ano, em que faço 30 deste meu hobby, ter a capa e o poster central da revista militar da Força Aérea, MAIS ALTO, para mim é terminar o ano com chave de ouro. Fiquem bem. Jorge Ruivo
O final do ano de 2009 caminha a passos largos para o seu fim e hoje vou falar-vos do meu inicio, à 30 anos atrás em 1979. Os tempos eram outros, eu ia de bicicleta até Monte Real, normalmente ás quartas-feiras, por não haver aulas de tarde. Nessa altura, de vez em quando e com alguma sorte o meu pai deixava-me levar o maquinão dele, uma Agfa com rolos a preto e branco que era só disparar, nada de focagens, não era preciso. Vou vos contar uma, a nossa irresponsabilidade. Durante a hora de almoço, enquanto aguardava-mos pelas missões da tarde e depois de morfarmos as sandochas e os sumos (nada de minis), íamos jogar á apanhada de bicicleta para a pista 19. Como é que pode? primeiro porque éramos loucos e segundo porque não havia arame farpado ou rede para não nos deixar entrar, como existe hoje. Bem isto aconteceu diversas veses e nunca ouve qualquer problema. A malta tinha uns 13/14 anos, putos rufias, mas já com gosto pela aviação, e a curiosidade é que ainda mantenho esses amigos, refiro-me aqueles que eram os precistentes, ou os habituais, é que no grupo ia sempre mais 1 ou dois, mas já não voltavam a ir, pudera tinham de pedalar tanto. Mais histórias engraçadas? Desde termos de desviar rapidamente a fazer corta mato pelo pinhal para não apanharmos a policia, ribanceira abaixo, brutais trambolhões, mas nessa altura éramos feitos de borracha, nada nos parava, até irmos de manhã no Inverno, as mãos ficavam tão geladas que as tínhamos de colocar "entre pernas", sim aí mesmo onde estão a pensar (bem lembrado Paulo, no teu comentário do primeiro post). Ah! pormenor importante... a minha bicicleta era vermelha, não sei porquê. Bem mas voltamos ao que interessa, fotos, essa a preto e branco, claro e para referir que os aviões operacionais em Monte Real eram os T-33 da esquadra 103 Caracóis e os F-86F e T-38 da esquadra 201 Falcões. Ah ia-me esquecendo, ainda guardo religiosamente essa máquina fotográfica como podem ver na última foto. E por fim e relativo á reportagem fotográfica, as fotos foram tiras no topo norte, pista em uso a 19 e como não havia vedação, eu ia de moita em moita e a aproximar-me cada vez mais, a prova disso é a ultima foto como podem ver o risco branco da extremidade da pista... aí sim, fui apanhado. O piloto transmitiu via rádio, eu tirei a foto, fugi para o pinhal, escondi a máquina, voltei ao local e o jipe da PA a chegar... "Ei míudos, não podem estar aqui!!! "ok, não sabíamos, como não tinha rede... pensávamos... não podemos passar daqui?? ok está bem." eh eh eh ( mas a foto já cá cantava ). A terminar não podia deixar de referir o orgulho que tenho pelo facto de no ultimo mês do ano, em que faço 30 deste meu hobby, ter a capa e o poster central da revista militar da Força Aérea, MAIS ALTO, para mim é terminar o ano com chave de ouro. Fiquem bem. Jorge Ruivo

5 comentários:

  1. pois é...muitos anos,muitas fotos,muitas historias.e é com bastanto agrado que acabo de receber em casa a revista Mais Alto,e assim que olhei para a capa...pensei:Só pode ser foto do Jorge Antao Ruivo!a excelencia de sempre.30 anos de spotting.os meus Parabens pelos 30 e por uma vez mais estares em destaque,pela positiva.continua!!um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelos 30 anos!
    Gosto sempre de ler histórias de aventuras de "meninos de borracha". E com aviação à mistura, ui! Que pérola!
    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  3. Caro Amigo!

    Parabéns pela tua carreira Spotter, claramente o "guru" da arte em Portugal! 30 anos dedicados aos aviões, entre "perigos e guerras" esforçado!
    Há paixões mais fugazes que o tempo dilui na sua espuma. A paixão pelos aviões, forte, sobrevive. É quase como (tu) seres do Benfica!
    Parabéns, também pela capa da "Mais Alto"!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. 30 anos de história com mais uma bela prenda eheh. Parabéns ;)

    ResponderEliminar
  5. 30 Anos??? Mas... começaste com 5? Épa! Eu não te dava mais que 30 e poucos...
    Já sei! Tu tens é pouco uso... (eheheh)
    Por isso pareces tão novo!
    Abraço.

    ResponderEliminar