As aeronaves cumpriram várias escalas na travessia desde o Brasil — incluindo Recife e Fernando de Noronha — e passaram por Cabo Verde antes de chegarem às Ilhas Canárias. Estão atualmente no Aeroporto de Gran Canaria (Las Palmas) e realizarão a etapa final até à Base Aérea / instalações da OGMA em Alverca, onde será iniciada a integração operacional e adaptação dos sistemas segundo os padrões OTAN.
Durante a travessia transatlântica, os Super Tucano são acompanhados por um P‑3C CUP Orion da FAP, matrícula 14807, que presta apoio logístico e de navegação durante o voo.
Trata-se de um voo ferry civil da Embraer, uma vez que as aeronaves ainda não foram formalmente entregues à FAP. Para esta última etapa, o acompanhamento aéreo pode variar conforme coordenações com o controlo aéreo e autoridades aeroportuárias.
A versão A‑29N, concebida especificamente para cumprir os requisitos da NATO, está equipada com sistemas de comunicação criptografados, aviônicos de última geração e capacidade para empregar armamento de precisão.
A chegada destas aeronaves marca um passo importante na modernização da frota da FAP, reforçando a capacidade de treino avançado e ataque leve com aeronaves adaptadas aos padrões internacionais e às exigências operacionais da NATO.
O meu agradecimento ao António Rodriguez pela cedência da foto com os dois A-29N estacionados no Aeroporto da Gran Canaria. Fiquem bem Jorge Ruivo

Celebrating !
ResponderEliminar