sexta-feira, 2 de maio de 2025

Fini Flight do Comandante Steven "Vrieske" De Vries

 


O capitão piloto Steven "Vrieske" De Vries, último piloto da F-16 Belgian Demo Team, completou o seu último voo no F-16, no passado dia 24 de Abril.

O Comandante Piloto Steven "Vrieske" De Vries é uma figura emblemática da Força Aérea Belga, tendo alcançado um feito notável ao ultrapassar as 5.000 horas de voo no caça F-16, um marco que o torna o primeiro piloto europeu e o sexto no mundo a atingir tal número exclusivamente neste tipo de aeronave.


A sua carreira teve início em 1990, e após completar o curso de conversão operacional para o F-16 em 1994, iniciou a sua trajetória operacional no esquadrão 23 "Devil" em 1995. Com a dissolução deste esquadrão em 2002, "Vrieske" integrou o 31º esquadrão "Tiger", onde continuou a acumular experiência e horas de voo.


Ao longo da sua carreira, participou em diversas missões operacionais e de treino, incluindo destacamentos no estrangeiro em teatros como a Bósnia, Kosovo, Afeganistão e Líbia.


Atingiu o marco das 5.000 horas de voo no dia 5 de março de 2021, durante uma missão de treino sobre as Ardenas, a partir da base aérea de Kleine-Brogel. Nesta ocasião especial, foi acompanhado por três outros pilotos experientes, totalizando juntos mais de 16.000 horas de voo em F-16.


Em reconhecimento à sua vasta experiência e dedicação, "Vrieske" foi nomeado piloto de demonstração da Força Aérea Belga para as temporadas de 2022 a 2024. Durante este período, destacou-se em eventos internacionais, recebendo prémios como o "Bill Hartree Trophy" pelo espetáculo aéreo mais cativante em Cosford e o prémio de melhor pintura no RIAT 2022 em Fairford. Esteve presente no Beja Air Show de 2022, onde pudemos apreciar as suas capacidades no seu F-16 com uma demonstração fantástica.


A trajetória de Steven "Vrieske" De Vries é um testemunho de dedicação, perícia e paixão pela aviação militar, servindo de inspiração para futuras gerações de pilotos. Vrieske tem 35 anos de carreira na Força Aérea. Destes, ele voou 31 anos no F-16, com 5.489 horas de voo e permanecerá ativo como oficial de ligação para exercícios no exterior até o final do ano.

As fotos são quase todas tiradas durante o Beja Air Show 2022 e as duas em baixo são do ultimo voo com os créditos @Kleine-Brogel AB






































Sem comentários:

Enviar um comentário