Foi no ano passado, no dia 17 de Outubro que o Vought A-7 Corsair II deixou de voar, numa cerimonia ocorrida em Araxos na Grécia. A Força Aérea Grega através da sua Esquadra 336 punha assim fim a uma longa história do A-7 Corsair pelos céus de todo o mundo.
De origem americana o A-7 Corsair operou na USAF e na USNavy bem como nas Forças Aéreas da Grécia, Portugal e Tailândia. A Força Aérea Grega, adquiriu os primeiros A-7 Corsiar em 1975 num total de 60 A-7H e 5 TA-7H, mas veio mais tarde a reforçar o seu inventário com mais 50 A-7E e 18 TA-7C, estes últimos directamente da U.S.Navy. A Esquadra 336 iniciou a conversão para o A-7E em 1993, em substituição do F-104G, e manteve-se operacional até Outubro de 2014.
O "SLUF" foi bastante conhecido pela sua actuação no Vietname, teve como ultima Esquadra operacional a 336 Olympus que decorou um dos seus A-7E todo de preto com o desenho do Monte Olimpo na cauda e é deste avião que vou partilhar umas fotos da Força Aérea Grega e uma da minha autoria quando da sua visita à Base Aérea 5 de Monte Real, durante as comemorações do seu 50 aniversário.
Tive oportunidade de o voltar a fotografar em 2014 durante o Royal International Air Tatoo ( RIAT ), sabendo eu, que seria a ultima vez que iria ver um A-7 Corsair voar, fazendo-me recordar os tempos que operavam aqui bem perto de mim, em Monte Real, sendo raro o dia em não ouvia ou não via um Corsair em missão com as cores da Força Aérea Portuguesa.
Fiquem bem. Jorge Ruivo
Sem comentários:
Enviar um comentário