A-10 Thunderbolt II. O avão é feio, lento e velho, construído a partir de um enorme canhão e mais conhecido por Warthog, vai voltar a entrar em acção. Com mais de 30 anos, teve um papel fundamental e decisivo nos combates ar-terra, fortemente blindado e com grande capacidade de transporte de armamento, torna.-se numa arma terrivelmente eficaz.
De acordo com fontes americanas, e quando pensávamos que o iríamos deixar de ver, pelo menos pelos lados da Europa onde passou muitos anos na Base Aérea de Spangdahlem na Alemanha, chegando mesmo a temer-se o pior, o seu abate, eis que o Warthog está de volta para a luta conta o I S I S, estado islâmico no Iraque e na Síria.
Um número não revelado desses Warthogs foi mobilizado para o Médio Oriente com o objectivo de fornecer cobertura aérea às tropas que combatem o ISIS, algo útil num lugar como o Iraque. Ainda recentemente tivemos oportunidade de os ver evoluir nos céus de Portugal, quando estiveram presentes no Real Thaw 2013.Fiquem bem. Jorge Ruivo
Sem comentários:
Enviar um comentário