sábado, 28 de setembro de 2024

KC-390 Millennium de regresso com cidadãos portugueses retirados do Líbano

 

Um grupo de 44 cidadãos portugueses que foram retirados do Líbano vai chegar este sábado ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa. Inicialmente composto por 24 que estavam já previstos na sexta-feira e posteriormente mais 20 que entretanto solicitaram a sua retirada.

Os portugueses saíram num avião da Força Aérea rumo a Portugal, que fez escala em Nicósia no Chipre, prevê-se que cheguem ao aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, entre as 21:00 e as 22:00.

Na quarta-feira, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, já tinha avançado que o Governo português tinha mecanismos prontos para retirar portugueses que quisessem sair do Líbano.

"Nós temos estado em contacto, desde há muito tempo, com todos os portugueses que estão identificados e, portanto, (…) temos mecanismos que estão prontos para poder fazer o apoio que é necessário para a sua retirada", garantiu o primeiro-ministro.

Israel e Hezbollah estão envolvidos num intenso fogo cruzado diário desde 07 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas em solo israelita que desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza, levando a que dezenas de milhares de pessoas tenham abandonado as suas casas em ambos os lados da fronteira israelo-libanesa.

Com o call sign “AFP13” o KC-390 Millenium pertencente à Esquadra 506 Rinocerontes está de regresso a Portugal. Mais uma vez "Só pode o que impossível parecia". Grandes Rinocerontes.


Fontes: SIC noticias e ADSB 
























sábado, 21 de setembro de 2024

Beja vai receber o Nato Tiger Meet 2025

 


O próximo NATO Tiger Meet vai decorrer entre 21 de setembro e 3 de outubro de 2025, na Base Aérea N.º 11, em Beja, onde diversas esquadras de voo de países membros da NATO e parceiros irão participar no exercício anual NATO Tiger Meet.

 

O Nato Tiger Meet é um dos exercícios mais importantes e prestigiante realizado na Europa, representa uma oportunidade única para os participantes testarem técnicas, táticas e procedimentos em cenários contestados, exigindo soluções em múltiplos domínios.

De acordo com informação da Força Aérea, “o exercício irá sincronizar diversos meios aéreos, navais, terrestres, cyber & space assim como elementos de quinta geração, fomentando uma elevada dinâmica de interoperabilidade”.

 

O NATO Tiger Meet foi criado pela NATO Tiger Association, em 1961. Em 2025 Portugal recebe este exercício pela quinta vez, sob organização, planeamento e execução da Força Aérea Portuguesa onde a Esquadra 301 Jaguares será a anfitriã.

Fonte: FAP; Foto: Frame do trailer





















domingo, 15 de setembro de 2024

Esquadra 501 Bisontes faz hoje 47 anos

 


Hoje é dia de aniversário dos Bisontes. A Esquadra 501 que opera o C-130H Hércules a partir da Base Aérea 6 do Montijo, celebra hoje 47 anos de actividade operacional.

O transporte aéreo militar teve o seu início com o exercício Himba, realizado em 1959, que previa uma ponte aérea para as províncias ultramarinas. Com a crescente instabilidade em África e com os resultados do exercício anterior, surgiu a necessidade de remodelação dos transportes aéreos. Fruto dessa situação, surgiram dois agrupamentos: um a voar Skymaster e Dakota no AB1, Portela, e outro a voar DC6 no Montijo. Foi, posteriormente, com a saída do serviço efetivo do DC6 e com a transferência da aeronave Boeing 707 que se evidenciou a necessidade de se adquirir outra aeronave. Em resultado, foi criada a esquadra 501, dando-se início à operação com o Hércules C-130H.


Fruto das suas valências, a esquadra está qualificada para executar missões nos mais diversificados, complexos e delicados cenários de empenhamento, independentemente da permissividade do teatro de operações. Casos disso temos: Angola, Moçambique, S. Tomé, Cabo Verde, Timor, Golfo Pérsico, Afeganistão, Ruanda e Balcãs, entre outros. Parabéns Bisontes


































sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Força Aérea realiza o MORSA SATER 2024

 


Decorreu de 10 a 12 de Setembro o exercício MORSA SATER 2024 na Base Aérea nº8, onde a Força Aérea pôs em prática os meios de emergência em resposta a missões de Busca e Salvamento Aéreo (SAR), em ambiente terrestre. Trata-se de um exercício simulando a queda de uma aeronave para testar a resposta a uma situação real.

O cenário decorre quando uma aeronave com 13 pessoas a bordo reporta problemas técnicos e desaparece pouco depois nos radares. A Força Aérea activa de imediato um meio de busca, um C-295M que detecta a aeronave que se despenhou e de seguida são mobilizados meios aéreos e terrestres para a busca e salvamento dos sobreviventes.

Foram depois empenhados um NH-90 espanhol, um EH-101 Merlin e um AW-119 Koala, portugueses, para resgatar as vitimas do acidente.

Uma pedreira no concelho de Santa Comba Dão serviu para testar as capacidades logísticas e operacionais na resposta a uma situação envolvendo o acidente com uma aeronave. A Protecção Civil, o Inem, a GNR e os bombeiros, participaram também neste exercício.

Este foi o cenário que serviu de base para o MORSA SATER 2024 que é um exercício que se realiza desde 2001, duas vezes por ano, como resultado de um acordo de cooperação entre Portugal e Espanha para Operações de Busca e Salvamento Aéreo, onde são treinados procedimentos em ambiente marítimo e/ou terrestre, alternando a organização entre os dois países. O objetivo principal passa por aperfeiçoar a resposta a cenários de missões de Busca e Salvamento Aéreo, treinando a coordenação e interoperabilidade entre diferentes organizações dos dois países participantes, nas diferentes fases de planeamento, execução e apoio.

Fotos: FAP