quinta-feira, 4 de julho de 2024

Força Aérea intercepta 15 aeronaves nos Bálticos em 3 meses

 

A Força Aérea completou três meses na missão de policiamento aéreo nos Países Bálticos, enhanced Air Policing (eAP) 2024. Durante este período, o destacamento português, composto por quatro F-16AM e um contingente de 95 militares, destacou-se pela interceção de mais de 15 aeronaves, através de vários alertas “Alpha Scramble”, missões reais de defesa aérea.

 

A interceção destas aeronaves é um elemento crucial da missão, que visa garantir a defesa e segurança do espaço aéreo dos Países Bálticos, nomeadamente a Estónia, Letónia e Lituânia. A base das operações do destacamento português é a Base Aérea de Siauliai, na Lituânia.

 

Desde o início da missão NATO Baltic Air Policing, há 20 anos, e com a inclusão do enhanced Air Policing, 17 nações têm contribuído para a segurança do espaço aéreo na região. Esta é a sétima participação da Força Aérea Portuguesa, que já acumula mais de 2 mil horas de policiamento aéreo nos céus dos Bálticos. A interceção de mais de 15 aeronaves nos últimos três meses e missões como esta sublinham o compromisso e a eficácia de Portugal no âmbito da Aliança.

Fonte: FAP


















segunda-feira, 1 de julho de 2024

FORÇA AÉREA PORTUGUESA comemora 72 anos

 

A Força Aérea Portuguesa comemora hoje dia 1 de Julho 72 anos de operação. A Força Aérea escolheu Portimão para comemorar a sua história. Criada em 1 de julho de 1952, celebra anualmente o aniversário em locais distintos, sobretudo naqueles em que a sua presença física não é permanente, permitindo assim chegar a todos os cidadãos. Neste contexto, este ano rumou até Portimão, onde está com uma série de eventos desde 29 de junho atá 7 de julho.


Estão previstas diversas  actividades para dar a conhecer  a Força Aérea à população, tais como: exposição de capacidades, actividades lúdicas; concursos; experiências; exibições aéreas; concertos e uma cerimónia militar.

Cerimónia de hastear e arriar da Bandeira Nacional, da Bandeira do Município e da Força Aérea; Exposição dedicada aos 30 anos de operação do F-16M;-  Exposição estática de aeronaves da Força Aérea; Exposição da Força Aérea com simuladores e ações de divulgação; atividades relacionadas com a vivência militar; demonstrações várias; Concertos populares pela Banda de Música da Força Aérea; Missa Oficial; Cerimónia Militar; Jornadas de Psicologia; Atividades lúdicas e desportivas na Praia da Rocha; Corrida no Autódromo de Portimão; Exibições de meios aéreos da Força Aérea na Praia da Rocha; Batismos de Voo;

O ano 72 fica marcado pela operacionalização do KC-390 Millenium e do UH-60 Blackhawk. 

Fonte: FAP