sábado, 29 de junho de 2024

KC-390 Millenium ativado para combate aos incêndios no Brasil

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi activada para proceder ao combate aos incêndios na região do Pantanal. Pela primeira vez, uma aeronave KC-390 Millennium, operada pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), está a actuar numa missão real de combate aos incêndios.O KC-390 encontra-se em Corumbá (MS) para atuar na missão de combate a incêndio em voo nas queimadas.

A aeronave multimissão da Força Aérea Brasileira tem capacidade para realizar uma operação segura e equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System), que fornece ao KC-390 Millennium a funcionalidade necessária para realizar a missão de combate a incêndio em voo.

Esta capacidade o KC-390 Millenium tem, com o uso do MAFFS2, pode lançar até 12.000 litros de água com alta precisão, mesmo sob condições desafiadoras de baixa altitude, baixa velocidade e altas temperaturas.

O MAFFS pode ser rapidamente instalado ou removido do compartimento de carga da aeronave a partir de seu próprio trailer. O sistema requer apenas energia elétrica da aeronave para funcionamento. Trata-se de um elemento altamente vantajoso em operações de combate a incêndios, visto que possui a capacidade de carregar grande volume de água e retardantes de chamas, além de poder ser rapidamente instalado em qualquer aeronave compatível, devido à sua característica de modularidade.

Fonte e fotos: Força Aérea Brasileira
























quarta-feira, 26 de junho de 2024

Entregue o segundo KC-390 Millennium a Portugal

 

A Embraer entregou hoje na sua sede em Gavião Peixoto,  a segunda aeronave multimissão KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP) que  conta com equipamentos de acordo com o padrão da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já integrados à aeronave e em conformidade com os requisitos estabelecidos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN) de Portugal.

“A segunda entrega do KC-390 Millennium para a Força Aérea Portuguesa é mais um passo importante no processo de internacionalização da nossa aeronave, que está aumentando seu reconhecimento no mercado, particularmente entre as nações da OTAN. A Força Aérea Portuguesa é um parceiro de longo prazo da Embraer que nos tem apoiado estrategicamente desde o início do programa. Continuaremos trabalhando em conjunto para avançarmos em nossa parceria nos próximos anos”, referiu Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

“Com a entrega desta segunda aeronave, vamos acelerar a integração desta capacidade diferenciada na Força Aérea Portuguesa, possibilitando o desenvolvimento de missões operacionais e a preparação de mais tripulantes e técnicos de manutenção para o futuro que se aproxima. Já alcançamos resultados com a primeira unidade, e veremos os KC-390 portugueses voando por todo o mundo com a chegada da segunda aeronave, que seguirá comprovando sua capacidade, versatilidade e disponibilidade, além de proporcionar valor agregado de missão para Portugal, seus parceiros e para suas alianças”, referiu o General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa.

Desde a entrada em operação na Força Aérea Brasileira, em 2019, a FAP encomendou cinco KC-390, incluindo um pacote abrangente de serviços e suporte e um simulador de voo. A primeira aeronave entrou em serviço em outubro de 2023 na Base Aérea de Beja.

O KC-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 13.000 horas de voo, com disponibilidade operacional em torno de 80% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando excepcional produtividade na categoria.

O C-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas não pavimentadas, em superfícies como terra compactada e cascalho.

Fonte e Fotos: Embraer





















sábado, 15 de junho de 2024

Nato Tiger Meet 2025 regressa a Portugal

 


De acordo com o site natotigers.org a Esquadra 301 Jaguares será a próxima anfitriã do Nato Tiger Meet em 2025 e que deverá realizar-se em Beja.

Significa que vamos voltar a ter um dos maiores eventos militares da Nato e países aliados em solo nacional. Vamos aguardar pelas confirmações oficiais

Fonte: Nato Tigers











sexta-feira, 14 de junho de 2024

A Esquadra 752 Fénix celebra o primeiro aniversário desde que foi reactivada

 


Reactivada em 14 de Junho de 2023, pelo Despacho 38/2023 do CEMFA, renascia a Esquadra 752, rebatizada com o cognome “Fénix”. Esta decisão surgiu com a necessidade de garantir a utilização de todos os recursos ao seu dispor para o cumprimento da missão atribuída, designadamente os compromissos internacionais assumidos pelo Estado relativos aos serviços de Busca e Salvamento e o apoio às missões de interesse público, nomeadamente na assistência às populações na Região Autónoma dos Açores.

A Esquadra opera o EH-101 Merlin em conjunto com a Esquadra 751 Pumas e de acordo com informação da Esquadra 752, nestes 365 dias de actividade foram efectuadas 500 horas de vôo operacionais; 188 horas de vôo de treino;  31 horas de vôo de manutenção; 29 vítimas resgatadas; 264 doentes transportados no Arquipélago dos Açores. Em resumo foram 719 horas de vôo e 293 vidas salvas!

A todos os Fénix votos de parabéns e que continuem a fazer jus ao vosso lema “Para que outros vivam”