quarta-feira, 22 de maio de 2024

Feliz Aniversário Chipmunk - 78 anos a voar

 


Desenhado para suceder ao Tiger Moth, o Chipmunk voou pela primeira vez em Downsview, Toronto no dia 22 de maio de 1946. Embora o desigh tenha sido desenvolvido pela De Havilland Aircraft of Canadá Ltd, o seu principal designer foi um polaco, Wsiewolod Jakimiuk. O protótipo tinha um motor de 108 Kw (145 hp) De Havilland Gipsy Major 1C.

Em Portugal, com o objectivo de modernizar a instrução de voo a aeronáutica militar substitui os velhos Tiger Moth por 10 Chipmunks que vieram para Portugal em 1951 e em 1952 com o nascimento da FAP, os Chipmunk fazem a transição para a Força Aérea Portuguesa. Também em 1952 as OGMA começam sob licença a construção de 66 unidades em que a última saiu da linha de montagem em 13 de fevereiro de 1961.

Em 1956 os Chipmunk são transferidos para São Jacinto para a Esquadra de Pilotagem onde mantém a missão até 1989, no entanto entre estas datas alguns foram colocados em diversas Base Aéreas em Portugal para em 1989 serem transferidos para a BA1 Sintra onde foram desactivados entrando ao serviço os actuais Epsilon. Alguns foram cedidos a vários Aeroclubes e 7 foram entregues à Academia da Força Aérea com o objectivo de rebocar planadores e estes 7 foram recentemente remotorizados com motores Lycoming de 180 cv com 4 cilindros horizontais arrefecidos a ar.

Os Chipmunks mais conhecidos em Portugal são o CS-AZX, antigamente pertencente ao Cmdt J. Munkelt Gonçalves e o D-EECC ( ex-G-CHPI ) que pertence ao Cmdt José Costa. Ambas as aeronaves são presença em festivais aéreos onde nos deliciam com as suas capacidades de performance e demonstração aérea. Tive o privilégio por mais do que uma vez efetuar uns voos nestas máquinas fantásticas por Santarém e eu com este contributo pretendo também aqui os homenagear e agradecer. Muito mais haveria para dizer sobre o Chipmunk, mas vou ficar por aqui. Fiquem bem. Jorge Ruivo.





















segunda-feira, 20 de maio de 2024

Os Rinocerontes celebram o seu primeiro aniversário


A Esquadra 506 "Rinocerontes" foi criada em 20 de maio de 2023, através do Despacho N.º 39/2023 do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA). 

Sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, a Esquadra 506 opera o avião KC-390 e tem como missões operações de Transporte Aéreo, Reabastecimento Aéreo e Combate a Incêndios. 

A origem da Esquadra remonta à Resolução do Conselho de Ministros n.º 120/2019, de 11 de julho, que autorizou a despesa com a aquisição de aeronaves KC-390 e simulador de voo, dando forma mais tarde à criação da Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, através do Despacho n.º 11861/2019, de 26 de novembro, do Ministro da Defesa Nacional. A MAF assegurou a execução de todos os contractos associados e, concomitantemente, conduziu as necessárias ações ligadas à edificação desta nova capacidade na Força Aérea, designadamente a Doutrina, Organização, Treino, Material, Liderança, Pessoal, Infraestruturas e Interoperabilidade. 

A Esquadra 506 Rinocerontes foi ativada em 20 de maio, recordando a chegada a território português do primeiro rinoceronte-indiano, em 1515, como uma oferta do Vice-Rei da Índia ao Rei D. Manuel I. 

Desde o início de suas operações na Força Aérea, em 19 de outubro, o KC-390 Millenium já participou em momentos marcantes na história recente da Esquadra. Entre outras destaca-se o transporte dos dois helicópteros UH-60 Blackhawk, missões de projeção e sustentação do destacamento do Enhanced Air Policing na Lituânia, apoio ao P-3 no Canadá e Nodshldtz na Alemanha, e o retorno do destacamento da Esquadra 601 desde o golfo da Guiné. Além disso, o KC-390 também realizou o primeiro transporte aeromédico, de grande importância, ao transportar um bebé com apenas quatro dias de vida.

"Só pode o que impossível parecia" é o lema dos Rinocerontes, recuperado da Estância 29 do Canto VIII da obra "Os Lusíadas".

Fonte: FAP
























sábado, 18 de maio de 2024

F-16 Viper Demo Team com uma pintura alusiva aos 50 anos do F-16

 

O F-16 Viper Demonstration Team da Força Aérea dos EUA mostrou o novo esquema de pintura relativo ao 50º aniversário do F-16 em homenagem à aeronave original na Base Aérea de Edwards, Califórnia.

O novo esquema de pintura vermelho, branco e azul era a pintura original que foi usada pelo protótipo YF-16 que voou pela primeira vez em 1974. A equipe trabalhou ao lado da 412º Test Wing para concluir o esquema de pintura em menos de 8 semanas, uma tarefa que normalmente levaria aproximadamente três meses.

O protótipo YF-16 voou acidentalmente pela primeira vez em 20 de janeiro de 1974, após um acidente mecânico durante um teste de táxi em alta velocidade. Phil Oestricher, o piloto de testes do YF-16, decidiu decolar e voar por seis minutos para evitar a queda do jato. O voo inaugural oficial de 90 minutos foi realizado em 2 de fevereiro de 1974.

Em 2024, o F-16 Viper Demonstration Team representará o Comando de Combate Aéreo e a Força Aérea em 25 festivais aéreos em quatro países, comemorando assim o 50º aniversário do F-16 Fighting Falcon.

Fonte e fotos: USAF















A Esquadra 101 Roncos comemorou 110 anos

 

A 14 de maio de 1914 foi criada a Escola Aeronáutica Militar e foi nesta Escola que a 2 de novembro de 1916, tendo como Chefe de Pilotos o Comandante Sacadura Cabral, que se iniciou o primeiro curso de pilotagem ministrado em Portugal. Dos dezasseis alunos que o iniciaram, foram brevetados treze, a 10 de maio de 1917.

A Esquadra 101 é a esquadra de Instrução Elementar e Básica da Força Aérea Portuguesa e como tal é a fiel depositária das tradições e conhecimentos herdados de todas as esquadras que, ao longo dos tempos e em diversos aviões, cumpriram esta nobre missão.

Reunindo toda a experiência adquirida desde 1914, a Esquadra 101 materializa a sua presente designação em 1978, fruto de uma reorganização na Força Aérea Portuguesa. Herda, na altura, os meios humanos e materiais da Esquadra 21 - Esquadra de Instrução Elementar de Pilotagem – sedeada na Base Aérea N.º 2, e equipada com aeronaves Chipmunk.

Inicia uma nova etapa em 1989, com a aquisição de 18 aeronaves de fabrico francês, o Epsilon TB-30, tendo, na mesma data, sido transferida para a Base Aérea N.º 1. Mantém-se por Sintra até 1993, altura em que é relocalizada na Base Aérea N.º 11. Regressa, novamente, em 2009, à Casa Mãe da Instrução em Portugal, a Base Aérea N.º 1, no entanto voltou a regressar a Beja no dia 1 de Julho de 2020, local onde continua a honrar o seu lema – “…Ensinando os Princípios da Arte.”.

Fonte: FAP












































sexta-feira, 3 de maio de 2024

Os Rinocerontes atingiram as 506 horas de Voo.

 

A Esquadra 506 Rinocerontes atingiu as 506 horas de voo com a Cruz de Cristo. Foi no decorrer de um transporte médico aéreo entre o Arquipélago dos Açores e o Continente que o registo das 506 horas de voo foi atingido, que ocorreu no passado dia 29 Abril. 

Desde a entrada em operação na Força Aérea, em 19 de outubro, o KC-390 participou já em alguns momentos marcantes na história recente da Instituição, como o transporte dos dois helicópteros UH-60 Blackhawk; missões de projeção e sustentação do destacamento do Enhanced Air Policing, na Lituânia; apoio ao P-3 no Canadá e Nodshldtz, na Alemanha; retração do destacamento da Esquadra 601 desde o golfo da Guiné; até ao primeiro transporte aeromédico repleto de significado ao transportar um bebé com apenas quatro dias de vida.

Votos de muito mais horas fazendo jus ao vosso lema “Só Pode O Que Impossível Parecia”.

Fonte: FAP