domingo, 31 de dezembro de 2017
Um óptimo 2018 // Happy New Year
Votos de um excelente 2018 para todos e o ano que está quase a iniciar-se, seja muito melhor do que este que termina e venha encher-nos a todos de coisas boas.
sábado, 30 de dezembro de 2017
"Elefantes" fazem transporte de órgãos
A Esquadra 502 -
"Elefantes" realizou, ontem dia 29 de Dezembro, um transporte urgente
de órgãos para transplante, em Portugal Continental.
Uma aeronave C-295
descolou do Aeródromo de Transito N.º1 (AT1), em Figo Maduro, pelas 17h20, onde
regressou pelas 00h50 do dia seguinte. A missão teve a duração de 7 horas e 30
minutos.
“Sobre as Asas Ínclitas
da Fama”
Fonte: EMFA
A Força Aérea 24 horas por dia especialmente em missões de carácter humanitário e Cannon Two aproveita para desejar a todos os militares um óptimo 2018.
quinta-feira, 30 de novembro de 2017
Pinturas Especiais - CT-155 Hawk - Canadá
Um dos CT-155 Hawk da Esquadra 419 da Real Força Aérea do Canadá, foi decorado com um esquema de pintura camuflado nas comemorações do 75º aniversário da Unidade.
Esta pintura castanha e verde foi seleccionada para homenagear as origens da Esquadra 419 como uma esquadra de bombardeiros da Segunda Guerra Mundial como o Vickers Wellington, Handley Page Halifax e o Avro Lancaster.
Desactivada em 1945 após a rendição do Japão, a Esquadra foi reactivada em 1954 tendo posteriormente sido por diversas vezes desactivada, chegou a operar o CF-5 Freedom Fighter e actualmente opera o CT-155 Hawk onde tem um papel fundamental no programa da NATO Flying Training. Fonte: Canadian Hawk
domingo, 17 de setembro de 2017
Últimos 3 F-16 para a Roménia
15128 ( 1607 )
15128, 15130 e 15139 que vão dar lugar aos futuros 1607, 1609 e 1612 que em breve vão descolar em direcção à Roménia para iniciarem a sua nova vida operacional, juntos dos outros 9 que estão na Base Aérea de Borcea.
15130 ( 1609 )
Todo este trabalho de preparação de pessoas e adaptação dos F-16 às necessidades da Roménia, feito pelos militares portugueses estará terminado, pelo menos esta primeira fase das 12 unidades vendidas à Roménia.
15139 ( 1612 )
Relembro que o 15139 ( 1612 ) chegou a Monte Real em 21 de Julho de 2004 vindo directo das OGMA e aterrou na que seria a sua futura base por 13 anos e onde formou dezenas de pilotos para a Força Aérea Portuguesa. Fiquem bem, Jorge Ruivo
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
Esquadra 501 Bisontes - 40 anos
Hoje é dia de aniversário dos Bisontes. Esquadra 501 que opera o C-130 Hércules a partir da Base Aérea 6 do Montijo, celebra hoje 40 anos de actividade operacional.
Acabadinhos de chegar de uma importante missão que foi o repatriamento de 71 portugueses que necessitaram de ajuda em terras por onde devastou o furação "Irma", um grande feito e logo em fia de festa.
Gostaria também de partilhar aqui a mensagem que os Bisontes deixaram na sua página do Facebook:
"Há 40 anos, neste
mesmo dia, nascia a Esq.501. São 40 anos de missões, mais de 77000 HV voadas
nos mais diversificados cenários. Parabéns a todos os que direta ou
indirectamente contribuíram e continuem para a nossa missão, estar prontos
para, "Onde Necessário, Quando Necessário" fazermos o que melhor
sabemos fazer, cumprir a missão que nos é atribuída!!"
Parabéns Bisontes.
Fonte: Esquadra 501
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
Monte Real - Dia de Base Aberta
Realizou-se hoje dia 10 de Setembro mais uma jornada de portas abertas ao publico na Base Aérea 5 de Monte Real, este evento fez parte das comemorações de mais um aniversário da Força Aérea Portuguesa, o seu 65º.
Desde cedo que o transito estava complicado para os lados da Serra de Porto do Urso motivado pela grande afluência de publico para entra e presenciar um dia normal de trabalho dos militares da Base Aérea de Monte Real.
Um programa recheado das mais diversas actividade onde a Força Aérea Portuguesa pode uma vez mais criar um evento com o objectivo de se efectuar a aproximação da população que vive nas imediações da Base ( e não só ) com os militares que diariamente nela trabalham.
Como não podia deixar de ser, os aviões, eram o grande atractivo do evento cujo programa continha 2 vagas de missões, originando uma grande actividade aérea incluindo os tão esperados baptismos de voo no C-295.
Com alguns dos aviões envolvidos a iniciarem a sua missão bem perto do publico, para se poder observar todas as fases desde que são iniciados os motores até à sua descolagem, desde logo o barulho aumento sendo por isso sinonimo de actividade aérea.
Hoje foi mais um dia bem passado, na companhia de bons amigos e mais uma vez a Força Aérea Portuguesa está de parabéns por tão boa organização. Fiquem bem. Jorge Ruivo
Um programa recheado das mais diversas actividade onde a Força Aérea Portuguesa pode uma vez mais criar um evento com o objectivo de se efectuar a aproximação da população que vive nas imediações da Base ( e não só ) com os militares que diariamente nela trabalham.
Como não podia deixar de ser, os aviões, eram o grande atractivo do evento cujo programa continha 2 vagas de missões, originando uma grande actividade aérea incluindo os tão esperados baptismos de voo no C-295.
Com alguns dos aviões envolvidos a iniciarem a sua missão bem perto do publico, para se poder observar todas as fases desde que são iniciados os motores até à sua descolagem, desde logo o barulho aumento sendo por isso sinonimo de actividade aérea.
Hoje foi mais um dia bem passado, na companhia de bons amigos e mais uma vez a Força Aérea Portuguesa está de parabéns por tão boa organização. Fiquem bem. Jorge Ruivo
domingo, 27 de agosto de 2017
Hawker Sea Fury FB-11
O Hawker Sea Fury era um avião de combate britânico projectado e fabricado pela Hawker. O Fury foi um sucessor dos caças bem sucedidos Hawker Typhoon e Tempest que operaram durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi o último caça a hélice a servir na Royal Navy e também um dos mais rápidos mono-motores a pistão jamais construídos. Desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial o Sea Fury entrou em serviço dois após a guerra ter terminado no entanto veio a ser utilizado durante a Guerra da Coreia no inicio dos anos 50.
História do F-AZXJ: Construido em 1949, originalmente como Sea Fury FB-11 iniciou a sua missão operacional com a Fleet Air Army (TF-987), em 1958 foi devolvido à Hawker Siddley Aircraft LTD transformado em T-20 (bilugar) e entregue ao Iraque no ano seguinte.
Tornou-se num dos famosos "Fury of Bagdad", recuperado do Iraque em 1979 foi enviado para os Estados Unidos onde foi restaurado novamente como Sea Fury FB-11.
Foi adquirido por Christophe Jacquard em 2010, está equipado com "Smokewinders" na ponta das asas e ainda esta ano esteve em Duxford no famoso Flying Legends.
Fonte: Flying Legends
Fiquem bem. Jorge Ruivo
domingo, 20 de agosto de 2017
3 Super Puma chegam a Portugal para ajudar no combate aos incendios
Após Portugal ter accionado o Mecanismo Europeu de protecção Civil para o apoio no combate aos incêndios florestais na passada semana, a Suiça respondeu com o envio de 3 helicópteros Super Puma.
Os Super Puma têm a capacidade para missões de resgate, emergência médica, transporte e vigilância, para além da de combate a incêndios florestais. Uma boa ajuda que nos chega da Suiça.
Um agradecimento especial ao Paulo Soares pela disponibilização das fotos.
segunda-feira, 3 de julho de 2017
KC-390 no 65º aniversário da Força Aérea Portuguesa
Hoje em Castelo Branco, onde a Força Aérea Portuguesa comemorou os seus 65 anos com um evento aeronáutico, umas das atracções foi o KC-390 da Embraer.
Muito se tem falado da substituição dos já cansados C-130 Hércules, no entanto o Primeiro Ministro já efectuou um voo no KC-390 no Brasil e Portugal poderá adquirir 5 com opção de mais uma.
Mas hoje em Castelo Branco, o KC-390 efectuou uma demonstração de performance, iniciando com uma escolta de 2 F-16 AM, seguindo-se então diversas manobras onde evidenciaram as suas capacidades de avião pesado.
Esta visita ocorreu após a apresentação do KC-390 no salão aeronáutico de Pais, o Le Bourget. Este foi um dos motivos principais para a deslocação a Castelo Branco que valeu bem a pena. Fiquem bem. Jorge Ruivo
quarta-feira, 28 de junho de 2017
"Portugal " o A-330-300 que carrega a nova pintura TAP
O novo A-330-300 da TAP
chama-se “Portugal”, tem uma pintura retro, ou seja, carrega as cores antigas e
a emblemática antiga identidade da companhia, que foi utilizada pela primeira
vez num avião Lockheed Super Constellation, que entrou ao serviço na TAP em Julho
de 1955.
O A-330-300 “Portugal”
efectuou uma passagem baixa no Aeroporto de Lisboa e no Aeroporto do Porto,
precisamente nos dois aeroportos do País onde este avião de longo curso vai
operar. Por questões operacionais, que se prendem com a posterior operação
regular do avião, não foi possível estender estas passagens a outros pontos do
País.
Com saída de Lisboa prevista
para as 09h00, passagem pelo Aeroporto Sá Carneiro às 10h00 e chegada a
Lisboa às 12h00. O voo sobrevoou a Foz, Cascais e a Ponte 25 de Abril.
No entanto o voo teve de
se realizar um pouco mais cedo que o previsto, devido a restrições do espaço
aéreo. A TAP pediu desculpa a todos os que pretendiam ver o “Portugal” em voo e
não o puderam fazer devido a esta antecipação imprevista.
O avião “Portugal” vai
agora realizar os voos normais da TAP e poderão em breve ter a oportunidade de
o ver em aproximação ou a levantar voo de um aeroporto. O CannonTwo não queria deixar este momento sem o evidenciar perante a comunidade aeronáutica e damos os parabéns à TAP por esta iniciativa fantástica. Magnifica ideia, parabéns TAP.
Fotos e Fonte : TAP Portugalsexta-feira, 16 de junho de 2017
Tactical Weapons Meet 2017 - Florennes
Está a decorrer na base aérea de Florennes, na Bélgica, mais um Tactical Weapons Meet que reúne aeronaves de vários países da NATO.
As aeronaves participantes neste exercicio, para além dos F-16 Belgas em grande quantidade, estão 3 Eurofighter da Força Aérea Italiana e mais 3 da Força Aérea Espanhola.
Estão 3 F-4 Phantom da Força Aérea da Grécia.
Participam ainda 3 Mig-29 Fulcrum da Força Aérea da Polonia, 3 Hawks do Reino Unido bem como um DA-20 norueguês da guerra electrónica.
O exercício está a decorrer desde o dia 5 de Junho e irá terminar hoje dia 16. Ontem dia 15 houve um spotterday onde os entusiastas da aviação puderam fotografar de perto um dia de trabalho arduo e estar perto de vários aviões quer do exercício quer também os que foram convidados apenas para o spotterday.
Um agradecimento especial ao meu amigo Stefaan Ellebaut pela autorização das fotos dado que à última da hora não pude fazer a viagem para este evento. O meu especial agradecimento.
Website: Stefaan Ellebaut
Fiquem bem. Jorge Ruivo. Many thanks Stefaan
quinta-feira, 15 de junho de 2017
Mig 21 Romeno cai durante o Thracian Eagle 2017
Um caça MiG-21 da Força Aérea Romena caiu no passado dia 12 em Constanta. O incidente ocorreu durante as manobras conjuntas que decorrem no exercício Thracian Eagle 2017 com a Força Aérea da Bulgária.
Após mais de uma hora de voo e durante a fase de aterragem o piloto reportou falhas graves ao nível do motor. O piloto ejectou-se com sucesso e o Mig-21 caiu numa zona desabitada.
O Mig-21 de origem russo, começou a ser fabricado nos anos 50 e a Romenia começou a operar em 1962 e modernizou cerca de 110 aeronaves entre 2003 e 2002. A aeronave envolvida foi a 5788 e é sempre com uma enorme tristeza quando recebemos uma noticia como esta. Fiquem bem Jorge Ruivo
Creditos nas fotos. Fonte: Sofia Globe
Após mais de uma hora de voo e durante a fase de aterragem o piloto reportou falhas graves ao nível do motor. O piloto ejectou-se com sucesso e o Mig-21 caiu numa zona desabitada.
O Mig-21 de origem russo, começou a ser fabricado nos anos 50 e a Romenia começou a operar em 1962 e modernizou cerca de 110 aeronaves entre 2003 e 2002. A aeronave envolvida foi a 5788 e é sempre com uma enorme tristeza quando recebemos uma noticia como esta. Fiquem bem Jorge Ruivo
Creditos nas fotos. Fonte: Sofia Globe
quarta-feira, 7 de junho de 2017
Nato Tigarmeet 2017 - Fliegerstafell 11
A Esquadra 11 que está estacionada em Meiringen, na Suiça, pertence à Associação Tigre desde 1981 e opera o F-18C/D Hornet desde 1999.
Este ano para o Tigermeet, a Esquadra mantém a pintura tigre que apresentou o ano passado em Zaragoza, não deixa de ser bonita, mas não é novidade. Fiquem bem, Jorge Ruivo.